Não é de hoje que vemos filhos de celebridades ascendendo nas Indústrias por conta da fama de pais e parentes. No entanto, esse fenômeno ganhou uma atenção ainda maior nas redes sociais, devido ao termo “Nepobaby”, criado pela Gen-Z, derivado da palavra nepotismo.
O mundo da moda é um dos mais citados quando falamos no assunto. Bella e Gigi Hadid, Kendall Jenner, Kaia Gerber, Hailey Bieber e tantas outras modelos conhecidas mundialmente devem essa fama a parentes. Mas afinal, porque esse fenômeno é tão comum e como isso vem se tornando um problema?
A presença de um pai ou mãe influentes nas grandes indústrias facilita muito a vida de seus filhos, os colocando em contato com a fama e o sucesso desde cedo. Com isso, surge a grande dúvida se o nepotismo supera a necessidade de ter talento.
Para ilustrar isso podemos pensar na Gisele Bünchen. As chances de uma jovem de Horizontina (RS) ser descoberta aos 13 anos por uma agente e se tornar uma das maiores modelos do mundo são mínimas. Apesar desta história ter acontecido, Gisele teve que passar por muitas crises até chegar onde está hoje, e não há dúvidas sobre o fato que o que a levou lá foi seu talento.
No entanto, pensando na Kendall Jenner, por exemplo, a história muda, e muda muito. Como alguém que sempre esteve inserida neste mundo, ela nunca de fato teve que se esforçar para conseguir seu espaço nas passarelas de grandes marcas. O grande problema não é se ela tem talento ou não, mas sim o fato que isso não foi um pré-requisito para ela chegar onde está hoje.
Ainda podemos conectar isso tudo com a visão popular de que a moda é um universo elitista, pois se os maiores nomes atuais dessa indústria foram beneficiados por esse fenômeno, vemos que a bolha é cada vez mais fechada e se torna extremamente difícil para alguém de fora dela entrar, apesar de qualquer talento que possua.
Por outro lado, algo que contribui com a visão negativa que o público tem de nepo babies é a falta de autorreconhecimento de seus privilégios. Lily Rose Depp foi fortemente criticada após comentar sobre sua visão do nepotismo, dizendo que: “É estranho para mim, reduzir alguém a ideia de que eles apenas são bons por causa de algo geracional. Se os pais de alguém são médicos e o filho também se torna um, ninguém vai dizer que ele é bom apenas porque os pais são doutores.”
No entanto, também não dá só para criticar, afinal, ninguém rejeitaria a oportunidade de pular a parte difícil para apenas desfrutar os benefícios de uma vida bem sucedida. Mas isso também nos permite olhar com um tom mais crítico para as nepo babies que o mundo tanto acompanha, e decidir quem realmente faz por merecer.
Um grande exemplo, dentro do backstage da moda, de quem usa seus benefícios de forma notável é Stella McCartney, filha de uma das maiores estrelas da música, Paul McCartney. A estilista usou a influência de seu pai para criar uma marca de luxo, no entanto, ela também concilia o sucesso da marca com seus princípios, buscando ser sustentável e fazendo o que pode para colaborar com a preservação do meio ambiente.
————————-
O artigo acima foi editado por Juliana Santos.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!