Bullet Journal. Com certeza você já ouviu ou leu essas duas palavras em algum lugar. Da tradução “diário de bala” (nome que, em português, de fato, não faz muito sentido), o termo se refere a uma espécie de caderno pessoal que promete, em suma, organizar a sua vida.
Criado em 2015 por um designer chamado Ryder Carroll, o método faz muito sucesso entre os adolescentes e jovens adultos que precisam se organizar na escola, faculdade, trabalho e vida pessoal. Ele se parece com uma agenda personalizada, em que você pode adotar um sistema que tem como objetivo “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”. Incrível, né?
- Ok, mas como funciona esse tal de Bullet Journal?
-
Bom, para começar você precisa de um caderno e uma caneta, objetos simples, que você provavelmente tem em casa. Outros materiais podem ser acrescentados, como lápis de cor, washi tapes, marca textos e canetinhas. A ideia é decorar da maneira que você preferir.
- Com caneta e caderno em mãos, a primeira coisa a se fazer é criar o índice de seu Bullet
-
Ele é seu principal aliado na hora da organização. Nele, você definirá quais itens farão parte da sua agenda e em quais páginas eles poderão ser encontrados. Metas para o ano, listas de desenhos, controle de finanças e ideias de leituras são alguns exemplos que você pode incluir. Ao fazer isso, você deixa de perder tempo procurando informações básicas da sua própria vida quando estiver na correria.
- Na sequência, as duas próximas páginas serão destinadas a um calendário anual, para que você possa visualizar todos os meses do ano.
-
O objetivo, aqui, é que você já deixe registrado quais serão os principais acontecimentos ao longo dos dois semestres, como aniversários, celebrações e eventos especiais, por exemplo. Nessa parte vale colocar todas as datas importantes!
- Feito tudo isso, o próximo passo é criar listas de cada mês, para que você possa organizar todos os planos e tarefas.
-
A criação delas é bem pessoal, mas a ideia é escrever o nome do mês no topo da página, fazer um calendário e, em seguida, você pode colocar seus objetivos para o mês. Ah, e não se esqueça de numerar as páginas conforme você for escrevendo, lembre-se de que o índice é seu melhor amigo na hora de se achar no Bullet Journal!
- Além disso, também é bem interessante criar listas diárias ou semanais de tarefas, planos e obrigações.
-
Esse planejamento vai muito de pessoa para pessoa, o importante é poder se organizar e conseguir enxergar ao longo do tempo a forma como você vem realizando suas tarefas e lidando com a vida. Essas listas podem ser curtas, apenas com o essencial, ou mais detalhadas, de acordo com a sua preferência. Assim como as listas mensais, as diárias podem ter símbolos que indicam que a tarefa já foi completa ou que ela é mais urgente que o restante.
No geral, o Bullet Journal serve como um recurso para, literalmente, te ajudar a não se perder em meio às intensas rotinas. Além do calendário e das listas mensais e diárias, você também pode criar seções da agenda destinadas a desenhos, listas de livros, filmes e séries, planos para viagem, entre outros. No fim, o segredo é se organizar e, de quebra, se divertir, porque a cara do caderno quem faz é você!
—————————————————————–
A matéria acima foi editada por Vivian Cerri.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a home da Her Campus Cásper Líbero!