Her Campus Logo Her Campus Logo
Logo from the brazillian reality show \"Big Brother Brasil
Logo from the brazillian reality show \"Big Brother Brasil
Globo
Culture > Entertainment

BBB21: Assuntos E Debates Que O Reality Dispertou Na Sociedade

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O Big Brother é um reality show muito comentado por grande parte da população brasileira, ainda mais em tempos de pandemia, já que o programa se tornou um grande foco de entretenimento para muitas pessoas durante 2020 e 2021, aumentando a quantidade de engajamento nas redes sociais. Além disso, a divisão entre famosos (camarote) e anônimos (pipoca) estimulou a curiosidade de muitos telespectadores. É comum escutarmos que os conflitos e discussões que aparecem dentro da casa reverberam a nossa sociedade, pois cada participante espelha contextos, posicionamentos e histórias de vida de diversas regiões. 

A experiência de participar do BBB pode contribuir com o surgimento de novas personalidades que antes eram anônimas aos holofotes midiáticos. Para os famosos é uma chance de mostrar seu trabalho em rede nacional. O programa passou a ser muito mais do que entretenimento, é uma ponte muito importante para discussões reais sobre problemas existentes em nossa sociedade que alcançam uma repercussão maior por serem mostrados na TV, de acordo com a Rede Globo 40 milhões de pessoas assistem o programa diariamente.

Criou-se um espaço de discussão e aprendizado para grande parte da população, as pessoas se juntam para comentar, produzir conteúdo, sobre os assuntos que aparecem no programa. Diversas pautas e visões de mundo são repensadas e confrontadas, o público julga entre o certo e o errado. O reality acaba sendo uma vitrine avaliativa ao refletir as crenças e valores do próprio telespectador e dos indivíduos da casa. E para os participantes é um momento de muito crescimento pessoal, autoconhecimento e apontamentos, já que passam por diversos ensinamentos e saem da caixa, de seus ambientes conhecidos, para enfrentarem novos desafios e situações que antes nem imaginavam. Nota-se que o processo de desconstrução e de aprendizados é contínuo.

A edição deste ano é a maior da história do reality em termos de audiência, e abordou diferentes reflexões importantes que você  pode conferir agora!

Variações linguísticas

O BBB21 engloba pessoas de diversos lugares e essa diversidade cultural brasileira gerou algumas reflexões. O sotaque nordestino da participante paraibana Juliette foi comentado e imitado por outros jogadores, o que gerou desconforto para muitas pessoas de fora da casa, que já sofreram com a mesma situação, e para a própria paraibana que se sentiu ridicularizada ao ponto de considerar mudar a sua forma de falar. Também debocharam do sotaque caipira do cantor sertanejo Rodolffo, que nasceu no interior de Goiás. 

Esse é um grande problema chamado preconceito linguístico, muitas pessoas são discriminadas pelos seus modos de falar, quando há um estranhamento, os julgamentos de valor aparecem. Muitas pessoas se posicionaram nas redes sociais sobre esse desrespeito cultural e sobre a supremacia de falas consideradas mais corretas, ideia que infelizmente existe em nossa sociedade, como por exemplo as falas da participante Karol ‘’eu sou de Curitiba, tenho muita educação para falar com as pessoas’’ e ‘’Me disseram que lá na terra dessa pessoa é normal falar assim’’, ao se referir ao jeito que Juliette se expressa. 

Esse acontecimento repercutiu e muitos famosos nordestinos também comentaram sobre ter orgulho de suas origens e contra a xenofobia. O Brasil é um país muito rico culturalmente e essas discussões são extremamente importantes para que as variantes linguísticas não sejam apagadas.

Cultura do Cancelamento

Logo nos primeiros dias ficou evidente que a temática da 21ª edição seria a ‘’cultura do cancelamento’’, referente às possíveis críticas massivas e aos boicotes de alguém que na visão do público cometeu um ato considerado errado. O medo de ser cancelado, de desagradar e de não corresponder às expectativas criadas é um sentimento comum entre os participantes do reality. Muitos ficam inseguros e demoram para mostrar quem realmente são com receio dos julgamentos. 

Esse termo surgiu nas redes sociais e foi utilizado dentro da casa em uma roda de conversa, quando alguns participantes falaram que iriam acabar com essa prática. Porém, dentro do programa, alguns assumiram o papel de ‘’cancelador’’, como é o caso da cantora Karol Conká que excluiu Lucas Penteado do convívio da casa. Fora da casa muitos debates foram criados sobre essa cultura que existe e  dependendo da situação pode afetar psicologicamente alguém, já que é uma forma de segregação social. Juliette também sofreu com diversos cancelamentos dentro da casa por sua diferente maneira de agir.

