Publicado em 21 de fevereiro de 2012, o livro “Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo” conta a história de dois adolescentes mexicano-americanos. Após criarem um vínculo intenso em um encontro no verão, os melhores amigos acabam se apaixonando.
Após se encantar com a história em 2014, a cineasta Aitch Alberto comprou os direitos do romance e em 2016 convidou o ator e compositor Lin-Manuel Miranda para ajudá-la a desenvolver o projeto. A adaptação foi confirmada tempos depois pelo autor, Benjamin Alire Sáenz, em julho de 2020.
Já em outubro de 2021, foram revelados os atores que dariam vida aos protagonistas: Max Pelayo e Reese Gonzales, interpretam respectivamente Aristóteles Mendoza e Dante Quintana. Durante o período de filmagens, Benjamin Alire Sáenz publicou a continuação da obra. “Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo” foi responsável por deixar os fãs ainda mais ansiosos para ver seus personagens favoritos nas telas de cinema.
Em comemoração a estreia do filme no Festival Internacional de Cinema de Toronto, na última sexta-feira (09), a Variety divulgou com exclusividade uma cena do longa. O trecho mostra os protagonistas se conhecendo pela primeira vez em um clube de natação. A relação dos dois começa quando Dante percebe que Aristóteles não sabe nadar e se oferece para ajudá-lo.
“Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo” é um marco para o esforço de Hollywood em ampliar as histórias em destaque. O filme é ambientado em El Paso, uma cidade do Texas frequentemente ignorada pela indústria, retrata um relacionamento LGBTQIA+ em 1987 além de marcar a estreia de Aitch Alberto, cineasta transgênero, como diretora de uma ilustre produção cinematográfica.
Na última terça-feira (13), Alberto comemorou o sucesso da adaptação em suas redes sociais. O filme estreou com 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes. O autor não poupou elogios à diretora ao publicar a notícia em seu Instagram.