Larissa de Macedo Machado, conhecida por nós, brasileiros, como Anitta, completa 30 anos hoje, dia 30 de março. Sendo uma das maiores cantoras pop no Brasil, Anitta coleciona em sua carreira prêmios, eventos e músicas de sucesso, somados aos seus trabalhos como atriz, dançarina, compositora, influenciadora e empresária.
Como tudo começou?
Quando ainda era chamada de Larissa e morava em Honório Gurgel (RJ), a cantora iniciou sua vida na música cantando nos corais da igreja. Após um tempo, quando já era adolescente, começou a postar seus vídeos cantando no Youtube. Nessa época, durante 2009 e 2010, Anitta começou a fazer shows em casas noturnas e bailes funk. Tudo isso chamou a atenção da produtora Furacão 2000. Lá, suas primeiras canções lançadas foram “Eu Vou Ficar”, “Fica Só Olhando” e “Proposta”.
O Ano em que Tudo Mudou
Em 2013, após encerrar o contrato com a Furacão 2000, Anitta assina com a Warner Music e lança seu primeiro álbum, intitulado com o seu nome artístico. Nele, a cantora nos apresenta “Meiga e Abusada” (com clipe gravado em Las Vegas), “Zen”, “Menina Má” e seu hit “Show das Poderosas”, que lhe rendeu a segunda colocação na Billboard Hot 100 Brasil. No mesmo ano, o álbum foi indicado ao Grammy Latino.
Início da Fama
Em 2014, Anitta começa a se auto empresariar e lança as músicas “Ritmo Perfeito”, “Na Batida” e “Cobertor”, com feat do cantor Projota. Em 2015, lança Bang!, seu segundo álbum, com músicas como “Bang!”, “Deixa Ele Sofrer” e “Essa Mina É Louca”. Em outubro de 2015, a artista ganhou o EMA Worldwide Act Latin America, sendo a primeira artista brasileira a ganhar o prêmio.
Carreira Internacional
Em 2016, Anitta deu início à sua carreira internacional com o single “Sim ou Não” em parceria com o cantor colombiano Maluma. No mesmo ano, participou da abertura da Olimpíada de Verão sediada no Brasil, cantando ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Em 2017, além de feats nacionais como com Nego do Borel, Simone e Simaria e Wesley Safadão, a cantora lança seu primeiro single em inglês com Iggy Azalea, “Switch”.
Checkmate
Em setembro de 2017, Anitta lança o projeto intitulado Checkmate, no qual, até o final do ano, lançaria um single por mês. Assim, em setembro ela lança “Will I See You”, em outubro, “Is That For Me”, em novembro, “Downtown” e, em dezembro, “Vai Malandra”, com participação de MC Zaac e Tropkillaz.
Kisses
Em 2019, a cantora lança seu primeiro álbum trilíngue (português, inglês e espanhol): Kisses. Nos Estados Unidos, o álbum atingiu a quarta posição nas paradas musicais Latin Pop Albums e a décima sexta na Top Latin Albums, ambas da Billboard. Na Espanha, o álbum chegou a quadragésima sexta posição na lista da PROMUSICAE. No mesmo ano, Anitta participou de uma série de feats com artistas como Ludmilla, Kevinho, Rita Ora, Léo Santana, Black Eyed Peas e, até mesmo, Madonna.
Em novembro, participou da abertura da final da Copa Libertadores da América, no Peru, ao lado do cantor colombiano Sebástian Yatra e dos cantores argentinos Fito Páez e Tini, interpretando a canção “Y Dale Alegría A Mi Corazón”.
Durante a pandemia
Em fevereiro de 2020, Anitta participa de quatro episódios da novela Amor de Mãe e, em maio do mesmo ano, estreia seu programa no Multishow: “Anitta Dentro da Casinha”.
Novamente com parcerias, a cantora lança no final do ano Versions of Me, que inclui a música “Me Gusta”, com Cardi B e Myke Towers, lhe rendendo pela primeira vez uma música na Billboard Hot 100 dos EUA e “Girl From Rio”, uma releitura de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim.
Anitta hoje
Em 2022, Anitta entra para o Guinness Book como primeira cantora latina a ter uma canção no topo do Spotify Global. A canção é “Envolver”, lançada no final de 2021. Essa mesma canção lhe rendeu outros prêmios como melhor clipe de música latina no Video Music Awards (VMA), melhor artista latino no MTV Europe Music Awards e no American Music Awards (AMA). No início do mesmo ano, Anitta lança “Boys Don’t Cry”.
Em 2023, revistas como Forbes e Vogue mencionam Anitta como uma das artistas mais influentes e bem sucedidas do Brasil e do mundo, com milhões de seguidores nas redes sociais e uma base de fãs leal em todo o planeta.
O artigo editado por Ana Luiza Sanfilippo.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira mais em Her Campus Cásper Líbero!