Mini saias, jeans, muito brilho e cintura baixa: você já ouviu o termo Y2K? Essa sigla que, em inglês, significa “year 2000” (“ano 2000”), define o estilo retrô futurístico que surgiu no final da década de 1990 e tem novamente se tornado uma tendência fashion graças às redes sociais e, também, à música.
No Brasil, alguns acessórios fizeram muito sucesso entre o público adolescente e até hoje são lembrados como elementos nostálgicos que fizeram parte do guarda-roupa de quem viveu os anos 2000, como as bolsinhas de Poodle, tamancos enormes, sombras coloridas, pulseiras de miçangas e as mini tees (ou croppeds)!
Veja como os anos 2000 nunca saíram do cenário musical e da cultura pop!
Ao final desta matéria, você encontrará uma playlist com todas as músicas mencionadas e mais algumas indicações!
- …Baby One More Time (1999)
-
É impossível falar de Y2K sem mencionar a Princesa do Pop: Britney Spears. Já no seu primeiro e mais conhecido lançamento, a cantora revolucionou a indústria da música com o seu single …Baby One More Time e se tornou um fenômeno: todas as garotas sonhavam em ser como ela.
Além do visual marcante do figurino (que foi muito reproduzido!), a sonoridade do álbum é muito nostálgica e canções como “I’ll Never Stop Loving You”, “I Will Be There”, “’Thinkin’ About You” e “Deep In My Heart” realmente transmitem o que foram os anos 2000.
- Rouge (2002)
-
Quem nunca foi “possuído pelo ritmo Ragatanga” e abriu a pista de dança de algum casamento para dançar o maior sucesso das meninas do Rouge? O primeiro CD do grupo (naquela época, ninguém sonhava com o Spotify) está entre os 20 mais vendidos no Brasil com cerca de dois milhões de cópias.
Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade trouxeram representatividade feminina na virada dos anos 2000 e algumas de suas músicas, como a famosíssima “Ragatanga”, lançada em 2002, ainda são conhecidas por milhares de brasileiros.
- Dangerously in Love (2003)
-
Depois da pausa do famoso girl-group Destiny’s Child, Beyoncé seguiu como artista solo e lançou seu primeiro álbum solo em 2003. Dangerously in Love alavancou ainda mais a carreira da cantora (que já era imensa!).
Vencedor do Grammy de Melhor Álbum R&B Contemporâneo, as músicas seguem vários estilos diferentes como baladas, hip hop e street music. “Crazy in Love”, “Me, Myself and I” e “Speechless” são as faixas mais famosas.
- Future Nostalgia (2020)
-
Lançado em março de 2020, durante a pandemia do Covid-19, o segundo álbum de estúdio da britânica Dua Lipa teve diversas faixas que serviram como trilha sonora de muitas dancinhas no TikTok e stories do Instagram, justamente por serem muito dançantes e animadas.
O Future Nostalgia é um disco groove clássico, com diversas músicas no estilo retro pop que também entregam o conceito moderno e futurístico Y2K, como “Levitating”, “Hallucinate” e “Don’t Start Now”.
Durante a tour mundial realizada em 2022 (que inclusive deu uma paradinha no Brasil!), Dua Lipa aderiu a tendência e usou diversos outfits com essa estética, visando seguir o conceito do álbum, com composições metalizadas, mini saias e plumas também. No dia-a-dia, a cantora também é referência na moda Y2K e sempre é vista usando roupas no mesmo estilo.
- NewJeans (2022)
-
NewJeans, a nova sensação do KPop, fez a sua estreia em 2 de agosto de 2022 com o EP homônimo. A girl-band viralizou com as canções “Attention” e “Hype Boy”, alcançando o topo de todas as paradas sul-coreanas de música em tempo recorde.
O grupo, formado por cinco membros (Hanni, Hyein, Danielle, Haerin e Minji), possui uma identidade visual única e as músicas, por sua vez, são extremamente cativantes e conquistaram uma geração inteira de jovens que cresceram com o mesmo estilo das meninas, usando acessórios divertidos e roupas super coloridas que captam exatamente a essência dos anos 2000.
E, como prometido, fique com uma playlist especial que conta com todas as músicas mencionadas e mais algumas indicações!
—————–
Esse texto foi editado por Diovanna Mores Monte.
Gostou do conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais.