O artigo abaixo foi escrito por Isabela Cucolicchio e editado por Giulia Howard.
Nos últimos tempos tem sido quase impossível se “livrar” da música que se manteve nos top hits do Spotify por 20 dias seguidos. “Acorda Pedrinho” da banda curitibana Jovem Dionísio despertou a curiosidade em todos aqueles que a ouviram e alguns dos maiores questionamentos que apareceram foram “Quem é o Pedrinho?”; “Por que ele precisa acordar?”; “Que campeonato é esse?’ Bom, vamos entender.
A banda
A Jovem Dionísio é formada por quatro integrantes: o vocalista Bernardo Pasquali (Belni), o baixista Gustavo Karam, o tecladista Bernardo Hey (Ber Hey), o guitarrista Rafael Mendes (Fufa) e o baterista Gabriel Mendes (Mendão).
Os cinco são amigos de infância e estudaram juntos em um colégio em Curitiba, porém só começaram a tocar na época de faculdade, em bares, festas e cervejadas. Naquele tempo, ainda não produziam nenhuma música autoral, o repertório se restringia a covers de outros artistas.
Foi só em 2019 que começaram a lançar suas próprias músicas. Então, em abril daquele ano, durante o planejamento do que seria o primeiro EP da banda “Dança Entre Casais”, eles decidiram atualizar o nome da banda, antes nomeada “Huff”.
Nos tempos de faculdade, os integrantes da banda frequentavam uma lanchonete chamada “Aquarius”, mais conhecida como “bar do Dionísio”, que era o nome do dono.
No momento de decidir qual novo nome adotariam para o lançamento do primeiro EP, resolveram homenagear o dono do bar preferido deles. Assim surge a “boy band de boteco”, Jovem Dionísio.
A trajetória
A Jovem Dionísio surgiu pouco menos de um ano antes da pandemia. Nesse período, os meninos lançaram uma série de singles, inclusive em parcerias com outros artistas da “Nova MPB”.
Uma das músicas que mais teve sucesso nesse primeiro momento foi “Pontos de exclamação” – mas ainda muito menor do que o sucesso que viria a ser “Acorda Pedrinho” – e chegou a ganhar um remix do Vintage Culture e Future Class.
Em 2020 os curitibanos também estabeleceram uma parceria com o grupo carioca “Do Gilsons” e lançaram a música “Algum ritmo em comum” que também teve boa repercussão.
Quem é o Pedrinho e porque ele precisa acordar?
“O Pedrinho é um grande amigo nosso. Ele frequenta o bar [do Dionísio], já conhece a gente faz bastante tempo de lá. Sempre dá risada junto, joga sinuca junto”, contou Karam em entrevista à CNN.
O senhor, com seus 60 e poucos anos, é conhecido pelos frequentadores do local pelo hábito de tirar um cochilo sentado em uma mesa do bar. Ele precisa acordar, segundo a música, “porque hoje tem campeonato”, o que se refere aos campeonatos de sinuca que acontecem no famoso bar.
No dia 15 de março de 2013, bem antes de a banda existir, um frequentador do bar postou uma foto dele dormindo na cadeira com a legenda: “Aniversário do Pedrinho, mas ele não aguentou”.