Praticar atividades físicas só traz benefícios para a saúde. Além de reduzir o risco de diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e pulmonares, malhar diminui os níveis de estresse e ansiedade por liberar – as tão maravilhosas – endorfinas. Essas substâncias naturais liberam sensações de bem-estar e alegria após a prática. No entanto, o atual grande vilão da vida fitness é a falta de tempo. A correria trabalho-faculdade-casa-trabalhos da faculdade impede muita gente de se exercitar.
Se você é uma dessas pessoas e não quer mais ter uma vida sedentária, não se desespere. É possível ser saudável e ativo sem gastar duas horas na academia todos os dias – e o melhor de tudo: até mesmo na sua casa.
Aqui vão algumas dicas, que sempre devem ser discutidas com o seu médico.
1. Corrida (ou caminhada) no parque
Foto: Pexels
Está aí um exercício clássico e gratuito. Trinta minutinhos de caminhada por dia são suficientes para manter a saúde do coração, da mente e ajudar no alívio do estresse e da ansiedade. Se você prefere uma atividade mais agitada, pode tentar correr. Uma dica é começar intercalando corrida e caminhada até ter fôlego para correr direto.
2. Se exercite com o YouTube
Foto: Pexels
O YouTube é uma bênção: tem aulas de gastronomia, de artesanato, preparatórias para vestibulares e, também, de exercícios físicos. Existem diversas modalidades de treino para escolher: se você gosta de ballet, por exemplo, tem aulas de “ballet fit”, que proporcionam fortalecimento muscular e gasto de energia ao som e no ritmo da música clássica, com passos da dança.
3. Baixe aplicativos de exercícios
Foto: Pexels
Na App Store e na Play Store também existem ótimos treinos prontos e gratuitos. Você também pode escolher a atividade física que mais gostar. Se você quiser treinar os glúteos, por exemplo, pode baixar um aplicativo focado nisso. Existem treinos mais dinâmicos, em que uma pessoa de verdade grava a aula e disponibiliza no programa, e alguns apenas com o tutorial de como fazer os movimentos.
4. Vá de bike
Foto: Pexels
Os benefícios de andar de bike são quase os mesmos da corrida e da caminhada: aumento do fôlego e dá resistência muscular, redução do colesterol e da pressão arterial, melhora na circulação sanguínea. E caso você tenha problemas no joelho ou de algum outro tipo, pode andar de bike sem medo (sempre consultando seu médico) – como suas pernas não tem contato direto com o chão, o impacto nas articulações é reduzido.
5. Namastê: o yogi em mim sauda o yogi em você
Foto: Pexels
Se você é muito ansiosa, praticar yoga pode ajudar imensamente. Além dos benefícios físicos para o corpo – como flexibilidade, fortalecimento muscular e melhora de doenças respiratórias -, o yoga melhora o sono, a disposição, aumenta a calma e paz interior e proporciona o autoconhecimento. Se você não tem tempo (ou condições financeiras) de pagar aulas em um estúdio, também pode aproveitar o YouTube e apps disponibilizados no seu celular para começar. Existem vários desafios para iniciantes de 30 dias de prática, é uma boa maneira de conhecer a filosofia yogi.