Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

Comunicação Pura: Casperianos Que Têm Canais no YouTube

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

E se juntássemos o nosso amado YouTube com os casperianxs? Posso afirmar que com certeza encontramos comunicação pura! Então porque não conhecer um pouco mais sobre essas figuras que já passaram pela Paulista 900 e agora estão se aventurando como youtubers? Você vai querer abrir o YouTube assim que terminar de ler essa matéria!

Igor Saringer

Créditos:Youtube/Igor Saringer

O casperiano Igor Saringer é um exemplo de que quando se faz aquilo que gosta, o sucesso aparece. Sem pretensão de ganhar dinheiro e inspirado em figuras como a blogueira Bruna Vieira, Igor criou seu canal em 2013 com o intuito de explorar a ferramenta do YouTube e compartilhar através de vídeos assuntos que o interessavam.

Agora em seu segundo ano de Publicidade e Propaganda na Cásper, o jovem já tem dentro de seu currículo viagens, tutoriais, dicas, desenhos e muita (mas muita) Disney. Apaixonado assumido por esse universo, Igor ganhou muito reconhecimento ao fazer inúmeros vlogs enquanto trabalhava no local.

O que diferenciou sua imagem de outros vlogs, no entanto, foi o modo como exibia sua experiência: um jeito único que o YouTube ainda não tinha visto – no qual realmente mostrava os bastidores de todo o processo de seleção, as ansiedades do primeiro dia de trabalho – e fazendo com que todos tenham um gostinho de sua experiência única. Igor ainda compartilhou com a gente que conciliar seu trabalho com a produção de conteúdo para seu canal durante esse período foi trabalhoso, mas ao mesmo tempo tranquilo, pois dizia que “já estava acostumado a fazer isso no Brasil”.

Agora que o YouTube está nessa grande ascensão como um dos meios de comunicação mais relevantes entre os jovens, Igor diz que prefere continuar produzindo vídeos com conteúdos que ele gosta e considera relevante para compartilhar com seu público, do que produzir apenas vídeos polêmicos que são feitos para ganhar views. Além disso, ele crê que uma de suas maiores dificuldades atualmente como youtuber é encontrar pautas que interessam o público e que ao mesmo tempo não produzam um conteúdo banal para ter mais visualizações.

Hoje, além de conciliar a faculdade com a produção de vídeos para o canal, inúmeras viagens aparecem em seu caminho. Orlando, África do Sul, Nova Iorque, Londres… Em sua opinião, esse é o conteúdo que mais gosta de gravar e compartilhar com seu público. Então que venham mais viagens e vlogs para que a gente possa acompanhar esse jeitinho único que Igor tem de ver o mundo.

#CollabDosSonhos: Bruna Vieira!

Ler Antes de Morrer – Isabella Lubrano

Créditos: Youtube/Ler Antes de Morrer

A casperiana Isabella Lubrano com certeza é uma das melhores booktubers brasileiras. Sempre interessada por literatura, por ler e escrever, Isa sabia que era esse o universo em que se encaixava. Em seu terceiro ano de Direito na USP, sem poder se expressar e aflita por seguir vícios e padrões impostos pela linguagem jurídica, Isabella buscou na comunicação aquilo que faltava para que sua paixão fosse alcançada. Então, em 2009 começou Jornalismo no meio casperiano e aos 26 anos de idade já tem duas faculdades no currículo e muito conhecimento para compartilhar.

Porém, não foi sempre que as coisas foram tão claras em suas decisões profissionais. Quando ainda era estudante e não conseguia estagiar, Isa decidiu criar um blog, que dizia ser “o lugar dos jornalistas aspirantes da época”. Nesse blog, falava daquilo que novamente mais se interessava: literatura. E foi nesse espaço que ela praticava sua escrita ao fazer resenhas literárias – principalmente de livros clássicos.

Em 2013, já formada e com experiências em diversos meios de comunicação, a ex-editora do programa casperiano Edição Extra, estava trabalhando como repórter. E para ganhar prática em frente às câmeras, foi nesse período que decidiu criar o canal no Youtube como extensão do blog, gravando as resenhas que já havia escrito.  

Isabella dizia gostar do que fazia, mas não se sentia 100% no seu sonho de ser repórter, já que não tinha muita liberdade de interferir em pautas ou chances de fazer matérias na rua. Portanto, com apoio do namorado e de sua família, Isabella pediu demissão e resolveu dedicar-se ao seu canal enquanto mandava currículos procurando outros empregos. Três meses foi o tempo que demorou para que ela percebesse o potencial da ferramenta YouTube e passasse a se dedicar exclusivamente a ela com suas resenhas literárias. Assim, Isabella passou a ter como foco o canal “Ler Antes de Morrer”, que hoje é uma empresa com grande potencial dentro do nicho booktube.

