A filha de Bruce Willis, Rumer Willis, anunciou em seu perfil do Instagram a aposentadoria do pai. No post feito dia 30 de março, ela informou aos fãs do ator que ele foi diagnosticado com afasia. Após a divulgação do diagnóstico, a doença ganhou maior visibilidade na mídia.
A afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a comunicação, podendo dificultar a fala e a compreensão de sons e imagens. A condição pode ser associada a traumas, tumores e, principalmente, ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Existem dois tipos de afasia, a mais grave é denominada primária. Nesse caso, ela é causada por doenças degenerativas, apresentando maior perigo ao paciente diagnosticado, uma vez que leva os neurônios a se degradarem progressivamente. O tratamento é extremamente difícil, podendo-se apenas retardar a degeneração e amenizar os sintomas. A cura total ainda não é possível.
Outra forma da doença é a afasia secundária, que está relacionada a traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais e doenças infecciosas. Nesse grau, a afasia possui as mesmas consequências da primária, porém, por meio de tratamentos com fonoaudiólogos e neurologistas, o paciente é capaz de recuperar os seus sentidos de forma parcial ou até total.
Além de Bruce Willis, outros famosos também já foram diagnosticados com afasia, dentre eles, Emilia Clarke, Sharon Stone, Kate Walsh e Alicinha Cavalcanti (que foi vítima de afasia progressiva, aos 58 anos).
———-
O artigo acima foi editado por Giulia Howard.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!