Está prestes a começar o campeonato mais aguardado do país, o famoso “Brasileirão”. O Campeonato Brasileiro começa no dia 15 de abril (sábado), com a previsão de término marcada para o dia 3 de dezembro.
O torneio é disputado em 38 rodadas, sendo dois turnos (jogos de ida e volta), com o sistema de pontos corridos, e consagra campeão o time que acumular mais pontos ao final da 38a° rodada. Os seis times mais bem colocados (G6) garantem vagas na Libertadores e Pré-Libertadores (5°e 6°lugar).
A competição conta com a presença de 20 equipes, sendo que quatro delas sobem da Série B do campeonato e quatro equipes caem da Série A para B.
No ano de 2022, Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco subiram para a Série A do Brasileirão, juntando-se aos times que disputaram a Série A em 2022 para jogarem a competição desse ano.
Ainda é cedo para cravar como os clubes irão se sair durante o que muitos dizem ser o Brasileirão mais difícil da história, afinal a Série A vai reunir os grandes times do futebol nacional (Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-MG, Grêmio, Internacional e Botafogo).
Mas com esse breve início de temporada de 2023 e o retrospecto de algumas equipes no campeonato é possível supor quais são as equipes que chegam fortes para a competição.
Palmeiras
Nesse caso não poderíamos deixar de falar do Palmeiras de Abel Ferreira, atual Campeão Brasileiro 2022.
O Verdão, maior campeão Brasileiro — com 11 títulos — é um forte nome para a competição. A temporada do Brasileirão de 2022 marcou a história do Verdão após conquistarem o título invictos fora de casa, além de ser o time com menos derrotas no ano de 2022.
O time alviverde obteve o melhor ataque (59 gols) e a melhor defesa (27 gols sofridos) o que o levou a tão esperada conquista do Brasileiro por Abel Ferreira.
Já no início da temporada de 2023, o Palmeiras conquistou a Supercopa em cima do Flamengo (após um 4×3 muito bem disputado por ambas equipes) e chegou a final do Campeonato Paulista invicto, onde se consagrou campeão.
É necessário reforçar que o Palmeiras perdeu dois jogadores importantes do elenco: Gustavo Scarpa e Danilo, que foram jogar no Nottingham Forest. Mesmo assim, manteve a regularidade da equipe sem buscar reforços, a princípio -recentemente chegaram ao Palmeiras o atacante Artur e o meio campista Richard Ríos.
Desde 2020, com a chegada do Abel, o Palmeiras vem fazendo números incríveis: com apenas 178 jogos, o português conquistou oito títulos pelo Verdão.
É inevitável dizer que o Palmeiras vem com força total para o Brasileirão 2023, apesar do calendário corrido por estar disputando em outras competições (Libertadores e Copa do Brasil).
Flamengo
Com o conturbado início de temporada para o ex-time de Vitor Pereira, marcado por fracassos em finais, como na Supercopa para o Palmeiras e na Recopa para o Independiente Del Valle, pelo fracasso na semifinal do Mundial de Clubes, além de perder a Taça Guanabara e a final do Campeonato Carioca contra o Fluminense, é plausível entender a revolta dos torcedores e as dúvidas a respeito do futuro da temporada.
Apesar das dúvidas, é necessário reforçar que o Flamengo possui o melhor elenco do Brasil atualmente, contando com peças principais para o campeonato como Arrascaeta, Pedro, Gabigol, Everton Ribeiro, o retorno de Bruno Henrique (pós-lesão) e Gerson.
A temporada de 2022 do time Rubro Negro foi marcada por duas conquistas importantes: o Tricampeonato da Libertadores e o Tetracampeonato da Copa do Brasil.
Além disso, no Campeonato Brasileiro o Flamengo terminou em 5° colocado com uma média de 1.6 gols por jogo, apesar do baixo rendimento pós-conquistas das duas taças. Entretanto, o time Rubro Negro consegue manter a regularidade da equipe durante o campeonato, fator que é de suma importância para se manter em uma boa posição e até mesmo se consagrar campeão.
Fluminense
Até aqui, o Fluminense vem fazendo um belo início de temporada com grandes conquistas como a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca (com uma virada impressionante sobre o time do Flamengo).
O ano de 2023 traz grandes promessas para o Flu, com a boa integração do time com a filosofia do técnico Fernando Diniz e com o clube mantendo a base de jogadores de 2022, a qual fez uma excelente temporada no Brasileirão – finalizando o campeonato em 3° colocado com 70 pontos, mantendo também a equipe técnica do time que se consolidou desde o início ano passado.
Além disso, o Tricolor Carioca trouxe importantes reforços para esse ano como: Keno (ex-Atlético MG), Marcelo (ex- Real Madrid e retornando às suas origens) e Thiago Santos (ex-Grêmio).
“Faz o L” que o Flu vem com tudo para o Brasileirão de 2023 e é um favorito para o título.
Atlético Mineiro
Em sequência do Flamengo, podemos falar que o Atlético MG vem com o segundo melhor elenco do país, tecnicamente falando. Com nomes importantes para reforços, o Galo investiu em contratações e vem forte para o ano 2023 em busca do título Brasileiro. Nomes como Paulinho, Igor Gomes, Patrick, Edenilson, Mauricio Lemos e Renzo Saravia estão na lista de reforços para a temporada.
No ano de 2022, o Galo conquistou o Campeonato Mineiro e finalizou o Brasileirão em 7° colocado, garantindo sua vaga na Pré-Libertadores.
Já no início da temporada de 2023, classificou-se para a fase de grupos da Libertadores e, com a melhor campanha, se consagrou novamente campeão mineiro.
Grêmio
Com a recém-chegada a Série A do campeonato, o Grêmio pode ser uma das surpresas do Campeonato, em principal, por fazer contratações pontuais para o ano de 2023 e com certeza a de maior destaque vai para a do craque Luisito Suárez, um atacante de peso para a equipe.
Mas não podemos deixar de lembrar alguns outros nomes que compõem a grande lista de reforços do Tricolor Gaúcho, como Reinaldo, Cristaldo, Vina, Pepê, Galdino e entre outros.
Já na temporada de 2023, com uma excelente campanha, o Grêmio se consagrou campeão gaúcho e promete para a temporada desse ano.
Corinthians
O Corinthians vem para a briga no campeonato também, apesar de contar com um importante desfalque para as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro: Renato Augusto, após lesão na estreia da Libertadores.
Vale lembrar que o Timão disputa esse ano o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Conmebol Libertadores.
Em contraponto, o time titular do Corinthians possui uma média de idade entre 30 a 37 anos, podendo se tornar uma preocupação para o técnico Fernando Lázaro a questão relacionada ao rendimento físico de seus jogadores ao disputar 3 campeonatos que ocorrem ao mesmo tempo.
No ano de 2022, o Corinthians fez uma boa campanha no Brasileirão ao terminar o campeonato em 4° lugar e disputar as mesmas competições que disputará em 2023 e, mesmo assim, atingir marcas excelentes.
Chegou ao vice-campeonato da Copa do Brasil e às quartas de finais da Libertadores. Pode-se dizer que o Timão talvez não venha como favorito para o título, mas vem forte para brigar pelo G6 do Brasileirão.
Segue a agenda do Timão no Campeonato:
Em poucos dias começa o Campeonato. Confira a tabela detalhada da primeira rodada:
Este texto foi editado por Izabella Giannola.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira a Her Campus Cásper Líbero para mais!