”Get your fucking ass up and work” (”Levante sua bunda e trabalhe”, em tradução livre). Esse foi o conselho dado pela personalidade da mídia Kim Kardashian às mulheres empreendedoras. O comentário foi feito em uma entrevista à revista Variety, em março deste ano.
Não há dúvidas de que Kim e seus irmãos trabalham – e muito! Contudo, a facilidade que se tem para entrar no mundo dos negócios quando já se tem dinheiro não está aberta para discussões. Maquiagem, lingerie e até tequila – todos os empreendimentos de membros da família Kardashian-Jenner talvez não sairiam do papel sem o investimento familiar, seja financeiro ou o peso de seu sobrenome.
Quem é a família Kardashian e por que são tão importantes?
Kimberly Kardashian tem muitos talentos e, com talentos, quero dizer muitas formas de ganhar dinheiro. Modelo, empresária e influenciadora, mas, acima de tudo, uma socialite. Antes de ingressarem na mídia, Kim e seus irmãos já eram ricos, com uma fortuna oriunda do sucesso de sua família, uma das mais influentes e poderosas não só dos Estados Unidos, mas do mundo.
Kris Jenner foi casada com o importante empresário e advogado Robert Kardashian, que já é falecido. O casamento durou de 1978 a 1991 e resultou quatro filhos: Kourtney, Kimberly, Khloé e Robert Kardashian. Após o divórcio, Kris casou-se com Bruce Jenner, transexual que atualmente chama-se Caitlyn, ex-atleta e campeã olímpica, e tiveram duas filhas: Kendall e Kylie Jenner.
Apesar de parecer confuso, todas essas informações estão muito bem difundidas na cabeça de quem os acompanha há muito tempo. Com 20 temporadas, o reality show ”Keeping Up with the Kardashians”, transmitido até junho do ano passado pela emissora de televisão E!, expõe o dia a dia da família. O programa começou quando Kim tinha somente 20 anos e já era conhecida como a ”princesa dos tabloides”.
A incoerência das irmãs
Infelizmente, esse não foi o único comentário que a Kardashian fez. Junto de seu ”conselho”, ela ainda diz que parece que, atualmente, ninguém quer trabalhar. Sua irmã, Kourtney, ainda concorda com essa última fala de Kim.
A mais velha da família é conhecida e adorada nas redes por ter muitas falas que chamamos de ”relatable”, algo com que você pode se identificar (gente como a gente, por assim dizer). No TikTok, por exemplo, é possível encontrar muitos compilados de vídeos dela dizendo coisas como ”working is just not my top priority. It’s never going to be” (”Trabalhar simplesmente não é minha prioridade. Nunca vai ser”, em tradução livre).
Se pararmos para pensar sobre o mundo corporativo de hoje e como nos desdobrarmos por dinheiro, fama e reconhecimento, Kourtney Kardashian tem razão! Trabalhar não deveria ser prioridade de ninguém, mas sim viver.
Acontece que nem todos têm a possibilidade de pensar dessa forma. Nem todos têm o luxo de se sentir mal, mental ou fisicamente, e largar todas as responsabilidades para viajar. Nem todos têm a sorte de nascer com um pai advogado famoso e um padrasto atleta. Se trabalhadores comuns largarem seus empregos agora mesmo e tirarem férias para espairecer, a conta bancária deles continuaria praticamente intacta? Não, apenas de pessoas como as Kardashians.
Em contrapartida, temos Kim que, também não é nenhuma santa milagrosa dos negócios. Em maio de 2021, a empresária se envolveu em um processo judicial no qual foi acusada por seus funcionários de não pagar salário e nem hora extra. Eles relatam ainda que não receberam refeições, horário de intervalo ou documentos registrando a realização do trabalho. A lista de violações vai longe e até inclui trabalho infantil e um funcionário demitido por ter reclamado das condições às quais foi submetido.
Claro, grande parte do problema é da empresa que terceirizou o serviço, mas todos eles trabalharam dentro da casa de Kim. Como ela espera que as pessoas simplesmente trabalhem para conseguir um sucesso parecido com o seu, mas não é capaz nem de fornecer um ambiente de trabalho favorável a seus funcionários?
Stop being poor!
Essa falsa ideia de meritocracia precisa acabar. A meritocracia é uma ilusão que a classe mais alta da sociedade difundiu entre seus membros para justificar todo o poder que possuem pelo seu mérito. Não há dúvidas de que alguns trabalharam duro para conseguir o que têm, mas eles são a regra ou a exceção?
Assim como também existem pessoas que cresceram em um lar não propício para uma criança, onde todas as oportunidades da vida lhe foram negadas ou sequer chegaram à sua porta, e ainda assim, tomaram as rédeas de seu próprio futuro. Mas quais são as chances reais disso acontecer? Novamente, essas pessoas são a regra ou a exceção?
De qualquer modo, Kim Kardashian não tem propriedade para dar conselhos de como criar uma empresa do zero ou conseguir todo esse sucesso apenas a partir do trabalho. Tudo que ela e a família possuem foi dado a eles e, de fato, trabalharam muito para manter e expandir seus negócios. O problema é que não é possível aumentar o que não existe.
——–
O texto acima foi editado por Diovanna Mores Monte.
Gosta desse tipo de conteúdo? Siga Her Campus Cásper Líbero para mais!