Quem não gosta de um bom livro para “viajar para outros mundos” sempre que pode? Pois diferentemente do que muitos pensam, a literatura não é simplesmente uma rica fonte de um variado conhecimento. Mas também uma excelente válvula de escape para o dia a dia e igualmente uma maneira de se inspirar! Por isso, neste Dia Mundial do Livro, perguntamos para alguns alunos e professores sobre o que a leitura significa para eles:
As alunas de jornalismo Kimberly Caroline e Lara de Oliveira disseram, respectivamente: “A literatura me permite viajar para outros espaços, conhecer diferentes narrativas e analisar como determinado autor pensa. Para mim, a literatura é uma das maneiras mais bonitas de comunicar, incluindo diferentes públicos e apresentando diversas novas realidades, uma verdadeira arte.”
Se há uma oportunidade de conhecer boa histórias, por que não? Ter contato com outras histórias, traz caminhos de fuga de uma realidade triste, te coloca em um lugar de independência, e quando o assunto é bom a solidão não te alcança. Além de enriquecer e ficar obcecado em uma narrativa, quando eu saia de férias ficava submersa em textos, poderia fazer algumas coisas a mais, mas sentia um lugar de preenchimento por me concentrar somente numa trama. Está disposta a servi-la.
Já a aluna Isadora Mosconi complementa: “Para mim, eu acho que a literatura instrui e acolhe muito. Ela te tira de um buraco escuro e você encontra uma luz no fim do túnel. Quando estou com um problema e leio sobre determinado assunto, me ajuda.”
O professor de História da Arte Jorge Paulino comentou que, para ele, a literatura é o que permite viajar na imaginação, no tempo e no espaço, o transportando para além da vida cotidiana. Já a professora de História Contemporânea Vanessa Bortulucce diz que é um exercício de sensibilidade e alteridade, de você entrar em contato com outras visões, olhando para si enquanto lê. Sendo um livro de ficção ou não, sem ver diferença entre eles.
E para finalizar, o professor Luís Mauro Sá Martino complementa (de acordo com ele, “de um jeito egoísta”) que a literatura torna seu mundo interior muito mais divertido e povoa sua mente com imagens e ideias novas. A partir delas, podemos mergulhar dentro da nossa imaginação e nos divertir muito mais.
O Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, é uma data escolhida pela Unesco para incentivar a leitura e homenagear tudo relacionado a esse universo. Esse dia foi escolhido por ter sido a morte de grandes autores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega.
——————————————————-
O artigo acima foi editado por Mariana Torezan.
Gostou desse tipo de conteúdo? Acesse Her Campus Cásper Líbero para mais!