Charles Philip Arthur George, primeiro filho do casal real britânico Elizabeth e Philip, nasceu em 14 de novembro de 1948, no Palácio de Buckingham, após um parto de quase trinta horas. Em 1952, ano em que Charles completaria quatro anos, seu avô, o Rei George VI, faleceu em decorrência de graves problemas de saúde. Assim, sua mãe, a jovem Elizabeth, foi coroada rainha e Charles se tornou o próximo herdeiro aparente, conforme a linha de sucessão monárquica britânica.
No documentário da BBC “Charles R: the making of a monarch”, o futuro rei comenta: “Acabei virando herdeiro do trono aos quatro anos. Em muitos sentidos, deve ter sido um choque terrível para a minha mãe, ela estava em uma idade em que esperava ter a oportunidade de fazer outras coisas e criar a família dela. Lembro da minha mãe aparecer quando davam banho na gente e ela com a Coroa, ‘é incrivelmente pesada’, eu dizia”.
Charles foi o primeiro herdeiro real a frequentar a escola e também a universidade, cursando Arqueologia e Antropologia e depois História no Trinity College, dentro da Universidade de Cambridge, sendo o primeiro herdeiro do trono a concluir um curso de graduação e obter um diploma.
Em 1969, Charles, com vinte e um anos na época, foi nomeado oficialmente Príncipe de Gales, em uma cerimônia ocorrida no Castelo de Caernarfon, no País de Gales. Na ocasião, seu discurso foi feito em inglês e gales.
No verão de 1971, Charles conheceu Camilla Shand, sua atual esposa, que se apresentou para ele de forma curiosa, “minha bisavó era amante de seu bisavô – então, que tal?”. Os dois se relacionaram por algum tempo, se separaram quando o herdeiro real precisou cumprir obrigações militares, mas se reencontraram anos mais tarde.
O Príncipe seguiu a tradição de sua família e serviu às Forças Armadas, se tornando piloto da Força Aérea Real em Cranwell, e também serviu à Marinha Britânica. Charles, desde muito jovem, se mantém engajado com questões ambientais e sociais. Em 1976, o príncipe criou a entidade filantrópica Prince ‘s Trust, que apoia jovens no trabalho e na educação, e se mostra também, até hoje, como um dos maiores defensores da produção de alimentos orgânicos e um grande ativista na luta contra o desmatamento. “Nesta ilha existem 55 milhões de nós usando garrafas descartáveis e embalagens plásticas indestrutíveis. Não é difícil imaginar as montanhas de lixo com as quais de algum modo vamos ter que lidar”, trecho de um discurso de Charles, em 1970.
CHARLES E DIANA
Apesar de sua fama de playboy,em 1981, sob grande pressão e especulação da imprensa, foi anunciado que Charles e Lady Diana Spencer estavam noivos. Em uma entrevista logo após o anúncio oficial, o casal foi questionado se estavam apaixonados e Charles respondeu, de maneira ‘brincalhona’, “o que quer que estar apaixonado signifique”. Anos mais tarde, Diana revelou que ela e o Príncipe haviam se encontrado apenas treze vezes antes do pedido de casamento.
Depois de cinco meses, Charles e Lady Diana se casaram na Catedral de St. Paul, levando às ruas de Londres cerca de 600 mil súditos e ganhando o posto de uma das cerimônias mais televisionadas do século.
O casal teve dois filhos, o príncipe William, em 1982, e o príncipe Harry, em 1984. Mas apesar das aparências, o conto de fadas não era tão feliz assim. Em meio a polêmicas envolvendo traições, Diana entrou com um pedido de divórcio em 1992, com a separação oficial sendo concluída apenas em 1996.
Pouco tempo depois, em agosto de 1997, Lady Diana morreu em um acidente de carro no túnel da Pont de l’Alma em Paris enquanto fugia da perseguição de paparazzis. A tragédia causou grande tristeza na nação britânica, e Charles precisou melhorar sua imagem diante dos súditos, se aproximando mais de seus filhos e dos britânicos em geral.
A FAMÍLIA ATUAL
Após idas e vindas, Charles e Camilla Parker-Bowles se casaram em 2005. O Príncipe se tornou o primeiro membro da família real a se casar em uma cerimônia civil e na ocasião, Camilla recebeu o título de Duquesa da Cornualha.
Charles tem cinco netos; George, Charlotte e Louis, frutos do casamento do príncipe William com Kate Middleton; Archie e Lilibet, filhos do príncipe Harry e de Meghan Markle. “Eu me importo muito com o futuro, com o que vamos deixar para os nossos filhos e netos”.
Com a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado, Charles automaticamente se tornou o novo Rei do Reino Unido e chefe da Commonwealth, uma organização intergovernamental composta por cinquenta e seis países independentes, adotando o nome de Charles III.
“Agora, me comprometo solenemente, durante todo o tempo que Deus me conceder, a defender os princípios constitucionais do coração de nossa nação. Vou me esforçar para servir vocês com lealdade, respeito, e amor, como tenho feito ao longo de minha vida”.
Apesar de já ser Rei, a coroação oficial – ponto mais simbólico da ascensão de um monarca – de Charles e de sua esposa Camilla ainda não ocorreu, mas já tem data marcada, será no dia seis de maio de 2023.
Tudo que se sabe sobre a cerimônia de coroação de Charles III
O Rei Charles III e a rainha consorte, Camilla, serão coroados em uma cerimônia religiosa conduzida pelo arcebispo de Canterbury, na Abadia de Westminster. A coroação será no próximo sábado, dia 6, e espera-se que ela seja menos extravagante e mais curta do que a cerimônia da Rainha Elizabeth, que durou três horas, em 1953.
