Voltar à rotina de estudos e trabalho não é uma tarefa fácil, ainda mais quando as férias de meio de ano da faculdade acabam. O mês de agosto se inicia e conciliar essas responsabilidades têm sido cada vez mais difícil, além de demandar mais esforços de estudantes de graduação que trabalham, estudam e ainda esperam ansiosamente pelas próximas férias, as de fim de ano.
Agosto é um mês conhecido por ser “interminável” e é neste período de retomada de aulas que as atenções devem ser redobradas em relação à produtividade e à procrastinação. O primeiro passo para se reorganizar após um mês de descanso é criar coragem para colocar tudo na ponta do lápis e definir prioridades.
Giovanna Araújo Rodrigues, estudante do quinto semestre de Publicidade e Propaganda, social media de uma ótica e lash designer (extensionista de cílios), comenta que estudar e trabalhar em dois lugares tem sido uma experiência desafiadora.
É uma experiência muito louca, gostosa e cansativa. Saio às seis de casa e chego à meia noite, mas é gostoso ir para a faculdade porque gosto muito do curso que faço.
Disse Giovanna.
A jovem explica que sua principal dificuldade é conciliar avaliações e atividades quando os prazos são muito próximos e curtos. “A gente acaba que não tem tempo de estudar para a prova ou fazer um trabalho, e o tempo livre que sobra a gente quer estar com a família e os amigos, então essa é a parte mais difícil”, diz.
A gente descansa um pouquinho mas a gente não pode se ausentar da vida social, mesmo àas vezes sendo muito difícil pela sobrecarga da faculdade e do trabalho. Gosto de estar com a minha família, amigos, fazer um churrasco e sair para tomar uma cervejinha.
Complementou a estudante.
A estudante ainda comenta que tem uma maneira eficaz de organizar as demandas do seu dia a dia. “Tenho dois blocos de anotações onde planejo meus dias e a minha semana. Às vezes não sai como eu planejo, mas fica organizado na minha cabeça quando eu escrevo”, completa.
Assim como Giovanna, é preciso dividir as tarefas da vida social e da vida acadêmica e profissional, além de criar hábitos para se adequar à intensa rotina diária para não surtar até o final do ano. Por isso, reunimos cinco dicas para aguentar firme e conseguir conciliar estudos e trabalho nesse segundo semestre de 2023.
1. Crie um planejamento semanal
Criar um planejamento semanal é muito importante para definir o que precisa ser feito naquele período de tempo, seja uma atividade da faculdade ou uma tarefa do trabalho.
Para isso, se você ainda não tem esse hábito, faça um check-list em uma folha de papel ou no Word. Nele, liste suas demandas, pois dessa maneira você poderá visualizar a quantidade de atividades que tem que executar.
2. priorize atividades
Com sua lista pronta, o próximo passo é determinar prioridades, urgências e prazos para cada atribuição. Sinalize o que é mais importante e o que precisa ser entregue primeiro. Use sua criatividade, grife cada item com marca-texto, defina cores para cada tipo de tarefa e use post-its, se preferir.
3. utilize ferramentas
Com suas prioridades definidas, use ferramentas que te ajudem a se organizar e a relembrar seus afazeres. Muitas ferramentas que estão disponíveis na App Store e na Play Store cumprem bem essa função, como o Google Agenda, que é uma interface gratuita, sincronizada com o dispositivo e que permite que o usuário visualize suas tarefas de maneira fácil, rápida e intuitiva.
Outra ferramenta interessante é o Notion, que pode ser encontrado nas versões web e mobile, e permite que o usuário use sua criatividade de acordo com as suas necessidades. O Notion pode oferecer infinitas possibilidades para quem o utiliza e é uma grande aposta para quem deseja se organizar com clareza e de maneira inovadora.
4. Cuide da sua saúde (mental e física)
Não se esqueça de cuidar da sua saúde mental e física nesse momento de muita inquietação. Apesar da rotina intensa, é necessário dedicar pelo menos 30 minutos da agenda para fazer uma caminhada leve, praticar esportes e fazer terapia. Alinhe o corpo e a mente com práticas saudáveis, e, assim, sua rotina de estudos e trabalho ficará ligeiramente mais leve.
5. descanse
Tenha um tempo de qualidade com as pessoas que você ama e se desconecte de tanta sobrecarga que cai sobre você. Durma bem, aproveite com a sua família e amigos, tenha vida social e não se esqueça de que você é única e tem seu diferencial. Não se cobre tanto.
——————————–
O artigo acima foi editado por Fernanda Alves.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!