A seleção de conteúdo para seus vídeos desde sempre esteve relacionada aos clássicos da literatura. Nacional ou não, esses clássicos são uma porta de entrada para os vestibulandos que acabam tendo como apoio suas resenhas – que nunca têm spoilers e sempre mostram o contexto histórico da obra e do autor, o que torna o conteúdo ainda mais interessante. Porém, Isabella não considera que seu canal tem um papel educacional de estar colaborando para um país melhor, e sim busca produzir um conteúdo atrativo e criativo que convide o público a ficar do início ao fim da resenha – sendo esse um de seus maiores aprendizados da Cásper. “Se eu consigo despertar curiosidade de alguém para ler, já é uma missão cumprida”, disse Isabella.

Para nós, o conteúdo do Ler Antes de Morrer já passou de ser apenas algo curioso, sendo agora uma inspiração! Tenho certeza que se vocês também acompanharem a Isa vão se sentir cada dia mais inspirados!

#CollabDosSonhos: Pirula!

Cinemetragem – Camila Smid

Créditos: NoSet/Camila Smid

Camila Smid queria falar de cinema. Em 2011 entrou na Cásper para cursar Publicidade e Propaganda e pensou em fazer um canal no Youtube. No começo, o Cinemetragem era um blog com projeto de ir aos vídeos, mostrando que conteúdo de cinema é muito mais que entretenimento.

Em 2016, quando finalmente conseguiu se dedicar ao canal, seu amadurecimento a fez perceber outro desejo: a criação de trabalho autoral. Trabalhando em uma agência publicitária, ela queria algo em que não precisasse de aprovação de terceiros, mas apenas da sua. Desse modo, a youtuber conseguiu se comprometer e extravasar sobre um assunto que amava com o canal.

Camila revela que sua maior dificuldade em ser youtuber é o tempo. O alcance de público também é um desafio, já que a plataforma tem muito espaço para conteúdo caça-clique, além da divulgação em outras redes, como o Facebook, ser complicado “O Youtube é um plataforma difícil de atingir alcance se seu conteúdo não é clickbait, que chama atenção. E divulgar o vídeo no Facebook funciona pouco, pois ele derruba sua audiência colocando links externos.”

O compromisso é claro, apesar de Camila nunca ter pensado em levar como profissão quando criou o projeto. Ela conta que a dedicação aumentou quando o canal atingiu mil inscritos e decidiu investir mais em mídia.

Recentemente começou a gravar vlogs e adorou, porém há uma maior preocupação com o conteúdo. Em seu dia a dia, Camila busca que os vídeos não tenham assuntos vazios, experiências diferentes quando comparada às outras pautas – já que sempre há um filme ou série nova para comentar.

O cinema é composto de muito mais que a produção, pois ele mexe com o emocional, o humano, e perceber isso é o que faz Camila especial no Youtube.

#CollabdosSonhos: PC Siqueira!

Who’s Geek – Gabriela Colicigno

Créditos: Youtube/Who’s Geek

Apaixonada pelo jornalismo, Gabriela Colicigno, juntou seu lado geek e sua paixão pela profissão, criando o blog Who’s Geek em 2012 e, três anos depois, o canal no Youtube. Em um primeiro momento, o canal surgiu para complementar o site, colocando em prática muitos dos ensinamentos da Faculdade como “organizar pautas, escrever resenhas, pesquisar, elencar informações. As aulas de TV ajudam a se posicionar em frente à câmera, editar.”

No Youtube, Gabriela tem o conteúdo focado em literatura, falando eventualmente de cinema. Seu maior incentivador é seu namorado Roberto Fideli, que desde o começo ajudou a produzir o site, e agora o canal. Os vídeos rodeiam as listas, resenhas e discussões sobre livros, sendo os dois últimos os conteúdos que Gabi mais gosta de gravar. Assim, a seleção de pauta envolve uma pesquisa sobre os próximos lançamentos para que eles possam abordar da melhor maneira.

Tendo outro trabalho, Gabi revela a dificuldade de se organizar e priorizar o canal, que não era uma prioridade como profissão quando começou. “Gostaria de me dedicar mais ao canal, e tornar quase que um emprego. Mas, no momento, ele é um pouco mais que um hobbie.”

Com o canal, seu conteúdo atinge mais pessoas e empresas, circunstância que o blog não havia proporcionado. Gabi conta que o networking, além de ajudar a conhecer editoras, também possibilitou seu namorado, a fechar um contrato com uma editora para escrever um livro sobre romance de ficção. Roberto ainda atualiza os telespectadores acerca do progresso da produção do livro.

Gabi continua na Cásper cursando mestrado e parece ser muito feliz em fazer duas coisas que ama ao mesmo tempo. Temos certeza que veremos muito mais do Who’s Geek por aí.

#CollabdosSonhos: John Green!

Texto: Isabela Frasinelli e Mariana Mendes Edição: Marcela Schiavon

Student of journalism with a passion to tell stories. Also loves a good TV show, a conforting book and life changing movies.
Isabela Frasinelli

Casper Libero '20

Student of journalism. From São Paulo to the world. @isafrasinelli
Giovanna Pascucci

Casper Libero '22

Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero que ama animais e falar sobre séries.