Mas também acontecerão eventos ao longo do fim de semana. Um show será realizado no Palácio de Buckingham no domingo, dia 7, e na segunda-feira, dia 8, o público será convidado a prestar serviços voluntários.
A coroação será iniciada na manhã de sábado, com uma procissão de carruagem, será usada a mesma do Jubileu de Diamante, necessitando de seis cavalos para carregá-la do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster. A cerimônia religiosa, na Abadia, começará às 11 horas no horário de Londres (7 horas no horário de Brasília). Lá, o Rei prestará os devidos juramentos e será ungido com um óleo sagrado, mantido em uma ampola de ouro, pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Em seguida, ele receberá os atributos reais: orbe, anel, manto, cetro e a coroa de St. Edward, do século 17. Tais itens representam o poder, a autoridade e os deveres do monarca, além de simbolizarem o poder de Deus.
Ao final da cerimônia religiosa, uma nova procissão, acompanhada por quatro mil soldados, levará o casal real de volta a Buckingham, usando a carruagem Estatal Dourada, construída em 1762, e utilizada em coroações desde 1831. Da varanda do Palácio, Charles e Camilla assistirão a um desfile aéreo e saudarão a multidão.
No dia seguinte, acontecerá um show no Castelo de Windsor, com público esperado de vinte mil pessoas. O Coronation Concert contará com a presença de artistas como Katy Perry, Lionel Richie e Andrea Bocelli, além de shows da banda “Take That” e do compositor de música clássica Alexis French. O baixo-barítono galês Sir Bryn Terfel e a cantora e compositora Freya Ridings também estarão presentes no evento. Durante o dia, um coral formado por taxistas, socorristas e bandas de reggae também se apresentará.
Curiosidades
A Coroa de St. Edward, que será usada por Charles durante a cerimônia, pesa cerca de dois quilos e é enfeitada com 444 pedras preciosas. Fabricada em 1661, a peça, forjada em ouro maciço e com aproximadamente trinta centímetros de comprimento, foi usada pela última vez pela Rainha Elizabeth II, em sua coroação. Por conta do peso, Charles III só usará a coroa de St. Edward no momento da coroação e logo após colocará a Coroa do Estado Imperial, fabricada em 1937, mais moderna e mais leve.
A Pedra da Coroação ou Pedra do Destino é sagrada para a monarquia escocesa e um dos principais símbolos da coroação do Rei Charles III. A Pedra, também conhecida como Pedra de Scone, foi levada da Escócia pelo Rei Edward I como espólio de guerra. Em 1296, Edward encomendou um trono de madeira que coubesse sobre ela. Envolta em mistérios e controvérsias, acredita-se que a rocha tenha sido retirada da Terra Santa, antes de chegar ao mosteiro escocês de Scone.
A cadeira medieval usada nas coroações dos monarcas britânicos, uma das peças centrais da cerimônia há alguns séculos, foi restaurada para a coroação de Charles. Feita de carvalho, a cadeira de 700 anos é descrita como extremamente frágil,e é a peça do mobiliário real mais antiga ainda usada para sua finalidade original.
Quem estará presente na Coroação?
Os convites da cerimônia foram enviados para cerca de duas mil pessoas, incluindo líderes políticos, religiosos e representantes da Commonwealth. Além disso, rompendo com a tradição, membros de famílias reais estrangeiras devem comparecer à cerimônia, incluindo O Rei Felipe e a Rainha Letizia, da Espanha, o príncipe Albert e a princesa Charlene, de Mônaco, o rei Carl XVI Gustaf, da Suécia e o príncipe herdeiro Akishino e a princesa Kiko, do Japão. O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, estará presente no evento e os ex-primeiros-ministros Liz Truss e Tony Blair também são aguardados.
Líderes estrangeiros
- Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
- Emmanuel Macron, presidente da França
- Jill Biden, primeira-dama dos Estados Unidos
- Andrzej Duda, presidente da Polônia
- Shehbaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão
- Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália
- Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas
Os netos de Charles e Camilla também estarão presentes na coroação. O príncipe George, de nove anos, segundo na linha de sucessão ao trono, será um dos pajens de honra da cerimônia.
Família Real
- Príncipe William e Kate Middleton
- Anne, princesa real
- Edward, duque de Edimburgo
- Harry, sem sua esposa Meghan Markle
- Príncipe Andrew, duque de York
- Princesa Beatrice
- Princesa Eugenie
- Annabel Elliot, irmã de Camilla
Celebridades
- Edward Enninful, editor da Vogue britânica
- Lionel Richie, cantor
- Joanna Lumley, atriz e apresentadora
- Dynamo, mágico da televisão
- Kelly Jones, vocalista do Stereophonics
Segundo rumores, David e Victoria Beckham poderiam estar na lista de convidados.
Onde assistir?
No Brasil, a cerimônia poderá ser assistida ao vivo pela emissora GloboNews ou pelo Globoplay, que estará com sinal aberto para não assinantes. Além disso, o canal oficial da Família Real no YouTube também transmitirá a coroação, assim como o site das emissoras BBC e CBS. As três últimas opções apresentam o conteúdo apenas em inglês.
A cerimônia começará às 11 horas no horário de Londres, 7 horas no horário de Brasília.
—————–
O texto acima foi editado por Maria Esther Cortez.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!