Exclusão

Durante o programa observamos que Juliette e Lucas foram em determinado momento separados do convívio da casa. Suas atitudes e comportamentos não agradaram parte dos participantes. Mas nem todos os jogadores excluíram, alguns tentaram acolher e entender o que estava acontecendo. Lucas saiu da casa por decisão própria depois de não aguentar a pressão psicológica que sofreu. Ele foi bem intenso no jogo, e adotou muitas estratégias equivocadas que impactaram os demais, mas isso não justifica a falta de empatia e acolhimento que os outros tiveram em relação a ele. Mesmo depois de pedir desculpas, ele continuou sendo isolado. 

Dentro da casa, os dois sofreram violências psicológicas, o público reagiu ao bullying nas redes sociais. Juliette também foi excluída por muitos por não compreenderem seus modos de agir e se expressar.

Questões Emocionais

O confinamento pode abrir espaço para exaustões emocionais já que afeta muito os participantes. É uma mudança de rotina repleta de conflitos diários, competições e confrontos de valores. A saudade da família e dos amigos também contribuem para um desgaste. Com a pressão e o estresse é comum as pessoas ficarem mais emotivas, irritáveis, impacientes e nervosas, e ainda, as etapas do jogo, votação e eliminação, causam ansiedade. Cada jogador tem suas histórias de vida, inseguranças, medos, traumas e visões de mundo, que a qualquer momento do jogo podem ser ativados, feridas podem voltar a incomodar e eles tem que saber lidar e enfrentar tudo isso em rede nacional na frente de pessoas desconhecidas que podem julgar ou não. 

Além disso, a aceitação é algo complicado, o tempo todo eles se questionam se estão agindo de maneira certa. Como as emoções ficam à flor da pele, algumas brigas que ocorrem são por motivos pequenos que tomam grandes proporções, como as brigas por comida na cozinha. Qualquer acontecimento pode ser a causa para uma eliminação, e eles pensam nisso o tempo todo. O convívio com pessoas com opiniões diferentes, por 100 dias, no caso dessa edição que vai ser a mais longa, gera muitas discordâncias que favorecem as pressões psicológicas.

 A tensão vivida pode ajudar no desenvolvimento de comportamentos intensos. No BBB21 a ajuda psicológica dentro da casa é muito solicitada e todos os participantes utilizam como forma de enfrentar o que acontece lá dentro e também de lidar com problemas anteriores que são espelhados em suas atitudes, como o Fiuk que já enfrentava depressão e ansiedade.

Espetáculo e Aparências

O conceito de reality traz uma ideia de exibicionismo. Todos quando entram na casa têm consciência de que estão sujeitos a julgamentos do público e por isso em algumas situações buscam agradar. É comum ver em algumas edições a construção de personagens. 

No entanto, essa ideia não se mantém durante o programa, e as aparências não permanecem a longo prazo, já que o confinamento gera uma pressão para que sentimentos e comportamentos comecem a aflorar sem nenhum filtro, alguns são até bem pessoais. É comum também a transformação de identidade durante o surgimento de confrontos e visões diferentes.

Mudanças e Ensimesmamento

Percebe-se que alguns estereótipos são quebrados durante as etapas do jogo. A mesma pessoa que era vista como um herói protagonista pode acabar se perdendo, tornando-se um vilão. O papel que antes era atribuído a alguém é modificado já que as relações e visões são mutáveis. A dinâmica de competição do jogo contribui para o ensimesmamento, quando alguém deixa de pensar no coletivo para pensar só em si. Algumas atitudes acabam sendo individualistas quando os participantes são postos à prova, o jogo força o pensamento de uma busca por sua própria ‘’sobrevivência’’.

Transfobia

Em uma atividade da casa, alguns jogadores homens, depois de serem maquiados pelas mulheres, fizeram um desfile imitando poses consideradas afeminadas. Lumena, uma das participantes, se incomodou com a ‘’brincadeira’’ alegando que para pessoas trans aquele ato poderia representar uma violência, pois muitas passaram por situações reais traumáticas.  

