Diariamente, ocorrem inúmeros acidentes, cirurgias complexas e queimaduras graves que requerem transfusões, além de enfermos com hemofilia, leucemia e anemias. É baixo o estoque nos bancos de sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde, um a cada dez pacientes hospitalizados necessitam de transfusão sanguínea e somente 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros.
Nesta quarta-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e você pode fazer parte disso com um gesto solidário. Aqui vai um guia de como, onde e o que você precisa fazer para salvar vidas e se tornar um verdadeiro herói.
- O doador
-
Primeiramente, doar sangue é um ato completamente seguro e não expõe o doador a nenhum risco de contaminação. Todos os materiais usados na coleta são esterilizados e descartáveis. O cuidado com o voluntário se dá desde o momento que ele decide doar.
- Como doar?
-
Para doar sangue, é necessário pesquisar o hemocentro mais próximo que atenda na sua cidade ou região. Em alguns lugares, é necessário realizar um pré-agendamento e em todos os casos são obrigatórios pré-requisitos.
- O que é preciso para doar?
-
Para doar, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal)
- Pesar no mínimo 50kg
- Ter dormido no mínimo 6 horas (nas 24 horas antecedentes)
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
- Apresentar documentação original emitida por órgão oficial
Para a doação ocorrer de fato, é feita uma triagem para um maior conhecimento da saúde do voluntário. Ser sincero durante a entrevista é imprescindível, pois ela definirá se você está em condições estáveis para a doação.
É importante também consultar impedimentos temporários (resfriados, amamentação, gravidez, vacinas, tatuagens, cirurgias etc.) e definitivos (doenças infecciosas transmitidas pelo sangue, hepatite, uso de drogas ilícitas injetáveis etc.).
Voce é o tipo de alguém
O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, pelos sistemas ABO (A, B, AB e O) e Rh (positivo e negativo). Você sabe para quem pode doar sangue?
Com esse ato de amor e solidariedade ao próximo, você pode salvar até quatro vidas. A doação sanguínea salva vidas, famílias, propósitos e o mundo. Doe sangue e seja consciente, as pessoas precisam de você. Você com certeza é o tipo de alguém!
—————-
O artigo acima foi editado por Mariana Torezan.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Casper Libero para mais!