The Her Campus National Editors write about products we love and think you’ll love too. Her Campus has affiliate partnerships, so we get a share of the revenue from your purchase. All products are in stock and all prices are accurate as of publication.
O artigo abaixo foi escrito por Gabriela Sartorato e editado por Ysadhora Medeiros. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!
A cada segundo um caminhão de roupas é enviado para um aterro sanitário ou incineração. O dado é do Relatório “A New Textiles Economy: Redesigning fashion’s future”, elaborado pela Fundação Ellen MacArthur. Segundo o estudo, neste ritmo, até 2050 a indústria da moda usará ¼ do orçamento de carbono de todo o mundo. Sendo assim, cabe ao setor se propor a revolucionar a produção e consumo ou seguir colaborando com os desastres ambientais entrelaçados ao aquecimento global.
Algumas marcas de grande porte têm tomado algumas atitudes, por meio da ampliação de coleções sustentáveis e parcerias com projetos de impacto social positivo, por exemplo. No entanto, o formato de produção — e posterior descarte rápido de peças — que ainda resiste dentro do fast fashion freia a mudança significativa do sistema.
O mercado, porém, não se resume às empresas de grande porte. Enquanto multinacionais seguem a passos lentos para tentar estabelecer valores sustentáveis, pequenas marcas surgem fundamentadas por modelos de negócio eco-friendly.
Moda de praia personalizada e sustentável é possível: conheça a MMBK
Esse é o caso da Mamacitakinis (@mamacitakinis), a realização do sonho de Giovanna Ponzoni. Formada em administração e mestranda em finanças, a jovem brasileira apaixonada pela América Latina deixou os cargos que ocupou na área de investimentos em bancos e e-commerces de peso no mercado para empreender.
Apaixonada pelos trabalhos de Alexander McQueen e Halston, Ponzoni é atualmente a diretora criativa da marca de beachwear com produção handmade e referências ao reggaeton. O objetivo da marca é proporcionar peças para todes, portanto, além dos modelos de cada coleção, a MMBK também se disponibiliza para produzir peças de maneira exclusiva.
“Somos a primeira fashion tech de beachwear do Brasil, a ideia de ter um biquíni seu, até com a etiqueta com seu nome me brilha os olhos. Meu sonho era encontrar um biquíni que vestisse no meu corpo 100%, hoje eu tenho uma marca que vende isso”, afirma Ponzoni em entrevista exclusiva à HC Cásper Líbero.
Além do projeto com pluralidade como característica principal, a marca se diferencia no mercado pelos tecidos sustentáveis e modelo de produção artesanal.
Acredito que o fast-fashion não faz mais sentido para a atual conjuntura de moda que vivemos, o futuro é handmade, handmade é arte, a moda é arte. Eu crio as peças, e a modelagem é realizada, a costura é feita literalmente à mão.
Giovanna Ponzoni, Diretora Criativa na Mamacitakinis.
E você, quer ter uma experiência MMBK? A gente pode te ajudar!
Neste verão, a HC Cásper Líbero se uniu à Mamacitakinis com algumas ações:
- Use nosso cupom HCCAMPUS, o qual disponibiliza 15% de desconto no site da MMBK (mamacitakinis.com.br)
- E participe do sorteio para concorrer a uma peça da MMBK. É só seguir as instruções do post abaixo.