Em março de 2012, a ONG Amigos de São Francisco nascia pela grande paixão que a idealizadora do projeto tinha por animais. Tudo começou quando resgatou o primeiro animal próximo a sua casa de campo (e que está com ela até hoje!). Aos poucos, outros pedidos de resgate aconteceram e novos peludos foram acolhidos, sendo cuidados antes de serem colocados para adoção em lares temporários. Vendo o tamanho da família de quatro patas que havia formado, logo, foi necessário buscar um espaço maior para cuidar de todos os animais e, assim, levando o nome daquele que é considerado o maior protetor de animais, São Francisco, a ONG abriu suas portas com o grande ideal de lutar incansavelmente para mudar os tristes destinos de abandono, maus tratos e crueldade.
Hoje, atuam em um sítio que comporta mais de 100 gatos e cachorros, onde os protegidos são castrados, para garantir o bem-estar do animal, o controle de natalidade, e certificar de que estão vacinados e vermifugados para ficarem saudáveis e estarem preparados para encontrar em um lar, levando alegria para a casa das pessoas. E, para tornar tudo isso possível, a família Amigos de São Francisco é composta por adotantes, voluntários, padrinhos e parceiros.
Dessa forma, há diversas maneiras de ajudar a organização para manter e aumentar o número de resgates e adoções. É possível proporcionar um lar temporário para um peludo, o abrigando em sua casa de acordo com o perfil e tempo determinados por você, ajudando-o a ficar pronto para uma futura adoção. Além de ajudar a resgatar mais animais, fará toda a diferença no processo de adaptação do peludo a um novo lar. Também pode-se apadrinhar, ao escolher um animal no site oficial da ONG e doar a quantia que puder mensalmente para pagar seus gastos, além de receber notícias do peludo, tornando-o seu protegido.
A ajuda financeira também é sempre bem-vinda e faz grande diferença para a ONG, já que consomem por volta de uma tonelada de ração por mês, além de um orçamento com grandes gastos de veterinários, medicamentos, etc. Também é possível ser um voluntário, em eventos que ocorrem na sede, em Ibiúna, e em São Paulo, ajudando na organização das feiras de adoção, visita de mutirão no sítio e organização dos bazares feitos a cada seis meses, em média, que podem ser tanto de doações quanto de produtos exclusivos da marca. Inclusive, alguns influenciadores ajudam na divulgação destes eventos, bem como na arrecadação de roupas que são vendidas no bazar.
E, por fim, também é possível fazer uma parceria com empresas ou instituições, para que, juntos, promovam campanhas de doações, divulgação e criação de produtos em conjunto, realização de dias de voluntariado para a equipe e muito mais. Há diversas possibilidades de parcerias, não só uma única maneira de eleger como serão feitas. Então, toda proposta é válida e a organização abre espaço para estudar e analisar as possibilidades de parceria. Além disso, existem marcas que doam uma porcentagem do lucro da venda de determinado produto que é feito em parceria com a ONG, como camisetas com o logo da Amigos de São Francisco, ou fazem doação de produtos para que a organização venda e fique com 100% do lucro.
E esse acaba sendo um dos principais desafios da organização: a captação de recursos, já que a ONG tem custos muito altos de estrutura e manutenção dos cuidados com os pets. Para conseguir manter os animais, conforme o propósito de garantir o bem estar e os tratamentos necessários, permitindo que continuem lutando para manter a ONG e o caixa, a Amigos de São Francisco vive basicamente de doações mensais de pessoas físicas e de empresas e aporte do governo.
Em 10 anos de história, mais de 2.700 casos de amor, generosidade, gratidão, companheirismo e fidelidade começaram com a adoção, proporcionando um recomeço para aqueles que um dia já sofreram muito com a indiferença dos humanos.
Assim, a principal lição que a Amigos de São Francisco teve em sua trajetória, foi entender que é possível fazer a diferença na vida de muitos animais, por meio do trabalho de formiguinha para ajudar na situação de animais abandonados, bem como da busca de continuar a construir relações de confiança e colaboração de tantos amantes de animais que acreditam no projeto, ajudando a transformar o mundo e diversas famílias que passam a viver uma relação de amor incondicional e companherismo. E a expectativa da ONG é continuar a manter o trabalho, com o propósito de transformar, cada vez mais, a vida desses animais.
Quer saber mais sobre a ONG e quer ajudar nessa causa? Confira a vaquinha organizada pela Her Campus Cásper Líbero, em conjunto com outras entidades da Faculdade Cásper Líbero, para auxiliar no pagamento de 7 castrações ou 70 doses de vacina. Contamos com a sua colaboração! E claro, não deixe de conhecer o site da Amigos de São Francisco, quem sabe você encontra um peludo para chamar de seu :)
O artigo acima foi escrito por Barbara Eliza, com edição de Ysadhora Medeiros. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira a Her Campus Cásper Líbero para mais!