Após fechar novo contrato com a gravadora Atlantic Records, Jesse James Rutherford lançou, no dia 28 de março, os singles “Joker” e “Rainbow”, que iniciam uma nova era do artista. Em entrevistas para o radialista Zane Lowe na Apple Music, Jesse esclareceu seu foco na carreira solo e nos deu mais detalhes sobre o significado de suas composições.
Carreira solo
A última gravação de música feita por Jesse foi no single “Fallen Star”, da banda The Neighbourhood, em 2021. Com a expulsão do baterista Brandon Fried, e o anúncio de hiato do grupo no começo do ano passado, o vocalista já deixava bem claro que tinha novos projetos pessoais em produção.
Com o término de um relacionamento marcante com a entusiasta fashionista Devon Lee, Jesse decidiu que precisava de um momento sozinho depois de focar tanto em suas relações. E como já considera as letras de suas músicas bem claras, afirmou que as melodias descrevem o que o cantor está passando em sua vida.
Joker
O curto som representa para Rutherford algo que vai além de “somente uma música”, seria como uma introdução ao novo, um momento de transição. A máscara que segura no clipe faz referência a sua própria persona Chip Chrome, presente no último álbum da banda. Inspirado em Bowie, ele representa uma outra forma de tentar reconhecer a si mesmo.
Rainbow
Rainbow é apresentada como uma música de relações. Por mais que esteja em processo de se autoentender, a convivência com o outro e seus laços sociais também o definem como pessoa e são objetos de inspiração para o cantor.
Sabendo que suas letras são um reflexo de sua vida, podemos ver uma clara referência a sua nova parceira Billie Eilish. Como nos versos: “I’ve had some others, there won’t ever bе another like you / You give mе butterflies, I might puke / You motherfucker, you’re too easy to love / My mama even likes you too”. (Eu já tive outras, nunca haverá ninguém como você / Você me dá borboletas no estômago, talvez eu vomite / Sua filha da p*ta, é muito fácil te amar / Até minha mãe gosta de você).
Ainda que o compositor tente manter o padrão sério e metódico em suas músicas, ele não pode evitar o uso de referências lúdicas na melodia e no clipe, como fazer com que as notas soem quase como um barulho de brinquedos.
A música reproduz exatamente a ideia de que as vezes é preciso passar por um momento ruim para enxergar que entre as nuvens ainda existe um arco-íris.
E vem mais por aí…
Neste mês de abril, Jesse anunciou que vai lançar mais um single intitulado “Me & Universe”. É provável que o clipe também seja dirigido por Ramez Silyan, que capturou a essência do cantor em ser contraditório e ainda sim remeter à mensagem principal da composição em todos os seus complementos visuais.
Nova fase
Jesse define o período de sua vida que passou afastado dos palcos e tours como um bom aprendizado para se encontrar, tanto que foi esse isolamento que o deu a principal inspiração para as novas obras. Desde que parou de fumar, o cantor sente que está atingindo o equilíbrio, pois suas emoções, tanto boas quanto ruins, não ficam mais no extremo.
Jesse Rutherford partiu de um estado de certeza em relação à sua identidade para uma repentina dúvida, mas afirmou que está tudo bem com isso!
“I can’t help look back on and be like, damn! I was so goddamn sure of myself and I’m so not now, […] i’m just not sure of, Zane, and i hope that’s okay” (Não posso evitar olhar para trás e ficar tipo, nossa! Eu era tão seguro de mim e agora eu não sou, […] eu simplesmente não tenho certeza de quem sou, Zane, e espero que isso esteja tudo bem com isso.)
—————–
O texto acima foi editado por Maria Esther Cortez.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!