Os estaduais se encerram e alguns nomes ficam em evidência pelas regiões do Brasil. Sejam eles crias da academia, da vila ou da colina, o futebol nacional sub-20 está criando seus talismãs.
A vitória da Seleção Brasileira pelo Campeonato Sul-Americano sub-20 foi conquistada de forma invicta pelos maiores destaques da base nacional. Entre a defesa e o ataque, muitos desses jogadores atuam em times brasileiros e têm impressionado olheiros por aí.
Com o início dos campeonatos internacionais e a chegada cada vez mais próxima do Brasileirão, vale a pena acompanhar a trajetória dos jogadores a seguir:
Endrick – Palmeiras
O atual campeão paulista, Endrick, de 16 anos, chama a atenção desde muito novo e é, atualmente, a “cria da academia” que mais promete para o futuro do futebol.
Eleito craque da Copinha em 2022, título inédito para o Palmeiras até então, o atacante foi campeão por todas as categorias das quais participou – sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, incluindo o profissional, em que foi campeão do Brasileirão 2022, da Supercopa 2023 e do Campeonato Paulista 2023.
No segundo semestre do ano passado, o jogador passou a fazer parte oficialmente da equipe profissional comandada por Abel Ferreira. Neste ano, a pedido do técnico, Endrick não foi inscrito para defender a equipe alviverde pela Copinha, mas sim pela equipe principal, onde segue trabalhando no ataque ao lado de Rony, Dudu e Raphael Veiga.
Mesmo diante de muitas polêmicas que demonstraram indignação pelo jogador ter passado por uma seca de gols no início do ano, o atacante recebeu muito apoio da torcida e de todo o elenco, já que seu esforço dentro de campo continuava agradando.
Na disputa pelo bi-campeonato estadual, Endrick marcou nos dois jogos da final, contra o Água Santa, levando o Palmeiras à conquista do 25° título.
Entre gols, assistências e títulos, o atacante já tem o destino traçado na Espanha.
Em dezembro do ano passado, o Real Madrid fechou contrato com o Palmeiras na venda de Endrick, por um valor na média dos 72 milhões de euros. O jogador irá para a Europa quando completar 18 anos.
Até lá, atuará no Brasil por mais uma temporada e meia na busca de mais títulos pela equipe alviverde.
Andrey Santos – Vasco
De origem carioca e recém-contratado pelo Chelsea, o volante Andrey Santos, de 18 anos, foi um dos nomes mais comentados durante o campeonato sul-americano sub-20.
Apesar de pertencer ao clube inglês, ficará no Vasco por empréstimo até o meio do ano por não cumprir com as exigências necessárias impostas pelo regulamento da Premier League.
Em 2022, Andrey participou de 33 partidas e marcou 8 gols pelo Vasco. Foi um dos principais jogadores da equipe cruz-maltina na Série B, e hoje é uma peça essencial para a reconstrução do time que voltou à Série A.
Andrey cumpriu de forma excelente sua função no meio-campo, pela seleção brasileira sub-20, além de decidir com gols. Foram 8 partidas disputadas e 6 gols marcados, sendo um deles o que garantiu o título para os brasileiros no final da partida contra o Uruguai.
Lucas Beraldo – São Paulo
Lucas Beraldo, revelação de Cotia, tornou-se titular do São Paulo durante o Campeonato Paulista devido ao número de lesões que afastaram jogadores da defesa e acabou surpreendendo o técnico Rogério Ceni.
Beraldo teve seu melhor momento na temporada de 2020. Conquistou os títulos da Copa do Brasil e Supercopa pela categoria sub-17, o que levou o jogador a disputar duas vezes o Campeonato Brasileiro sub-20. Antes de destacar-se no São Paulo após sua contratação em setembro de 2019, defendeu o XV de Piracicaba.
Neste ano, pelo estadual, foram nove partidas pela equipe principal tricolor ao lado de Alan Franco. Na estreia da sul-americana, o zagueiro entrou jogando na partida contra o Tigre.
Não foi somente Ceni quem viu qualidade no defensor de 19 anos, mas também o técnico da Seleção Brasileira sub-20, Ramón Menezes, que convocou o jogador para três amistosos preparatórios que serão realizados ainda este mês.
A equipe paulista, portanto, decidiu solicitar a desconvocação do atleta – que perderia cinco jogos caso viajasse para a Espanha com a seleção.
A boa fase do jogador tranquiliza a diretoria do São Paulo na busca de novos zagueiros, já que a saída e controle de bola de Lucas podem auxiliar a equipe ao decorrer das competições.
Vitor Roque – Athletico Paranaense
Campeão estadual pelo Athletico Paranaense, Vitor Roque, de recém completados 18 anos, é cobiçado entre Barcelona, PSG, Real Madrid e Chelsea.
Destaque da equipe paranaense e da seleção brasileira sub-20, o atacante foi procurado por equipes da Inglaterra que prometeram encaminhar propostas oficiais, na tentativa de tirar o jovem do Athletico na janela internacional do meio da temporada.
Carregando a camisa 9 na conquista do título sul-americano com a Seleção Brasileira Sub-20, Vitor concedeu 1 assistência e fez 8 gols, sendo artilheiro da competição ao lado de Andrey. Tanto no Athletico, quanto na seleção, o jogador participou diretamente das jogadas que terminaram em gols.
Em consequência dos bons resultados, há grande chance do jogador ser novamente convocado para a disputa da Copa do Mundo sub-20, que começa em maio.
O atacante continuará no Athletico até que as negociações com possíveis clubes do exterior sejam devidamente resolvidas. Neste mês, a equipe do Paraná entrará em disputa pela Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão e há extremo desejo da diretoria e da torcida que o atacante continue defendendo a camisa rubro-negra.
Pedrinho – Corinthians
No meio de tantas promessas que brilharam pela seleção brasileira sub-20, Pedrinho, “cria do terrão”, está entre elas.
Apesar de não ser peça titular na equipe de Ramón Menezes pela seleção sub-20, o meia ganhou minutos ao longo das partidas e despertou atenção dos torcedores corintianos, assim como do clube, que renovou o contrato do meia-atacante na última quarta-feira, prorrogado até março de 2026. A multa rescisória para clubes do exterior é de 120 milhões de euros.
Ao lado de seus colegas Giovane e Guilherme Biro, que também atuam pelo Corinthians, Pedrinho foi campeão sul-americano e encerrou o campeonato marcando o segundo gol na decisão contra o Uruguai. Os três jogadores têm chances de disputarem o Mundial pela seleção.
Pelo Corinthians, participou de dois jogos pelo Campeonato Paulista, em partidas contra o Santo André e Ituano. O jogador também foi inscrito na Libertadores e relacionado na partida contra o Liverpool-URU, apesar de não ter entrado em campo, e na Copa do Brasil, relacionado para o jogo de amanhã contra o Remo.
O artigo acima foi editado por Izabella Giannola.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Casper Libero para mais!