Manter a saúde mental sempre foi um desafio, pois a sociedade em que vivemos é de muito estresse e de muita exigência por parte dos outros e de nós mesmos. Situações no trabalho, escola, faculdade ou até mesmo com a família e amigos podem ser complicadas e cansativas devido à rotina agitada. E agora, mais do que nunca, nesses tempos de pandemia e isolamento social, lidar com as emoções nunca foi tão trabalhoso. Mas, antes de descobrir o que se pode fazer quando estiver tendo um dia ruim, você realmente sabe o que é saúde mental?
Mesmo sem uma definição oficial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este conceito está relacionado à forma como as pessoas reagem a certas exigências, mudanças da vida, desafios do dia a dia e o modo como lidam com suas emoções e pensamentos. Ou seja, saúde mental é o equilíbrio entre o mundo das emoções e o mundo exterior, a questão aqui é se o indivíduo conseguirá ou não manter esse equilíbrio.
Segundo a psicóloga Katia Cilene Moreschi, especializada em neuropsicologia, “Não existe uma receita mágica para mantermos esse equilíbrio, mas adotar alguns hábitos pode contribuir com o nosso bem estar em momentos conturbados”. Ela listou algumas das atividades que podem ser feitas para ficarmos bem em situações ruins:
- Crie uma rotina
-
Tente estabelecer uma rotina respeitando os horários de acordar, dormir, praticar exercícios, realizar refeições, estudar, trabalhar. Assim, conseguirá se organizar melhor durante o dia e ainda terá tempo para fazer aquilo que gosta.
- Pratique seus hobbies
-
Encontre e realize atividades prazerosas, como leitura, cursos, séries, músicas, filmes, cozinhar ou meditação, por exemplo, isso melhora seu bem-estar e sua qualidade de vida.
- Converse com alguém
-
Conecte-se com seus amigos e familiares, mesmo que não seja pessoalmente, hoje em dia há vários aplicativos que podem ajudar a diminuir a distância. É muito importante manter o contato com pessoas que nos fazem bem!
- Troque experiências
-
Ao conversar com as pessoas, troque experiências, pergunte como estão e como foi o dia delas. Ser ouvido é ótimo, mas ouvir o outro também é essencial, isso nos aproxima ainda mais de de quem a gente gosta.
- Tire um tempo para você
-
Próximo ao horário de dormir procure fazer algo mais relaxante como assistir algo leve, ouvir música ou ler um livro, se desligue um pouco dos problemas.
- Crie metas, mas não se pressione
-
Faça planos, sem data para realizá-los, não deixe de sonhar e planejar por estar em momentos não tão bons.
- Renove a sua relação com a vida
-
Tente buscar novas formas de estruturar a rotina, trabalho e relações. Estabeleça um dia-a-dia mais leve o possível e tente manter por perto pessoas que te fazem bem.
- Nem tudo precisa ser perfeito
-
Tente não ser rígido com você e com as pessoas de sua convivência, assim tudo fica mais leve.
- Permita-se também não fazer nada
-
Quando nos cobramos muito podemos causar estresse e mal-estar. Não tem problema nenhum em não ser produtivo sempre.
- Desconecte-se
-
Fique longe do celular por um tempo, o uso excessivo de rede sociais nos traz uma certa dependência que pode prejudicar a nossa relação com nós mesmos e até mesmo a qualidade do nosso sono.
Essas pequenas ações, quando inseridas no cotidiano, fazem toda a diferença, trazendo uma série de benefícios tanto para o nosso corpo quanto para a nossa mente. Não deixe de cuidar de você!
——————————————————
O texto acima foi editado por Vivian Cerri.
Gostou desse tipo de conteúdo? Cheque a página inicial do Her Campus Casper Libero para ver mais!