A sétima arte sem dúvida é uma das maiores representações de cultura e entretenimento do mundo. Descobrir que um grande sucesso foi inspirado em histórias reais torna a experiência ainda mais interessante, já que assistir um filme sabendo que ele realmente possui traços de verdade, com personagens e passagens que realmente existiram, desperta muito mais a atenção e a curiosidade dos espectadores. Confira a seguir alguns sucessos de bilheteria que foram baseados em fatos reais e muitas pessoas nem imaginam:
- 12 Anos de Escravidão (2013)
-
O filme retrata o período escravista nos Estados Unidos e é baseado na história real de Solomon Northup, um homem que inicialmente era livre e vivia na parte norte do país como um importante músico da região. Solon, porém, é trapaceado por colegas de trabalho e levado ao Sul, onde é vendido como escravo.
Os fatos são apresentados de forma dura e chocante, evidenciando como funcionava o sistema escravista nos EUA em meados do século XIX. A produção cinematográfica conta com cenas explícitas e realistas que refletem com precisão a forma de tratamento a qual os negros escravizados eram submetidos.
O título do filme faz referência a história real de Solomon, que só conquistou sua liberdade 12 anos após o ocorrido, escrevendo todos os acontecimentos em um relato autobiográfico. A narrativa virou best seller mundial e serviu de inspiração para o premiadíssimo filme, que contou com nove indicações ao Oscar levando estátuetas na categoria de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.
Por ser embasado em acontecimentos reais, o enredo se torna ainda mais reflexivo e chocante, tratando de temas como racismo, escravidão e passagens históricas verídicas.
- Annabelle (2014)
-
Um dos mais famosos filmes de terror da atualidade, narra a história da boneca Annabelle, que recebe um espirito maligno e faz com que uma família comece a observar fatos paranormais dentro de sua casa. Para solucionar o problema, a família entra em contato com Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), especialistas em tratar de casos paranormais.
Poucas pessoas sabem, mas o casal Ed e Lorraine Warren realmente existiu e era famoso justamente por realizar investigações de casos considerados atividades paranormais e assombrações. Especialistas em demonologia, eles possuíam uma espécie de museu aberto ao público que apresentava itens e objetos de algumas cenas e casos estudados.
O que torna o enredo ainda mais intrigante é o fato de que a boneca utilizada como inspiração para o filme realmente existiu neste museu. A boneca original foi dada de presente a uma estudante de enfermagem em 1968 e ela, por sua vez, procurou o casal Waren para relatar alguns comportamentos estranhos que havia percebido em relação ao brinquedo. Ed e Lorraine realizaram um estudo sobre o caso e chegaram até a contatar padres, como é visto também em algumas cenas do filme.
- A Teoria de Tudo (2014)
-
O longa é um romance que retrata a história de amor entre o famoso físico Stephen Hawking e sua ex-mulher Jane Hawking. Uma das mentes mais brilhantes de toda a história da física é apresentada no filme com outro olhar, um olhar mais sensível do que cientifico.
O filme mostra um enredo baseado na história real de seu casamento, que durou 25 anos. Sua ex-mulher o ajudou durante toda a descoberta de sua doença, a esclerose múltipla, e os efeitos que a mesma causou durante a vida de Stephen, interpretado por Eddie Redmayne.
A Teoria de Tudo conta uma história de amor sincera, mas com vários conflitos, revelando um lado antes desconhecido do físico, que geralmente é lembrado por seus feitos científicos e não por um viés sentimental.
- Spotlight: Segredos Revelados (2016)
-
Um dos filmes mais marcantes para os interessados na área de comunicação, Spotlight retrata a história de um grupo de jornalistas do jornal The Boston Globe, responsável por investigar casos de abusos sexuais realizados por padres católicos e acobertados pela Igreja e por líderes religiosos.
O episódio ocorreu em 2001, quando o editor Martyn Baron (Liev Schreiber) decidiu se aprofundar em casos similares. Tudo começou com a investigação de um padre chamado John Geoghan, acusado em 1996 pelo o abuso de três crianças e recebendo mais de 70 denúncias diferentes. A reportagem, quando concluída, obteve um grande sucesso, pois muitos casos que anteriormente estavam omitidos vieram à tona e outros casos de padres famosos passaram a ser investigados, todos acobertados pela Igreja.
No filme, a cena em que um padre confessa ao repórter o que havia feito, de forma extremamente fria e perturbadora, realmente aconteceu. A produção é extremamente fiel ao que ocorreu e é essa carga de veracidade que torna o filme ainda mais relevante, uma vez que retrata um dos temas mais polêmicos e uma das reportagens mais polêmicas do jornalismo mundial.
- A Procura da Felicidade (2006)
-
A trama carregada de emoção é baseada na história real de superação do empresário Chris Gadner que, após ser abandonado pela esposa, segue em uma jornada difícil com seu filho de 5 anos. O empresário insistiu no sonho de ser contratado por uma grande empresa, aceitando estágios não remunerados e transmitindo a mesma mensagem retratada no filme para o seu filho. Os personagens reais fizeram, inclusive, uma aparição no filme, atuando em uma cena onde cruzam na rua com os protagonistas.
O drama é estrelado por Will Smith e os diálogos são extremamente profundos e o filme leva em seu enredo uma mensagem de esperança. A figura de Chris Gadner serve como grande inspiração para os espectadores, demostrando que é preciso ter esperança para superar toda e qualquer adversidade.
——————————————————–
A matéria acima foi editada por Helena Figueroa.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a Her Campus Cásper Líbero!