Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture

5 restaurantes criados por imigrantes para você conhecer em São Paulo 

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Quando se fala na capital mais diversa do Brasil, São Paulo, não há dúvidas de que se você quer conhecê-la pra valer, não pode deixar de fora os restaurantes imigrantes paulistas. Afinal, comida é cultura! Com pratos autênticos, os estabelecimentos são tradicionais e, ao mesmo tempo, modernos, já que se reinventam para apresentar o melhor de seus países de origem.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de 5 restaurantes que você precisa conhecer em São Paulo:

1. PANDA YA

Ganhador do Veja Comer & Beber na categoria Bom e Barato, o Panda Ya é um restaurante que fica numa rua sem saída em Pinheiros que promete te teletransportar para a China. O lugar possui poucas mesinhas baixas, e é um lugar para comer rápido e sair. Mas vale várias visitas para ir explorando o cardápio, já que pelo preço e qualidade dá para experimentar de tudo um pouco sem doer no bolso. A casa é comandada pelo chefe Victor Wong, filho de um imigrante chinês. Há menos de cinco anos o chef começou a preparar o petisco para vender congelado sob encomenda. O sucesso da pedida familiar foi tão grande que ele resolveu montar uma lanchonete boa e barata, o Panda Ya!

2. JERKY’S

O Jerky’s é um dos únicos restaurantes em São Paulo que oferece comida típica das ilhas caribenhas de forma tão imersiva. Devido as suas cores e identidade visual marcantes, o restaurante que fica a alguns minutos andando da estação República, é facilmente reconhecido. Os pratos são conhecidos por ter uma forte identidade cultural, já que a maioria dos pratos na Jamaica levam pelo menos 8 temperos diferentes. O Jerky’s Cozinha Caribenha é um ótimo pedido para todos os gostos. Seu custo-benefício e ambiente alegre também são pontos a serem ressaltados, uma vez que tendem a agradar uma clientela fiel.

3. Momu

Por meio do Projeto Vizinho, a hamburgueria Patties, abriu mão de 7 metros quadrados do seu espaço em Pinheiros para um microempreendedor que não tivesse dinheiro suficiente pudesse lançar seu negócio sem ter que pagar aluguel. Foi assim que nasceu o Momu, um restaurante comandado por Amar e Anusha Ale, um casal nepalês, que fazem Momu em seu estabelecimento. Momu é um bolinho que lembra o guioza vem em três versões de uma massa artesanal recheada com legumes, carne moída ou porco.

4. prato grego

E se eu te contar que dá para ir para a Grécia sem sair de São Paulo? Isso mesmo que você ouviu! Localizado há pouco mais de uma quadra da estação da Luz, o Prato Grego tem o objetivo de oferecer experiências diferentes: além de saciar a fome, os clientes ainda podem participar de uma tradição grega que já dura mais de 4 mil anos: a quebra de pratos. O prato é feito de gesso e, depois de quebrado, tem os restos moídos e misturados na massa, criando um novo prato – já está incluso no cardápio, que tem receitas que custam até R$50,00 e são bem servidas.

5. Barskiy Dom

Que tal se dar a chance de experimentar o melhor da culinária russa? Localizado a uma quadra da estação de metrô Paraíso, o Barskiy Dom é um restaurante com uma cozinha russa multifacetada e diversificada, além de ser muito sustentável e saudável. É caracterizada por uma abundância de pratos de carne, peixe e legumes, sopas, cereais e pratos de massa com recheio, cuja preparação requer uma certa habilidade e uma quantidade considerável de tempo. Para você que quer experimentar e se aventurar na culinária russa na hora do almoço, super vale a visita.

O artigo acima foi editado por Mariana Cury

Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Casper Libero para mais!

Julia Tuma de Queiroz

Casper Libero '25

Estudante de jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, amante da literatura clássica e de jardinagem. Além disso ando por todos os cantos e quando convêm escrevo algumas coisas por aí :)