Fora da casa, nas redes sociais, o assunto repercutiu muito e mulheres trans falaram sobre suas experiências e como a atitude do grupo acabou sendo ofensiva. A transfobia é um assunto sério, pessoas enfrentam dificuldades e discriminações diárias. A visibilidade que essa discussão ganhou é muito importante para evidenciar que o preconceito existe e que deve ser entendido para que uma situação como essa não ocorra mais.

Militância e Identidade Racial

No programa, vimos muito Lumena sempre militando a respeito de diversos acontecimentos. A história de vida dela é cheia de embates e defesas e isso se refletiu em sua jornada no BBB. Na internet, vários memes e até um filtro de Instagram foram criados ‘’Lumena não autorizou’’, já que ela dentro da casa era vista como autoritária ao impor padrões de comportamentos, sendo uma cena dela apontando para Juliette bastante divulgada. Esse também foi um assunto que dividiu opiniões na mídia.  Pela quantidade de vezes que ela militou fortemente em alguns momentos ou até na maneira de agir, que foram julgados como ‘’errados’’ pelo público, o termo acabou tornando-se comum, foi banalizado, por algumas pessoas e também bastante avaliado nas redes sociais.  

Sexualidade

O beijo entre Lucas e Gil, assumidamente homossexual, dentro da casa foi visto apenas como uma estratégia de jogo e questionado por alguns participantes, o que afetou muito Lucas já que ele estava na verdade se assumindo em rede nacional como bissexual. Foi um momento muito importante: o primeiro beijo gay da história do programa, mas que foi marcado por julgamentos. Lucas até tentou pedir conselhos de como lidar com o que estava passando, já que estava com medo de não ser aceito fora da casa em sua família, para Lumena, que é lésbica e ‘’entenderia o que ele estava sentindo’’, porém a tentativa falhou,  ela também achou que ele estaria usando o movimento LGBTQ+ de palco. 

Lucas acabou desistindo do programa e o que poderia ser uma conquista acabou sendo julgado dentro da casa. Nas redes sociais muitas pessoas abordaram assuntos sobre a bifobia e apoiaram Lucas que se deparou com muita compreensão, apoio e carinho aqui fora, ao contrário do que imaginava.

Confronto de Realidades

Machismo e racismo também foram questões que surgiram nessa edição. Lucas abordou diversas vezes a pauta do racismo como algo muito forte para ele, já que ele e outras pessoas da casa conhecem bem o que é passar por isso. Os traumas e experiências, que ele teve contribuíram para a formação de uma ideia que não foi aceita pelos outros participantes, separar a casa entre negros e brancos. Lumena e Carla também foram um assunto bastante comentado nas redes sociais, já que as duas tiveram bastante divergências. 

Nego Di fez várias menções machistas ao falar de Thaís Braz e Carla Diaz em diferentes momentos: ‘’a laranja tá descascada, é só tirar o caldo’’, ao comentar sobre a aproximação de Thaís e Fiuk, o perfil dos dois, além de outras pessoas nas redes sociais, se manifestaram contra essa atitude inadmissível de objetificar e desrespeitar a sister. Com Carla, ele também passou do limite ‘’tirar a flauta para fora’’ ao se referir a ela dormindo. A fala na hora foi repreendida por um de seus colegas e fora da casa foi muito criticada. 

Recentemente, Rodolffo fez uma piada sobre a vestimenta de Fiuk após ele ter recebido um vestido da produção, eles conversaram depois, e Rodolffo tentou se justificar, pedindo desculpas, que desde a infância foi criado em uma cidade de interior, onde as pessoas sempre foram racistas, homofóbicas e machistas e assumiu ser ‘’chucro’’. Esse confronto de realidades levantou a pauta sobre o machismo, já que muitos outros comentários de Rodolffo foram preconceituosos. Na internet, muitas pessoas passaram a pesquisar e debater sobre o tema. Essa visibilidade também é muito importante para que visões de mundo machistas sejam combatidas e aprendidas para que situações e frases opressoras possam ser evitadas. 

Outra pauta importante, muito debatida sobre o programa, foram as questões políticas e ideológicas que surgiram ao longo da edição como preferências políticas dos participantes. Sarah, ao apoiar o atual presidente, perdeu mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, além de ter feito comentários negacionistas sobre a gravidade da pandemia.

Tendências de Moda e Música

As bandanas ganharam grande destaque após alguns participantes como Thaís, Carla, Fiuk, Camilla, Pocah e Viih Tube usarem como acessório no programa. Algumas pessoas passaram a usar lenços na cabeça por pura influência do reality. A tiara de Juliette também chamou bastante atenção e ganhou comparações com personagens de séries como Gossip Girl. Algumas roupas também foram muito comentadas. 

