Her Campus Logo Her Campus Logo
Wellness > Mental Health

8 Hábitos Que Podem Melhorar Sua Saúde Mental

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Quando se fala sobre saúde e hábitos saudáveis, normalmente pensamos só no nosso físico, mas a saúde mental também merece a mesma importância.  Nos últimos tempos, o crescimento de doenças como depressão, ansiedade e burnout tem sido preocupante, e por isso é necessário que as pessoas se informem mais sobre como tratar e principalmente prevenir esses transtornos. 

Ter  uma saúde mental em dia não é sinônimo de estar feliz o tempo todo, mas sim de ser positivo e ver o lado bom da vida mesmo em meio às dificuldades. Significa usar a mente a seu favor, não ser usado pela sua mente, e aprender a lidar com as emoções.

Pensando nisso, separamos uma lista de 8 hábitos que podem te ajudar a melhorar sua saúde mental:

  • Durma pelo menos 7 horas por noite: 

Um dos hábitos mais importantes para a nossa saúde mental é dormir bem. Uma boa noite de sono é capaz de revigorar o nosso corpo e mente, trazendo a sensação de descanso e ânimo no dia a dia. Noites mal dormidas podem gerar mal humor, indisposição, baixo rendimento, prejudicar o nosso raciocínio lógico, mente inquieta e diminuir a imunidade. 

O recomendado é dormir regularmente de 7 a 9 horas de sono por dia, podendo esse número variar para algumas pessoas e dependendo da  idade. Horas de sono não são  “tempo perdido”. Uma mente descansada é a garantia de uma mente eficiente, ou seja, é ganhar tempo. 

  • Pratique atividades físicas regularmente:

Não subestime o poder do exercício físico. É fundamental para a sua saúde como um todo priorizar a atividade física em sua rotina. Além de ser responsável pela produção de serotonina (hormônio da felicidade) e aumentar a autoestima, é comprovado cientificamente que o exercício físico é a primeira linha de tratamento de ansiedade, dores crônicas, depressões leves, transtornos pré-menstruais e várias outras condições clínicas. 

Tornar a prática de atividades físicas um hábito ajuda a fortalecer o corpo, aumenta a imunidade e ajuda na prevenção de doenças cardíacas. Corpo e mente em sintonia são fundamentais para manter uma boa saúde mental.

  • Não seja multitarefas:

O cérebro não consegue fazer com eficiência mais de uma coisa ao mesmo tempo, a menos que a segunda coisa seja algo que não precise de tanta atenção, como ouvir música enquanto caminha. Além disso, as multitarefas empobrecem as reservas de energia do nosso cérebro, criando estresse. Por isso, fazer uma tarefa de cada vez é a melhor opção.

  • Evite procrastinar:

Procrastinar não faz bem para a saúde física e mental. Ela mantém a sua mente ocupada fazendo com que você evite ou postergue fazer alguma coisa e quanto mais você adia algo, mais aquilo fica na sua mente, trazendo ansiedade.

Tentar fazer as coisas imediatamente ou ter uma ordem evita o estresse desnecessário e faz com que você procrastine menos.

  • Tenha uma dieta saudável:

Ter uma alimentação balanceada é necessário para o bem-estar físico e mental do ser humano. É muito importante prestar atenção nas refeições do dia a dia, para evitar ingerir alimentos que fazem mal para a saúde. Dar ao corpo a quantidade certa de aminoácidos, gorduras essenciais, carboidratos complexos, proteínas, vitaminas e minerais melhoram o humor e transmitem uma sensação geral de bem-estar. 

 Por isso, ter acompanhamento de um nutricionista para saber qual o tipo certo de alimentação e dieta para o seu organismo é essencial. O profissional da saúde vai conhecer sua rotina e seus hábitos para montar uma dieta especialmente para você.

Não faz nenhum mal comer algumas besteiras de vez em quando, desde que refeições saudáveis façam parte da sua vida, pois você é aquilo que você come.

  • Tire um tempo da tecnologia:

Embora hoje em dia seja impossível viver sem tecnologia, ela é considerada uma das seis principais causas de atrapalhar a concentração. Ficar um tempo fora da internet, pelo menos algumas horas por semana, permite que o seu cérebro descanse da enxurrada de informações que recebe diariamente.

 Redes sociais como Instagram, Twitter, WhatsApp e Facebook geram constantemente uma quantidade absurda de informações que quando não usadas da maneira certa, podem gerar muita ansiedade e a constante sensação de que você deveria estar onde não está (“FOMO”, sigla em inglês para uma síndrome de ansiedade, que significa “medo de ficar de fora”). Por isso, se você tem o costume de usar excessivamente as redes, pense sobre remanejar o tempo que você dispõe para elas na sua vida. 

  • Pratique Mindfulness (ou atenção plena):

Mindfulness é a prática de se concentrar no agora, sem julgamento e juízo de valor do que se está fazendo. Isso se aplica em tudo, desde as tarefas corriqueiras como lavar louça até em tarefas que exigem mais atenção, como revisar uma apresentação. Evidências científicas comprovam que a prática da atenção plena ou meditar diariamente traz benefícios para o nosso estado emocional e cognição. 

Existem várias maneiras de praticar a atenção plena, o importante é que você quebre os comportamentos e pensamentos automáticos ao longo do dia que podem se acumular, gerando ansiedade e confusão mental, e se concentre em acalmar sua mente e espiríto. 

  • Quando achar necessário, não tenha medo de pedir ajuda!

Por fim, não tenha medo de pedir ajuda. Reconhecer as próprias dificuldades exige muita maturidade e coragem. Ninguém se sente bem o tempo todo, isso é  normal. Quando as coisas estiverem difíceis,  procure  conversar com alguém de confiança. Isso não apenas fará você se sentir melhor, mas também manterá sua mente saudável, pois desabafar é o primeiro passo para a cura das emoções.

 Todo mundo passa por problemas e tem dias ruins, mas é a forma como escolhemos encarar esses desafios que vai dizer se iremos superá-los ou continuar revivendo-os dia após dia. Ninguém tem mais controle da sua mente do que você próprio, escolha colocar sua saúde sempre em primeiro lugar.

————–

O texto acima foi editado por Anna Goudard.

Gostou desse tipo conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais.

Julia Tuma de Queiroz

Casper Libero '25

Estudante de jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, amante da literatura clássica e de jardinagem. Além disso ando por todos os cantos e quando convêm escrevo algumas coisas por aí :)