Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture

Conhecendo Mais A Cidade: 7 Rolês Underground Em São Paulo

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O artigo abaixo foi escrito por Marcella Giorgetti e editado por Angela C. A. Caritá. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Não é surpresa para ninguém que São Paulo é a cidade mais completa da América do Sul. Além de ser um lugar que muitas pessoas procuram para trabalhar e morar, também é onde se tem uma grande demanda pelo entretenimento. Fica assim claro que São Paulo é uma metrópole multifacetada, com um toque tipicamente urbano, vanguardista e inovador.

Tudo nela é diverso, a capital abriga as mais diversas nacionalidades, culturas e tribos urbanas, e também é o maior destino LGBT do Brasil e um dos mais reconhecidos do mundo, possuindo uma das maiores paradas gay do planeta.

Importante citar sua vida noturna frenética, que em 2014, de acordo com o colunista Mark Manson da CNN foi eleita como um dos dez melhores locais do mundo no que se refere a festas, baladas e demais diversões noturnas. Tendo espaços que tocam desde sertanejo, R&B (Rhythm and Blues), rock, samba, até música eletrônica, pop e forró. Ou seja, ideal para qualquer tipo de gosto musical.

Dito isso, é preciso apresentar uma faceta dentre as tantas da cidade, a cultura underground, que está relacionada à produção musical, às artes plásticas, à literatura, ou a qualquer forma de expressão artística da cultura urbana contemporânea. O ambiente ideal para as pessoas que apreciam esse modo de vida é aquele que foge dos padrões comerciais, dos modismos, do chamado mainstream.

Agora, para quem se interessa por esse tipo de role, segue uma lista com alguns dos mais diferentes lugares para se visitar na cidade. Só não esquece que para conhecer São Paulo melhor é preciso ter mente aberta e disposição para mergulhar de cabeça nessa cidade que nunca dorme.

void

A Void é uma espécie de bar e loja que se encontra na Rua Martim Carrasco, 56 – Pinheiros. Um fato curioso é que ela foi considerada o lugar no Largo da Batata como o melhor lugar para paquerar por Veja COMER & BEBER 2018. 

A ideia da Void é ser aquele  ponto de encontro de pessoas de todo o tipo de rolê, sempre naquela pegada democrática e em pé, na rua, sem precisar gastar muito para curtir a noite. Até há um certo charme em ficar na calçada da praça tomando um drink, mas o estilo autêntico e independente da marca está em tudo  – do cardápio à linguagem e, claro, na programação.

https://www.instagram.com/p/CDV7MnupNPq/?utm_source=ig_web_copy_link
MADAME UNDERGROUND CLUB

Localizado na Rua Conselheiro Ramalho, 873, na região da Bela Vista, o Madame Underground Club foi inaugurado em 1983, e marcou toda uma geração paulistana, com o antigo nome de Madame Satã. O lugar formou, lançou bandas e funcionou de maneira ininterrupta até 1994. Depois de algum tempo fechado a casa reabriu com o nome de Morcegóvia, rapidamente caindo mais uma vez no gosto dos frequentadores.

Posteriormente a casa ainda mudaria mais uma vez de nome, chamando-se TheThe até que retornaria ao seu nome original, Madame Satã, até fechar de vez em 2007. Após fechar, o imóvel ficou alguns anos em situação de abandono. Felizmente, em fevereiro de 2011, após a casa receber uma ampla reforma, o saudoso imóvel voltou a ter vida com o nome de Madame. 

A casa está sempre aberta às novas tendências da cultura e da música. Lá acontece de tudo, em plena balada tem gente pintando quadros, vendendo roupas e acessórios, fazendo performances, projetando filmes e o que mais der na telha. O ambiente  tem vários pequenos ambientes externos e internos, além do lounge na entrada e da famosa pista calabouço e é ideal para quem busca um passeio diferenciado.

