Rita Lee Jones de Carvalho (1947–2023), a padroeira da liberdade, foi uma das maiores referências musicais no Brasil. A cantora construiu uma carreira icônica que atravessou diversos gêneros e gerações. Seus hits marcantes tiveram grande impacto na música nacional, mas quais foram as principais influências musicais que moldaram sua vida e sua obra?
- Rock n’ Roll
-
Cantores e bandas como Elvis Presley, Beatles, The Who e Rolling Stones exerceram uma profunda influência no estilo de Rita Lee.
No álbum Aqui, Ali e em Qualquer Lugar (2001), a rainha do rock brasileiro fez a regravação de grandes músicas do Beatles em inglês e complementou com versões próprias em português. As 14 faixas têm a produção e arranjos de Roberto de Carvalho, companheiro de vida da cantora.
Na contracapa do disco, Rita escreveu: “de 63 a 70, eu bebi, comi, fumei e respirei Beatles. Vivia desenhando a silhueta dos quatro por todos os cantos, mas caprichei legal nos retratos de cada um deles à lápis, sobre os papéis de melhor qualidade que consegui descolar: os que embrulhavam o pão que meu pai comprava todas as manhãs…”.
O rock n’ roll trouxe a ela rebeldia e o som eletrizante, que se tornou uma de suas marcas registradas.
- Brasilidades
-
Além do rock n’ roll, a cantora sempre foi amante da música brasileira e dizia com frequência que teve um papel fundamental para a sua formação. Por influência dos pais cresceu ouvindo diversos gêneros musicais, entre eles o samba, bossa nova, entre outros. A Tropicália, movimento do qual fez parte no final dos anos 60, bebeu muito dessa fonte.
Seus ídolos nacionais, João Gilberto e Carmen Miranda, sempre foram citados por Rita, como na música La Miranda ou até mesmo em um programa que o próprio cantor a convidou para cantar na TV. “João Gilberto me ensinou que eu era uma roqueira com voz de bossanoveira. Jamais vou esquecer como foi generoso comigo, me convidando a participar de um especial dele na Globo”, comentou certa vez.Já sobre Carmen, a cantora escreveu sobre ela nas redes sociais: “Minha musa Carmen Miranda já está no céu, quem sabe rola um ‘ao vivo’ quando eu for pra lá também… Mas será que eu vou pro céu?”
- Psicodelia
-
Rita Lee explorou os sons psicodélicos dos anos 60 e 70, trazendo uma dimensão mais experimental à música, ampliando seus horizontes artísticos e proporcionando novas formas de expressão.
Sua discografia com a banda Mutantes (1947–2023) e Cilibrinas do Éden (1973) mostram muito bem como a cantora incorporou essa estética em suas músicas.
Rita Lee teve diversas influências durante a sua vida. Do samba ao rock n’ roll, cada um dos gêneros foi de grande importância para a sua identidade artística. Assim, em suas músicas, criou um estilo único e atemporal que cativa todas as gerações. Seu legado no país perdurará eternamente.
—————–——————-
O texto acima foi editado por Diovanna Mores Monte.
Gostou do conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!