A música ‘’Deus me proteja’’, de Chico César, disparou nas plataformas digitais após Juliette cantá-la na casa. A busca pela faixa foi multiplicada mais de 20 vezes no Deezer, chegou ao primeiro lugar da parada Top Viral do Spotify. No Google atingiu picos de buscas, e no YouTube, segundo dados divulgados pela assessoria de comunicação do músico, a procura pela versão gravada em estúdio cresceu mais de 900%. O cantor agradeceu a participante e ao público.

Destaque na Revista Variety

Devido ao grande sucesso, a edição do BBB21 ganhou destaque no site da revista americana com uma reportagem sobre a audiência do programa e sobre as importantes pautas sociais abordadas no reality. O primeiro beijo gay, as pressões psicológicas, debates raciais e ideológicos fizeram do Big Brother 21 a atração mais importante.

 Ainda de acordo com a revista, os posicionamentos políticos dos participantes também ganham destaques e podem causar interferências na escolha do vencedor. A revista ressalta também a diversidade racial e sexual, já que nove dos 20 participantes iniciais se identificam como afrodescendentes e muitos deles pertencem à comunidade LGBTQ+, isso resulta em discussões intensas e importantes que rendem audiência.

Estratégias de Marca

Hoje o BBB é um programa de grande audiência e as marcas aproveitam essa oportunidade de visibilidade para aumentar seus patrocínios, ações publicitárias e engajamentos. Nas festas, dinâmicas e provas, marcas como Avon, PicPay, C&A, Americanas, Above, P&G, Organnact, Samsung, Hoteis.com, Fiat, Ifood, Vitarella, Coca-Cola, Seara e McDonald’s utilizaram o espaço para divulgar seus produtos e serviços. 

A festa do McDonald’s ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, com diversas dinâmicas interativas, vinheta com os gostos de cada participante, lanches feitos na hora e roupas personalizadas com a identidade visual da marca, aumentando significativamente as vendas. A C&A é responsável por muitos figurinos da edição e realizou diversas ativações, como provas de roupa e desfiles virtuais, que geraram um aumento no tráfego do e-commerce da marca. De acordo com a gerente sênior de marketing da C&A Brasil, o fluxo de clientes no app da marca aumentou em mais de 70% . De acordo com o head de marketing da plataforma digital, a Americanas teve um crescimento de 390% no volume de downloads do aplicativo.

Audiência e Redes Sociais

Essa edição é marcada por recordes de engajamentos e de audiência. Muitas pessoas acompanharam com muita expectativa diversos momentos do programa. Episódios como a saída de Nego Di e Karol Conká, a maior rejeição do público na história do reality, ela foi eliminada com 99,17 % dos votos (a prova bate volta que ela participou também), o retorno de Carla Diaz do paredão falso, o beijo entre Gilberto Nogueira e Lucas Penteado e o paredão entre Juliette Freire, Sarah Andrade e Rodolffo geraram grandes picos de audiência. 

Além disso, muitos telespectadores utilizam as redes sociais para conversar e expor suas opiniões a respeito dos assuntos da casa. Os participantes possuem pessoas ou empresas de comunicação por trás de seus perfis nas redes sociais para movimentar com publicações sobre o programa, fotos de dentro da casa pela rede do BBB e fotos anteriores à entrada do programa. Ainda, alguns ganham seguidores que se identificam e torcem por eles, mas também há perdas. A participante Juliette conta com uma boa equipe controlando seu perfil no Instagram que atualmente tem 18,7 milhões de seguidores e ficou no top 10 de maior engajamento do Brasil, ela é a pessoa mais seguida da casa e conta com um fã clube de famosos e anônimos.

Esses foram os assuntos e curiosidades mais falados por quem acompanha o BBB! Para quem não assiste, mas quer ficar por dentro dos acontecimentos espero que essa matéria consiga ser esclarecedora para você. E para quem já acompanha, mas perdeu ou não entendeu alguma parte importante do reality, espero que possa te ajudar também! 

—————————————————————————————————

The article above was edited by Mariana Miranda Pacheco

Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!

Tiffany Ramirez Ruiz

Casper Libero '23

Advertising student who loves movies,music,dance and books.Also loves the fantasy universe of Disney and Netflix.