O dia 26 de agosto é marcado como o Dia da Igualdade da Mulher. Em comemoração a esta data, não há nada como enaltecer as conquistas das mulheres e seu espaço no mundo. Confira cinco das milhares de vezes que as mulheres revolucionaram a história do cinema.
- Portrait of a lady on fire
-
Vencedora de dois prêmios no Festival de Cannes – sendo um deles o melhor filme com temática LGBTQIA+ – a diretora Céline Sciamma surpreendeu o público com ‘Retrato de Uma Jovem Em Chamas‘ a história de Marianne e Héloïse, que possuem uma relação sensível e profunda na época de 1770. De forma graciosa, a diretora deu vida a uma história extremamente emocionante.
- Triplo sucesso
-
Com a estreia de Barbie recentemente nos cinemas, é impossível não destacar a brilhante diretora Greta Gerwig, que possui perspectivas geniais em todos os filmes que dirige, colecionando sucessos como Adoráveis Mulheres (2019) e Lady Bird (2017). Além disso, Margot Robbie não pode ficar de fora: a atriz se supera a cada atuação e entrega tudo de si em seus papéis, e mais uma vez, provou isso interpretando a própria Barbie.
- “…E o Vento Levou”
-
A atriz Hattie McDaniel merece um lugar especial nessa homenagem. Sendo a primeira mulher negra a ganhar um Oscar, superou barreiras enquanto uma mulher preta. No dia, foi quase impedida de participar da cerimônia: apesar disso, Hattie compareceu e conquistou o seu lugar, trazendo representatividade ao mundo do cinema.
- Cate Blanchett
-
Atriz australiana, Cate Blanchett é uma mulher que dá vida em diversas personagens, fez um tremendo sucesso em Carol (2015) e Tár (2022). Com um talento de tirar o fôlego, a atriz coleciona prêmios, entre eles dois Oscars e quatro Globos de Ouro.
- Guerra ao terror
-
Por fim, é importante ressaltar o nome de Kathryn Bigelow que, no 82⁰ Oscar, fez história ao ser a primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Direção pelo longa-metragem Guerra ao Terror (2009). Além disso, fez sucesso com o filme A Hora Mais Escura (2012) retratando a história da caçada a Osama Bin Laden.
——————————
O artigo acima foi editado por Gabriela Antualpa.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!