Neste domingo, 12, ocorreu a 95º edição do Oscar no Dolby Theatre de Los Angeles, na Califórnia. A cerimônia foi ser comandada pelo apresentador, produtor e comediante, Jimmy Kimmel, pela terceira vez. Filmes como Avatar: O caminho da água, Top Gun: Maverick e Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo, concorreram às estatuetas.
O Oscar há décadas prestigia produções cinematográficas e se tornou o evento mais importante para o cinema mundial. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ou apenas Academia, é a organização que criou a premiação, organiza as votações e o evento até hoje.
O surgimento da Academia
O diretor da produtora e distribuidora de filmes Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Louis B. Mayer, em 1927, reuniu em um jantar diversos convidados influentes da indústria cinematográfica que discutiram sobre criar uma organização para benefício da indústria.
Uma semana depois, outro jantar foi feito no Ambassador Hotel, em Los Angeles, e reuniu 36 pessoas do ramo cinematográfico que tiveram a ideia de fundar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e elegeram o ator Douglas Fairbanks como primeiro presidente.
A organização tinha o objetivo de criar um método de honrar as produções de destaque e incentivar mais obras de qualidade. Mayer também queria impedir a criação de um sindicato de atores, diretores e roteiristas para não ter que cumprir com os direitos trabalhistas, de acordo com o portal de notícias Showmetech.
Foi estabelecido que a Academia iria instituir um prêmio anual. Em 1928, aconteceu o primeiro comitê da organização e sete pessoas sugeriram para a Diretoria que a premiação deveria ter 12 categorias.
A criação da estatueta
Segundo um documento oficial divulgado pela Academia, o diretor de arte da MGM, Cedric Gibbons, desenhou um cavaleiro segurando uma espada em pé, em frente a um rolo de filme. O rolo de filme possui cinco furos que representam os ramos profissionais da Academia – atores, diretores, produtores, técnicos e roteiristas – e a espada simboliza a proteção para o bem-estar e avanço da indústria. O escultor George Stanley ficou encarregado de transformar o desenho em estatueta e colocou o rolo de filme sob os pés do cavaleiro.
O prêmio foi criado e o seu nome oficial é Prêmio de Mérito da Academia, o seu apelido, Oscar, não tem uma origem clara. Há uma história popular que a diretora executiva da época, chamada Margaret Herrick, olhou a estátua e falou que ela lembrava o seu tio Oscar. Em 1939, a Academia atribuiu oficialmente o apelido à estatueta, já que o nome já havia se popularizado, de acordo o site oficial da organização.
As primeiras edições da premiação
A primeira edição do Oscar aconteceu no dia 16 de maio de 1929, no Hollywood Roosevelt Hotel e 270 pessoas compareceram, a premiação durou 15 minutos e foi, na verdade, um jantar. Os filmes indicados foram lançados entre 1927 e 1928, os ganhadores já tinham sido anunciados três meses antes e o longa-metragem ganhador na categoria de Melhor Filme foi Asas (1927).
No ano seguinte, os ganhadores só foram anunciados no dia, mas a lista dos ganhadores já tinha sido enviada para os jornais para a publicação imediata após o final da cerimônia. Em 1940, o jornal Los Angeles Times publicou a lista antes do começo do evento e, após o incidente, a Academia tomou a decisão de só divulgar os vencedores no palco da premiação.
A partir da segunda edição, uma rádio de Los Angeles começou a transmitir simultaneamente os acontecimentos da noite. Em 1953, a cerimônia foi televisionada para os Estados Unidos e Canadá. A primeira transmissão em cores aconteceu em 1966 e, três anos depois, o Oscar foi transmitido mundialmente. No Brasil, a primeira exibição foi pela TV Tupi, em 1970.
O Oscar atualmente
A premiação, desde 2002, é sediado no Dolby Theatre, com capacidade de 3.400 pessoas e com duração de mais de uma hora. Ao longo dos anos, foram adicionadas mais categorias e, atualmente, existem 23. Segundo o portal de noticiais Splash, a Academia, atualmente, tem cerca de 8.500 membros de diferentes países e cargos na indústria cinematográfica
Existem diversas regras de elegibilidade para um filme ser indicado, umas das regras é ele ter sido exibido e ter ficado sete dias em cartaz no Condado de Los Angeles, além de ter mais de 40 minutos de duração.
Há mais de 80 anos, a Academia usa o sistema de votação organizado pela empresa de consultoria e auditoria, PricewaterhouseCoopers (PwC), que tabulam os resultados a mão e esse processo leva mais de 1700 horas, de acordo com a revista Galileu.
Após o Oscar ter sido criticado, em 2016, por não indicar nenhum ator ou atriz negro, latino ou asiático pelo segundo ano consecutivo, a Academia promoveu novas regras de elegibilidade na categoria Melhor Filme para estimular a representação e inclusão e, a partir de 2024, o filme deve, no mínimo, cumprir duas das quatro regras.
————————-
O artigo acima foi editado por Juliana Santos.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!