É muito comum associar “ser universitário” com “ter ansiedade”, talvez mais comum do que deveria. Mas o que, de fato, é a ansiedade? De acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, ansiedade diz respeito a um sofrimento físico e psíquico, caracterizado por sentimentos de aflição, agonia, angústia, ânsia e nervosismo. De acordo com documentos recentemente publicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo: de 209,3 milhões de brasileiros, 18,6 milhões têm ansiedade, ou seja, 9,3% da população nacional.
O ambiente universitário é muito propício para o desenvolvimento dessa doença, tendo em vista as cobranças dentro e fora da sala de aula, prazos, conteúdos densos, estágios obrigatórios, correrias e tudo o que a vida numa faculdade pode trazer. Conciliar a rotina com todos esses sentimentos pode se tornar uma tarefa desgastante e, muitas vezes, frustrante. Esse cenário pode facilmente te tornar uma pessoa ansiosa.
Nesse sentido, hoje trazemos algumas dicas de atitudes que podem ser tomadas no dia a dia da faculdade para ajudar no controle da ansiedade. Confira!
- Organizar seus compromissos
-
É muito comum se desesperar com a quantidade de trabalhos e provas em uma semana, muitas vezes não sabendo as datas e o que precisa ser estudado/lido. Nessas horas, reservar um momento para organizar uma lista de compromissos em formato de agenda pode ajudar muito a diminuir o sentimento de estar perdido.
- Se preparar
-
Se preparar para as provas e trabalhos ajuda a diminuir o medo. Ao estudar, lendo os textos, revendo suas anotações, a ansiedade tende a diminuir. Em momentos de crise, é importante pensar no que você pode fazer no presente para se preparar.
- Realizar alguma atividade com a qual você se identifique
-
Às vezes também é necessário focar em outras coisas além dos compromissos. Uma aposta interessante é encaixar em sua rotina atividades que você curta fazer. Seja praticar um esporte, tocar um instrumento, ler livros, qualquer coisa que possa te distrair por um tempo.
- Manter seu ambiente de estudo limpo e organizado
-
Algumas pessoas não conseguem ser produtivas em lugares bagunçados. Tirar um tempo para organizar e limpar o local de estudos, seja uma mesa ou um cômodo, pode trazer benefícios na hora de realizar as tarefas, uma vez que ajuda no equilíbrio emocional.
- Respirar
-
Pode parecer simples e clichê, mas a respiração pode ajudar muito em momentos de ansiedade, por ser capaz de reduzir as reações do sistema nervoso autônomo. Existem diversos exercícios para controlar a respiração! Um exemplo é inspirar pelo nariz por 4 segundos, segurar o ar por 3 segundos, soltar por 7 segundos e repetir o ciclo quantas vezes necessárias. Esses exercícios podem ser feitos a qualquer hora, mas seus efeitos são potencializados se forem realizados em um lugar tranquilo e silencioso.
- Procurar Um Profissional
-
Caso as crises de ansiedade sejam constantes e muito prejudiciais ao seu desempenho, consultar um profissional é a melhor alternativa. Procure um psicólogo ou um médico e exponha seus sintomas de forma transparente, para receber um diagnóstico que possa realmente ajudar.
Todas essas atitudes podem ser adaptadas para a forma que funcionar para você. Algumas podem ajudar e outras não. O importante é testar alguns métodos com o objetivo de controlar a ansiedade e achar o mais eficaz para você. Não hesite em procurar ajuda!