“Cabeça fria, coração quente”. A frase já se tornou marca registrada de Abel Ferreira, o jovem treinador português, de 44 anos, que já tem lugar marcado no coração dos palmeirenses. Abel chegou no Palmeiras em novembro de 2020 e, desde então, o Palmeiras foi o único paulista a ganhar títulos nacionais e sul-americanos.
Antes do Palmeiras, não foi tão vitorioso. Comandou o Braga, de Portugal, e estava no PAOK, da Grécia, sem conquistar títulos em nenhum. Ninguém poderia imaginar que um técnico, até então desconhecido e sem grandes desempenhos em trabalhos anteriores, se tornaria, em apenas dois anos, o terceiro técnico com mais títulos pelo Palmeiras.
Logo na coletiva de apresentação no Brasil, demostrou o espírito competitivo e a vontade de ganhar sempre. Para firmar seu trabalho, nos primeiros meses, o português morava na Academia de Futebol do Palmeiras. Com a família ainda longe, decidiu se dedicar 24 horas por dia e “viver” o clube.
Liderança e trabalho em equipe são grandes pontos no trabalho de Abel Ferreira. Ele não faz apenas um trabalho físico com os jogadores, como também faz um trabalho mental. Seus jogadores possuem uma mentalidade forte (“cabeça fria”), dificilmente se abalam e sempre jogam com sede de vitória (“coração quente”).
Esse seu trabalho possibilita as inúmeras viradas de jogo que o Palmeiras fez nos últimos anos, algo que não era muito comum no clube antes de sua chegada. O time perdeu os jogos de ida da decisão do título Paulista em 2022 e 2023, mas, nos jogos de volta, com o trabalho do Abel, reverteu os resultados (4×0 para o alviverde em ambos os anos).
Também vale destacar o ótimo desempenho que o Palmeiras tem em clássicos desde a chegada do técnico. Além de ganhar títulos em cima de Santos e São Paulo, avançou sobre o Corinthians em mata-mata.
Os clubes brasileiros são famosos pelas inúmeras trocas de treinadores durante uma temporada, cada um possui uma média de 6 meses. Abel Ferreira, em seus mais de 2 anos de trabalho, já é o técnico mais longevo da atual elite do futebol brasileiro. Essa sequência de trabalho permite que ele conheça melhor todos os jogadores e consolide seu estilo de jogo no time.
Abel já criou um forte laço com o clube, tem uma ótima relação com a torcida e com todos do elenco. Costuma dizer que não há jogadores titulares e sempre dá chances para jogadores da base e outros não tão consolidados.
Abel Ferreira soma 11 finais e oito títulos pelo Palmeiras: duas Libertadores da América (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022), um Campeonato Brasileiro (2022), uma Supercopa do Brasil (2023) e dois Campeonatos Paulistas (2022 e 2023).
Hoje, o lusitano tem um trabalho tão admirado e consolidado que, inclusive, já foi especulado para a seleção brasileira e clubes europeus, como Chelsea (Inglaterra), Brighton (Inglaterra) e Valencia (Espanha). No entanto, Abel pretende continuar no Palmeiras, dando sequência ao seu tão vitorioso trabalho e ganhando títulos pelo alviverde.
——————–
O texto acima foi editado por Izabella Giannola.
Gostou desse tipo de conteúdo? Siga Her Campus Cásper Líbero para mais!