Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture

Dia Internacional do Jazz: Conheça a história desse estilo musical

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

No dia 30 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Jazz, data que foi criada pela Unesco e anunciada pelo pianista Herbie Hancock. Apesar de não ser o estilo musical mais popular nas rodas de conversa, o Jazz faz parte do nosso cotidiano, por exemplo através de trilhas sonoras como What a Wonderful World e Feeling Good.

O Jazz nasceu às margens do Rio Mississipi, em Nova Orleans, Sul dos Estados Unidos, entre 1890 e 1910, época em que a comunidade afro-americana utilizava a música como forma de expressão. O gênero musical de raízes profundas é símbolo de luta pela liberdade e está ligado à abolição da escravatura, carregando cultura e história em cada acorde.

Falando em acorde, você sabia que o Jazz é conhecido como “música de improviso”? Esse estilo musical é marcado por ritmos não lineares e cheios de criatividade, um som livre e diversificado. Essas características fizeram com que o Jazz ganhasse a fama de imoral em meio a Crise de 1929, nos EUA. Os instrumentos mais usados na criação desse “som imoral” são: pianos, trompetes, baterias e contrabaixos.

Com o passar do tempo, o Jazz se reinventou e fundiu-se a novas culturas e estilos, inspirando subgêneros como:  Soul Jazz, Afro Jazz, Cool Jazz, Jazz Latino, Free Jazz, Samba Jazz, Swing, Bebop, Fusion, Afrobeat e a brasileira, Bossa Nova – gênero em que se encaixa as canções de João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Por ser um estilo musical que leva versatilidade e possibilidades, não importa se você está à procura de um som suave para relaxar ou de uma batida dançante para curtir, o Jazz é para todos os gostos. Além disso, também encanta o coração dos amantes de teatro, visto que leva ao palco narrativas inovadoras e coreografias detalhistas.

Gênios do Jazz

Martin Luther King Jr. disse certa vez que o “Jazz expressa a vida”, então aproveite esse dia para ouvir e se apaixonar pelo ritmo musical. Abaixo você vai encontrar os responsáveis por produzir o melhor do Jazz e as músicas mais imperdíveis de cada um.

Louis Armstrong com What a Wonderful World”
Nina Simone com “I Put a Spell on You”
Miles Davis com “The Doo-Bop Song”
Ella Fitzgerald com “Cry Me A River”
Billie Holiday com “Lover Man”
Charlie Parker com “Just Friends”
Frank Sinatra com “Come Fly With Me”
Charles Mingus com “Goodbye Pork Pie Hat”
Chet Baker com “To Mickey’s Memory”
John Coltrane com “So What”

A música foi composta por Miles David, mas John Contrane utilizou a mesma base de acordes em seu albúm “Impressions”. Os dois artista já se encontraram e tocaram “So What” juntos.

Isabel Gomes

Casper Libero '26

Hey! I’m Isabel, writing is one of my passions, and I came to share it with the world.