Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

25 anos de The Miseducation of Lauryn Hill: saiba mais sobre um dos álbuns mais influentes do rap

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

No dia 25 de agosto de 1998 foi lançado um álbum que mudaria a trajetória do rap feminino para sempre, o The Miseducation of Lauryn Hill. O álbum de R&B e hip-hop lançado pela Ruffhouse Records e Columbia Records completou 25 anos em 2023 e foi um sucesso entre os críticos e o público. Muitos artistas famosos como Beyoncé, John Legend, Alicia Keys, Adele, Lauren Jauregui, e até brasileiros como L7nnon, já expressaram publicamente a influência desse álbum e de sua autora, Lauryn Hill, para suas respectivas carreiras musicais.

Lauryn Noel Hill, nascida em New Jersey, já começava a construir sua carreira no mundo da música com seu antigo grupo The Fugees, formado em conjunto com Prakaza Rel “Pras” Michel e Wyclef Jean. O grupo fez um grande sucesso em 1996 com o disco The Score contendo uma regravação da canção “Killing Me Softly”, de Roberta Flack. Hill também se aventurou nos cinemas, contracenando com Whoopi Goldberg no filme Mudança de Hábito 2, fazendo o papel de Rita Watson.

Quebrando recordes

Após desentendimentos com os integrantes do The Fugees, Hill seguiu carreira solo e, já em sua estreia, lançou o que se tornou o maior álbum de sua carreira, o The Miseducation of Lauryn Hill. Durante a semana de lançamento, o disco já havia vendido mais de 420.000 cópias, chegando a ultrapassar o recorde da cantora pop Madonna, que, em seu disco Ray of Light, vendeu 371.000 cópias. Hoje o álbum já passou mais de 17 milhões de cópias vendidas.

O álbum foi indicado para 10 prêmios na 41⁰ edição do Grammys em 1999, ganhando cinco prêmios e, entre eles, o Álbum do Ano. The Miseducation of Lauryn Hill se tornou o primeiro álbum de hip hop a receber esse prêmio. Alguns singles do disco entraram para o topo da Billboard 100 e outros são aclamadas até os dias atuais, como “Doo-Wop (That thing)”, “Everything is Everythinh” e “Ex-Factor”.

As faixas abordam temas de desilusões amorosas, consciência social e empoderamento feminino, algo inovador para época. Entre algumas canções, a cantora até colocou conversas em sala de aula com os alunos e o professor debatendo sobre amor. A genialidade de Hill ao tratar do sentimento, principalmente em “Ex-Factor“, é ainda presente em hits de sucesso atuais, como no single “Be Careful” de Cardi B e “Nice For What” de Drake. Ambas canções fazem um sample com a letra do clássico de Lauryn.

mudança de fase

Lauryn, na época de gravação do álbum, estava grávida de seu primogênito Zion. A criança foi fruto da relação com Rohan Marley, filho do Rei do Reggae, Bob Marley. A cantora possui uma faixa especial entre as canções chamada “To Zion” em homenagem ao filho, e já explicou em entrevistas que a sua gravidez foi o que auxiliou na quebra do bloqueio criativo que estava passando antes das gravações. Após o lançamento do disco, Hill teve mais cinco filhos ao lado de Rohan, o que se tornou um dos motivos para nunca ter lançado outro álbum.

Após o enorme sucesso em tão pouco tempo, a cantora começou a se sentir intimidada pela fama. A pressão e a falta de privacidade se tornaram um pesadelo para a cantora, que em Miseducation explorou um pouco dos seus sentimentos com as faixas “Final Hour” e “Superstar”.

“Eles vão aclamar e depois te destruir, não importa quem você seja

Eles vão te colocar no topo e depois te derrubar

E te farão enfrentar isso, se você deixar uma brecha aberta

E entre nessa, e depois experimente”

Superstar – Lauryn Hill

Atualmente, Hill voltou aos poucos sua carreira no mundo da música, fazendo shows e turnês do disco. Porém, não chegou a lançar outro álbum até o momento. Seu legado permanece vivo e sua genialidade ainda é reconhecida entre o público e os críticos. Em 2020, seu álbum entrou na 10º posição da lista de 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos, segundo a revista Rolling Stone EUA.

—————————————

O texto acima foi editado por Isadora Noronha Pereira.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

22 years Journalism student at Cásper Líbero Great passion for music, art and books