Você já acreditou no mito de que pessoas que convivem muito tempo juntas acabam sincronizando seus ciclos menstruais?
Para entender um pouco melhor como tudo isso começou, vem com a gente conhecer a teoria de sincronização de ciclos!
O PODER QUE VEM DE DENTRO
Antes de tudo, é muito importante entender que o nosso corpo é autoestima, confiança, e força! Além disso, é preciso ter consciência de que ciclos são acolhimento e reconexão consigo mesma e a harmonização de tudo isso com a natureza.
Você já ouviu falar que o corpo está diretamente ligado com as fases da lua? Pois é, ela nos ajuda a reger os nossos ritmos hormonais e emocionais. Nesse sentido, estar atenta à Lua e como ela influencia os ciclos é um importante caminho de autoconhecimento para as mulheres.
Neste TEDx, Mônica Guerra, ativista Eco-Feminista, nos ensina a compreendemos a movimentação dos planetas e a forma de como as lunações (fases da luna) interferem no nosso ciclo menstrual e como podemos aproveitar ao máximo as potencialidades e lidar conosco e com o mundo ao nosso redor.
Além de aprender um pouquinho mais sobre o amor incondicional entre Mulher-Terra.
ONDE VEIO O MITO DA SINCRONIZAÇÃO?
Tudo começou em 1971 quando Martha McClintock, pesquisadora e cientista, decidiu analisar o ciclo de 135 mulheres que estudavam na mesma universidade nos Estados Unidos.
Seu estudo sobre sincronia menstrual relatava que a data de início da menstruação era mais similar entre amigas, quando comparada a pares de mulheres que não conviviam.
E para sustentar sua tese sobre a menstruação sincronizada, a pesquisadora considerou a hipótese de que as mulheres que passavam muito tempo juntas de maneira regular conseguiram trocar feromônios entre si.
MAS AFINAL, É VERDADE QUE OS CICLOS MENSTRUAIS SE ALINHAM?
Bom, com isso, ela chegou à conclusão de que houve sim uma sincronização significativa entre amigas e colegas de quarto.
No entanto, ela ressalta que há uma série de fatores importantes que deveriam ser considerados, como os hábitos alimentares e momentos de estresse parecidos. Além do fato de que as amigas passavam muito tempo juntas e tinham uma rotina parecida.
No entanto, muitos defenderam a tese de que o estudo da pesquisadora não tinha embasamento teórico suficiente e tudo isso não passava de uma “crença popular”. Mas para outros, essas evidências foram mais do que o suficiente para permear décadas e ser um tema de conversa em uma roda de amigas.
O QUE O CICLO MENSTRUAL TEM A NOS ENSINAR?
Por fim, o feminino é cíclico, assim como são os ciclos da natureza, as estações e as fases da lua.
Ou seja, ele funciona do mesmo jeito como nós, que mês a mês cicla, mudando sua fase, natureza, qualidade, energia e movimento interior.
E apesar dos pesares, que muitas vezes todo mês vêm na forma de angústia, tristeza, e irritação. Aos mitos, crenças e tudo de místico que envolva o nosso sagrado.
É tudo uma coisa só. Nós SOMOS a natureza, a natureza É você e eu.
——————————————————–
O texto acima foi editado por Beatriz Testa.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!