MUSEU DA PESSOA

A Casa Museu da Pessoa que se encontra na Rua Natingui,1100 – Vila Madalena – é uma exposição diferente daquelas que existem por aí. Fundado em 1991, o Museu da Pessoa acredita que contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar seu jeito de ver o mundo. 

Nele você pode contar sua história, organizar suas próprias coleções e conhecer histórias de pessoas de todas as idades, raças, credos, profissões do Brasil. Toda pessoa pode se tornar acervo, curador e visitante. O interessante do ambiente é que ele também pode ser visitado de forma online, assim, quem está interessado em conhecer esse lugar, pode acessá-lo pela internet.

PEDRA GRANDE

Para que curte um passeio em meio a natureza e com uma vista espetacular vale a recomendação do núcleo do Parque da Cantareira, que foi aberto em 1989 e é localizado na Zona Norte da capital. Seu grande destaque é a Pedra Grande, um afloramento rochoso de granito, mirante natural que possibilita a vista panorâmica de parte da cidade de São Paulo. 

Pode-se chegar ao mirante por meio de dois acessos: pela Trilha da Pedra Grande, a partir da entrada do núcleo, e pela Trilha da Suçuarana, a partir do núcleo Águas Claras. Há um Museu e o Bosque, área de lazer, descanso, relaxamento e piquenique; como também as trilhas de interpretação da natureza. Vale ressaltar que o passeio não é gratuito, o ingresso para o Núcleo Pedra Grande custa R$ 16 (com direito à meia entrada) e só é aceito pagamento em dinheiro.

MATILHA CULTURAL

Localizada em um prédio na região central de São Paulo, Rua Rêgo Freitas, 542 – República – a Matilha Cultural recebe de exposições de arte a sessões de filmes e até feira de adoção de animais, que acontecem aos domingos.

No primeiro andar da Matilha Cultural fica o espaço de exposições, que também recebe eventos e festinhas. Nele também tem a galeria, o espaço mais frequentado de lá, abriga mostras de arte, fotografia e outras produções visuais.

No segundo andar, paredes de tijolos e piso de madeira recuperada em demolições da cidade formam a arena, um ambiente que recebe shows, mostras visuais e multimídia, apresentações acústicas e serve também como estúdio de gravação. 

Subindo mais um lance de escada tem o cinema do centro cultural, o Cine Matilha Cultural, que nasceu para exibir produções cinematográficas independentes, filmes e documentários de relevância socioambiental. 

O objetivo do local é contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, ativa, criativa e livre. Perfeito para quem tá afim de sair da zona de conforto.

cine marabá

Falando ainda sobre cinema temos o Cine Marabá, localizado na Avenida Ipiranga, 757 – Centro. Ele é uma sala de cinema que foi inaugurada em 20 de maio de 1944, em uma época de grande efervescência do cinema na cidade. 

Notadamente na região central, entre as avenidas São João e Ipiranga,  uma área que ficaria conhecida como Cinelândia Paulistana, lá é um cinema de rua, ideal para quem busca ter uma experiência com a telona em um lugar histórico e diferenciado.

casarão do vinil

É na Rua dos Trilhos – Mooca – que se localiza o icônico Casarão do Vinil, feito para os amantes de coleções de exemplares antigos e únicos dos mais variados tipos de gêneros musicais, desde punk-rock, até MPB.

 Inaugurado em 2014, a casa conta com mais de 700 mil discos em acervo. Além de LPs, o espaço tem também compactos, discos de 78 rotações, revistas, livros, gibis, que carregam histórias e saudosismo, abrangendo amplo conteúdo da cultura brasileira, principalmente musical.

Por fim, se você, além de ser uma pessoa que gosta do estilo underground e que adora conhecer e experimentar novos ambientes, acho que vale a pena visitar cada cantinho que foi citado e desfrutar o máximo que a querida metrópole de São Paulo tem a oferecer.

👯‍♀️ Related: #5 Small Bands You Need To Check Out Now
Marcella Giorgetti

Casper Libero '24

Garota tipicamente urbana, amante das palavras e desbravadora de novas experiências.