A estação conhecida por suas temperaturas amenas e desabrochar das flores começou dia 22 de setembro, no Brasil. A moda vai se transformando a partir das estações do ano, e já é possível observar as tendências que vão permanecer durante a primavera, mas como se vestir bem e com consciência ambiental?
As tendências apontam a direção para aquilo que deve ser consumido, e tendem a estimular uma busca por mais produtos em um período de tempo reduzido, afetando a qualidade e diminuindo o tempo de vida útil das peças, criando uma mentalidade de consumo compulsiva. Formada em moda pela Universidade Estadual de Londrina, a especialista em comunicação digital, Júlia Barbosa, diz que para conseguir consumir de forma responsável é preciso conhecer o próprio estilo. Ela explica: “Algumas tendências combinam muito com a nossa identidade, com o visual que gostamos de ter. (…) Porém, quando é algo que foge completamente do nosso estilo é melhor ter cautela. Porque provavelmente será uma peça que ficará abandonada no armário assim que a onda passar”.
Pensando nisso, confira 5 tendências que prometem fazer sucesso, e veja quais passam pelo filtro do seu estilo pessoal:
- JEANS
A proposta do “denim on denim”, ou seja, o look inteiro em jeans, resgata o conceito vintage e voltou para a moda nessa estação.
- BARBIECORE E TONS DE ROSA
A estética do Barbiecore, introduzida pela grife Valentino, conquistou a geração Z. Seja o pink, o pastel ou o fúcsia, os tons de rosa apareceram de várias formas e prometem permanecer na temporada primavera-verão 2022.
- CROCHÊ
O crochê se mantém e fica cada vez mais forte nesta primavera. Esse estilo de técnica pode ser usado em conjuntos, bolsas e chapéus, com muita cor e personalidade.
- PLUMAS
Para tornar o guarda roupa mais criativo, as plumas também voltam nessa temporada. Podem ser usadas em looks noturnos, para torná-los mais elegantes.
- CUT-OUT
Aparecendo não só nas passarelas, mas também no street style, os recortes e peças fluídas permanecem na primavera 2022. Podem ser encaixados em qualquer peça de roupa para deixar a estética mais divertida e chamativa.
Em entrevista exclusiva para a Her Campus, Claudia Castanheira, fundadora da plataforma Brechós pelo Mundo e pesquisadora socioambiental, disse acreditar que algumas tendências dessa primavera permanecerão por mais tempo, como o uso de jeans com jeans. Essa proposta, por engajar o Upcycling (reinventar as peças de roupa, em vez de jogá-las fora) na moda e envolver outras questões de reuso do material, vai se manter por mais tempo. Por outro lado, o Barbiecore e os tons de rosa tendem a cair, por serem uma tendência de cor. Ela explica: “As estações e tendências levam muito em consideração as cores, o rosa em geral subiu, mas pode ser que na próxima já caia e venha outra cor”.
Claudia reiterou que aderir à moda atual requer criticidade ambiental e social, para evitar o consumo desnecessário, e que comprar uma peça apenas por estar em alta não é o ideal. É melhor nos conhecermos e termos nosso próprio estilo, para que possamos adaptar as tendências de moda dentro dele.
—————-
O texto acima foi editado por Anna Goudard.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais.