Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

97 anos de Marilyn Monroe: uma pequena biografia da atriz

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Nascida em 1° de junho de 1926, Norma Jeane Mortensen, tornou-se Marilyn Monroe, um dos maiores símbolos sexuais do século XX. Com uma família problemática, passou grande parte da infância em lares adotivos ou em casa de parentes. Aos 16 anos, uma amiga da família que a acolhera mudou-se de cidade e não a levou, deixando a jovem Norma Jeane para trás. Foi quando seu primeiro casamento aconteceu, com James Dougherty, um marinheiro de 21 anos com quem se relacionava há seis meses.

Depois da transferência de seu marido para o Pacífico Sul, tentou a carreira de atriz. O divórcio e a assinatura do primeiro contrato com a Twentieth Century Fox marcou o ano de 1946. A partir de 26 de agosto daquele ano, com o cabelo tingido de loiro, Marilyn Monroe nasceu. No ano seguinte, sua estreia foi no filme Sua Alteza, a Secretária, no qual teve uma aparição sem créditos como telefonista.

Após esse papel, fez mais duas produções: Torrentes de Ódio e Idade Perigosa, sem grandes destaques. Depois do cancelamento de seu contrato pela Fox, a aspirante a atriz ficou seis meses na produtora Columbia. Sem dinheiro, posar nua foi a solução. Depois disso, seu sucesso cresceu e, em 1951, foi protagonista em O Segredo das Viúvas.

A partir de então, o nome Marilyn Monroe na fachada de cinemas dos EUA era sinônimo de sucesso de bilheteria e o símbolo sexual do século chegou a ser capa da primeira revista Playboy da história em 1953.

Casou-se com a lenda do beisebol Joe Di Maggio. Devido ao ciúme do jogador, o matrimônio durou nove meses e terminou no mesmo ano em que se iniciou, 1954. Dois anos depois, teve núpcias com o dramaturgo Arthur Miller, de quem engravidou. No entanto, após perder o bebê em 1961, ambos se separaram. Esse também foi o ano de seu último filme, Os Desajustados

O famoso “Happy Birthday Mr. Presidente” (feliz aniversário senhor presidente, em tradução livre) aconteceu em 1962, na celebração do aniversário de John F. Kennedy, no Madison Square Garden, em Nova York.

Em 4 de agosto de 1962, faleceu aos 36 anos em sua cidade natal, Los Angeles, onde traçou seus caminhos, lutou por seus sonhos, pediu respeito e foi aclamada, desejada e reprimida.

Cinco filmes que ninguém pode deixar de assistir

A carreira de uma década da glamurosa atriz rendeu trabalhos icônicos (e sua história rendeu muitas biografias) que todo mundo deveria assistir. Aqui vão cinco indicações imperdíveis:

Como Agarrar um Milionário (1953)

Três modelos, dentre elas Pola Debevoise (Marilyn Monroe), alugam um apartamento de luxo em Manhattan, Nova York, com o intuito de atrair maridos milionários. Porém, na sua caçada por homens abastados, acabam encontrando apenas golpistas ou esquisitos. Assim, a situação das três complica e, quando apaixonam-se por homens sem dinheiro, precisam tomar uma decisão: o verdadeiro amor ou o luxo?

Os Homens Preferem as Loiras (1953)

Lorelei (Monroe) e sua amiga Dorothy são dançarinas que vão a Paris num cruzeiro financiado pelo noivo da personagem de Marilyn. Entretanto, seu futuro sogro desconfia de sua fidelidade e envia um detetive para observá-la. Esse enredo rende muitas confusões em alto-mar e uma das cenas mais icônicas da carreira da atriz: a performance da música “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”.

O Pecado Mora ao Lado (1955)

O editor de livros Richard Sherman (Tom Ewell) despacha sua esposa e filho para o interior e passa o verão de Nova York sozinho. Enquanto está lendo um livro sobre a probabilidade de o homem ser infiel após sete anos de casamento – exatamente o seu número de bodas – questiona-se se “pulará a cerca” com a bela vizinha do andar de cima, vivida por Marilyn Monroe.

Então, convida a moça para tomar um drink em seu apartamento. Uma amizade nasce, mas, enquanto a jovem não está interessada romanticamente, Richard alimenta uma atração incontrolável por ela, levando a momentos de paranóia e delírios sobre traição e desejo.

O filme inclui a clássica cena do vestido branco de Marilyn voando sobre o vento das grades do metrô nova-iorquino.

Quanto Mais Quente Melhor (1959)

Considerado “a melhor comédia de todos os tempos”, Quanto Mais Quente Melhor conta a história de dois músicos de jazz que testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, executado pela máfia na Chicago de 1929. Para escapar da perseguição dos gângsters, ambos se vestem de mulher, mudam-se para a Flórida e, lá, passam a fazer parte de uma banda só de mulheres.

Os dois enfrentam muitos problemas e fazem muitas trapalhadas ao longo de todo o filme. Um deles, Joe, finge ser um milionário para conquistar a cantora sexy Sugar (Monroe). Já Jerry é perseguido por um verdadeiro milionário.

Extra para os fãs de Monroe: Sete Dias com Marilyn (2011)

Esse é protagonizado por Marilyn Monroe de uma maneira diferente. No caso, Michelle Williams que dá vida à famosa atriz durante um período bastante conturbado de sua vida, a gravação do filme O Príncipe Encantado. Ambientada durante uma semana do verão de 1956, a produção conta os bastidores da estadia de Marilyn em Londres, quando teve um suposto caso com um assistente de produção chamado Colin Clark (Eddie Redmayne).

Tudo isso aconteceu em meio à sua lua de mel com Arthur Miller (Dougray Scott), que deixou a Inglaterra durante as filmagens. Nesse período, Clark mostra os prazeres da vida britânica, enquanto acompanha uma estrela que quer fugir dos holofotes e da pressão de seu trabalho.

Com esse papel, Michelle Williams foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

—————————————–

O texto acima foi editado por Ana Luiza Sanfilippo.

Gostou desse tipo de conteúdo? Veja mais em Her Campus Cásper Líbero!

Giulia Howard

Casper Libero '24

Jornalism student at Casper Libero who loves to talk about movies, tv series, books and anything related to entertainment and culture.