Após anos afastado das telas, Brendan Fraser tornou-se a grande estrela de A Baleia (em inglês, The Whale) – filme dirigido por Darren Aronofsky, diretor conhecido por obras controversas, como Cisne Negro (Black Swan, 2010). O longa-metragem aborda a vida de um professor de inglês, Charlie, que vive com obesidade mórbida, alimentação compulsiva e problemas psicológicos. Ele não procura tratamento: apenas recebe ajuda em casa da sua amiga enfermeira, Liz (Hong Chau). Apresentando dificuldades para andar e socializar, o protagonista que apenas se aproximar de sua filha Ellie (Sadie Sink) antes de seu trágico fim.
De bilheteria, o filme alcançou a marca de mais de US$36 milhões dividindo opiniões: ele trata de um assunto extremamente delicado: a obesidade, que para muitos, foi abordado de maneira desumanizada, e gerou algumas polêmicas. Entenda agora algumas delas.
RepresentAÇÃO duvidosa
Uma das controvérsias de A Baleia envolve a acusação de fat shaming – termo em inglês que faz alusão ao sobrepeso de uma pessoa, fazendo-a se sentir culpada e envergonhada por sua condição. Além disso, o título do filme remete a um animal com corpo gordo, cujo termo é utilizado como uma forma de opressão no Brasil.
Outro fator que remete a essa ideia é o retrato de Charlie como algo assustador, com cenas lentas e escuras quando ele anda ou come, tendo até troca da trilha sonora por músicas mais densas.
DRAMA EXCESSIVO
A Baleia nos faz criar uma empatia pelo personagem principal por pena, com muitas cenas apelativas e melodramáticas. Isso é destacado no ambiente em que Charlie vive, com luz baixa, corredores apertados e estantes com muitos livros. O protagonista também é retratado como vítima e não tem qualquer reação aos insultos e comentários ofensivos que recebe, sempre pedindo desculpas.
Segundo Caio Coletti, crítico do site de entretenimento Omelete, ”esta é uma história que nos diz que Charlie é vítima, inspiração e monstro, tudo ao mesmo tempo – canonizando-o como exemplo de humanidade e interação compassiva ao mesmo tempo que transforma o seu corpo em um espetáculo de horror escatológico”.
Do ostracismo à consagração
Brendan Fraser, o ator que dá vida ao protagonista Charlie, é conhecido por estrelar os filmes George, o Rei da Floresta (George of the Jungle, 1997) e A Múmia (The Mummy, franquia dos anos 2000). Ele ficou um longo período sem estar em grandes produções por diversos problemas pessoais (inclusive por ter sofrido assédio) e teve sua volta triunfal com um papel transformador e desafiador em A Baleia.
Para muitos, o único acerto foi a brilhante interpretação de Fraser, que ganhou o prêmio de Melhor Ator na 95° cerimônia do Oscar em 12 março de 2023. Segundo o site Rotten Tomatoes, especializado em críticas e análises de filmes, A Baleia recebe apenas 65% de aprovação de críticos.
—————–
Esse texto foi editado por Diovanna Mores Monte.
Gostou do conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais.