No dia 30 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Jazz, data que foi criada pela Unesco e anunciada pelo pianista Herbie Hancock. Apesar de não ser o estilo musical mais popular nas rodas de conversa, o Jazz faz parte do nosso cotidiano, por exemplo através de trilhas sonoras como What a Wonderful World e Feeling Good.
O Jazz nasceu às margens do Rio Mississipi, em Nova Orleans, Sul dos Estados Unidos, entre 1890 e 1910, época em que a comunidade afro-americana utilizava a música como forma de expressão. O gênero musical de raízes profundas é símbolo de luta pela liberdade e está ligado à abolição da escravatura, carregando cultura e história em cada acorde.
Falando em acorde, você sabia que o Jazz é conhecido como “música de improviso”? Esse estilo musical é marcado por ritmos não lineares e cheios de criatividade, um som livre e diversificado. Essas características fizeram com que o Jazz ganhasse a fama de imoral em meio a Crise de 1929, nos EUA. Os instrumentos mais usados na criação desse “som imoral” são: pianos, trompetes, baterias e contrabaixos.
Com o passar do tempo, o Jazz se reinventou e fundiu-se a novas culturas e estilos, inspirando subgêneros como: Soul Jazz, Afro Jazz, Cool Jazz, Jazz Latino, Free Jazz, Samba Jazz, Swing, Bebop, Fusion, Afrobeat e a brasileira, Bossa Nova – gênero em que se encaixa as canções de João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Por ser um estilo musical que leva versatilidade e possibilidades, não importa se você está à procura de um som suave para relaxar ou de uma batida dançante para curtir, o Jazz é para todos os gostos. Além disso, também encanta o coração dos amantes de teatro, visto que leva ao palco narrativas inovadoras e coreografias detalhistas.
Gênios do Jazz
Martin Luther King Jr. disse certa vez que o “Jazz expressa a vida”, então aproveite esse dia para ouvir e se apaixonar pelo ritmo musical. Abaixo você vai encontrar os responsáveis por produzir o melhor do Jazz e as músicas mais imperdíveis de cada um.
- Louis Armstrong com “What a Wonderful World”
- Nina Simone com “I Put a Spell on You”
- Miles Davis com “The Doo-Bop Song”
- Ella Fitzgerald com “Cry Me A River”
- Billie Holiday com “Lover Man”
- Charlie Parker com “Just Friends”
- Frank Sinatra com “Come Fly With Me”
- Charles Mingus com “Goodbye Pork Pie Hat”
- Chet Baker com “To Mickey’s Memory”
- John Coltrane com “So What”
-
A música foi composta por Miles David, mas John Contrane utilizou a mesma base de acordes em seu albúm “Impressions”. Os dois artista já se encontraram e tocaram “So What” juntos.