Her Campus Logo Her Campus Logo
Style

Challengers: quando a moda e o cinema se juntam

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

A moda e o cinema sempre tiveram uma forte ligação. É possível ver isso em peças que viralizam após a primeira aparição nas telas. Você mesmo já deve ter assistido a algum filme ou até mesmo série e se interessado pelo estilo de algum personagem a ponto de querer vestir-se da mesma forma. Podemos dizer que a moda e o cinema andam mais ligados do que nunca, trazendo tendências do audiovisual para as ruas.

Já vimos isso anteriormente na febre dos anos 2000, em que  estilos com conjuntos xadrez, sobreposições e mini-saias tomaram conta da moda, com influência forte dos filmes “As Patricinhas de Beverly Hills” e “Meninas Malvadas”. Trazendo exemplos mais recentes, podemos falar da tendência do estilo hippie/anos 70, que ressurgiu com tudo em 2022 após o lançamento da série “Daisy Jones and the Six” (série que se passa na década de 70). 

O “barbiecore”, também se popularizou no ano passado, principalmente nas passarelas. Após o lançamento do filme “Barbie”, a cor rosa ficou mais evidente do que nunca, conquistando o público e, consequentemente, as marcas. Foram lançadas diversas coleções de roupas e sapatos, tanto de luxo como a Valentino, quanto fast fashions igual a Riachuelo.

Além disso, é inevitável não dizer que Margot Robbie, intérprete da “Barbie” no filme, cooperou para que a tendência viralizasse. A atriz transformou a turnê de promoção de seu filme em uma verdadeira maratona de moda, sempre vestindo looks na estética relacionada à boneca.

O drama que despertou interesse pelos figurinos

“Challengers”, o filme dirigido por Luca Guadagnino, apresenta Zendaya como “Tashi Duncan”, uma técnica de tênis envolvida em um triângulo amoroso com “Art” e “Patrick”, interpretados por Mike Fais e Josh O’Connor.

O filme traz o estilo esportivo e retrô que é imaginado quando se lê o enredo. Convidado por Guadagnino, Jonathan Anderson faz sua estreia como figurinista de cinema, trazendo desde peças clássicas do tênis até moletons descolados. O designer não só vestiu os atores em cena, mas também nos tapetes vermelhos da turnê do filme.

Chamada de ‘teniscore’, essa tendência é como uma evolução dos armários dos conhecidos “old money”, cheio de peças vintage, luxuosas e discretas, como Ralph Lauren. Em algumas cenas e durante a divulgação do filme, os atores vestem uma camisa cinza escrita “I told ya”. Quando perguntado, Jonathan confessou que se inspirou em John Kennedy Jr. com looks dessa estética.

Zendaya, a embaixadora do ‘teniscore’ em 2024

Com a ajuda de seu estilista, Law Roach, Zendaya surpreendeu em suas aparições na turnê de “Challengers”, vestindo looks que se encaixam muito bem com o filme. Não é a primeira vez que a atriz impressiona em suas escolhas; nas premieres de “Homem-Aranha” e “Duna”, ela também deu nome ao relacionar a vestimenta com o filme divulgado.

Ao trazer a estética ‘teniscore’ a cada novo evento promocional do filme, usando peças de coleções antigas de grifes, marcas associadas ao esporte como Ralph Lauren e Lacoste, tiveram um aumento significativo nas vendas. 

Além dessas marcas, Zendaya vestiu modelos feitos exclusivamente para ela usar durante as estreias, a pedido de Law Roach. Durante a estreia australiana, ela impressionou com um vestido verde brilhante da Loewe, que imitava a sombra de um tenista segurando uma raquete. Ainda com looks personalizados da Loewe, a atriz apareceu em um photocall em Roma com um vestido curto, imitando o uniforme clássico de tênis com saia plissada e, de forma mais literal, com bola de tênis nos saltos!

Continuando sua série de looks com temática de tênis, o que mais chamou atenção foi o vestido de lantejoulas brancas com malha acrescentada, plissado e com raquetes bordadas encomendado com Thom Browne. A referência foi bem explícita ao esporte.

Em abril, Zendaya foi capa da revista Vogue, ela explicou sobre seus visuais de tapete vermelho: “Tentamos constantemente nos inspirar no filme, seja literalmente ou melhor, na essência de um personagem, um conceito ou uma ideia”, declarou.

A relação entre moda e arte visual tem potencial  para ser  uma força influente na cultura contemporânea, trazendo tendências globais e transformando personagens de telas em ícones de estilo. Os filmes e looks em tapetes vermelhos  exemplificam cada vez mais essa ligação, em que cada aparição pública não apenas reflete a estética do filme, mas captura o espírito dos personagens que os interpretam. 

O artigo acima foi editado por Luana Zanardi.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Manuela França

Casper Libero '27

apaixonada por comunicação, especialmente quando se trata de cultura pop :)