Her Campus Logo Her Campus Logo
Photo from the São Paulo Fashion Week N55
Photo from the São Paulo Fashion Week N55
Original photo by Ana Paula Alves
Style > Fashion

Catarina Mina e Reptilia: conheça as marcas estreantes no SPFW N57

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O São Paulo Fashion Week (SPFW) N57 está chegando, e contará com 27 desfiles programados e duas novas estreias: a marca cearense Catarina Mina, que fará sua estreia no dia 12 de abril às 14h30, no Iguatemi São Paulo, e a curitibana Reptilia, que irá desfilar no dia 10 de abril às 21h, no JK Iguatemi. O evento acontecerá de 9 a 14 de abril nos respectivos locais, além de um encerramento especial no Edifício Martinelli.

Catarina Mina: a moda construída a muitas mãos

Catarina Mina, uma das estreantes deste ano, tem origem cearense e já acumula 15 anos desde sua fundação. A história da Catarina Mina se entrelaça com a trajetória de sua fundadora e diretora, Celina Hissa. Graduada em publicidade e propaganda, oriunda de uma família de arquitetos, a recifense sempre esteve imersa em um ambiente criativo, o que a levou para o mundo dos artesanatos e a paixão pelas criações artesanais.

A equipe conta com ao menos 500 pessoas (em sua maioria, mulheres) para todo o processo de produção, confecção e organização das peças. O foco da marca se volta a um futuro colaborativo, que passa de pessoa a pessoa, como uma herança familiar, além de priorizar a sustentabilidade e o empoderamento feminino dentro desse universo da moda e confecção.

Um grande diferencial da Catarina Mina são, de fato, os artesanatos. Consideradas joias expressivas, com histórias e ensinamentos que passam por toda uma hierarquia e vivem presentes em cada artesã. As bolsas da marca são acompanhadas por um QR Code que leva o consumidor à página de quem as fez.

Catarina Mina é a definição de beleza, funcionalidade, expressividade e tradição. Cada peça é feita com cuidado e por mãos carinhosas que amam aquilo que fazem.

Reptilia: moda para as vidas urbanas

Já a curitibana Repitilia foi fundada por Heloisa Strobel, arquiteta por formação e responsável por toda parte criativa da loja.

A marca está no mercado há 14 anos e é reconhecida pelo seu foco em aliar a sustentabilidade, design e praticidade.

Todo o processo de criação das roupas é baseado na arquitetura, o que faz com que as peças sejam elegantes, modernas e inovadoras. São minimalistas, com cortes e formas diferenciadas, possuem movimento e são agêneras, atendendo a todos os públicos. Além disso, as roupas são todas feitas com matéria prima brasileira, de forma com que seja sustentável e haja menos resíduos possível.

Foi através dessa maneira de trabalhar inovadora que a marca recebeu o Prêmio ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – concedido pelo SESI, com respaldo da ONU. E, no ano de 2019, foi selecionada para fazer parte do line-up oficial da Casa de Criadores, renomado evento de moda que há mais de duas décadas apresenta os talentos mais promissores da moda brasileira.

A designer Heloisa Strobel busca inovação, funcionalidade e variedade de peças para o cotidiano, explorando novas formas de vestir e de se expressar.

marcas impressionantes

Essas duas novas inclusões ao SPFW N57 prometem não apenas enriquecer o evento com diversidade e personalidade, mas também destacar a importância da sustentabilidade e do trabalho artesanal em meio à indústria da moda. Suas estreias certamente serão marcadas por desfiles memoráveis e histórias inspiradoras por trás de cada peça.

👯‍♀️ Related: With the end of the Fall/Winter 2024/25 fashion season, here’s a guide to the fashion weeks.

The article above was edited by Livia Nomoto.

Like this type of content? Check out Her Campus Casper Libero for more.

Bruna Lopes

Casper Libero '26

Journalism student at Casper Libero. Passion for writing, sports and reading.