Her Campus Logo Her Campus Logo
Four colorful animated figures looking through a window.
Four colorful animated figures looking through a window.
Pixar Animation Studios
Culture > Entertainment

Divertidamente e mais: 3 filmes da PIXAR que vão muito além de suas histórias 

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Divertidamente 2, o mais novo filme da PIXAR, chega aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (20). O longa dá continuidade a vida de Riley que, agora com 13 anos, recebe novas emoções para enfrentar os desafios da adolescência.

O primeiro filme da franquia é o xodó de muitos fãs do estúdio por abordar temas importantes, como a depressão e a convivência familiar, que vão além do seu enredo, mas o estúdio americano já vem produzindo longas-metragens com uma importância social há mais de 10 anos.

E quais são as outras obras que tocaram o coração de cada um que assistiu? Vem descobrir agora três dessas grandes produções da empresa.

UP: ALTAS AVENTURAS

Em 2009 a PIXAR trouxe um filme diferente. Em Up: Altas Aventuras, Carl Fredricksen, um senhor de idade rabugento, vive sozinho em sua casa após a morte de sua esposa Ellie. Já Russell, um escoteiro de 8 anos sempre alegre e disposto a ajudar, está na missão de ganhar sua última medalha como um explorador da natureza: a de ajudar um idoso. O destino une essa improvável dupla quando Seu Fredricksen, querendo realizar o último sonho de Ellie, viaja em sua casa repleta de balões para o Paraíso das Cachoeiras. 

Apesar da sua premissa simples, que busca unir duas gerações e personalidades completamente diferentes, a obra vai muito além em sua mensagem. 

A animação aborda a velhice e o luto de um jeito simples para que crianças entendam enquanto estiverem assistindo, mas que também facilmente emociona e provoca uma reflexão nos adultos. A perda de sua mulher deixou Seu Fredricksen ranzinza e fechado para a sociedade, mostrando que estava sozinho e envelhecendo. A bengala, os óculos e a estrutura da casa só mostram traços da idade de uma forma implícita. 

Por outro lado, o filme nos lembra a importância de perseguir nossos sonhos e encontrar significado em nossas vidas, independentemente das dificuldades. Ao retratar o envelhecimento, o amor e a perseverança, o filme não só entretém, mas também inspira a reflexão sobre o que realmente valorizamos em nossas próprias jornadas. 

SOUL

No final de 2020, o estúdio de animação veio com um novo lançamento. Soul conta a história de Joe Gardner, um músico apaixonado por jazz que tem sua vida transformada após um acidente que o transporta para um mundo além da vida terrena, onde encontra diversas almas se preparando para reencarnar, entre elas 22, que se recusa a ir para a terra. 

A partir de temas como a busca pela paixão, a realização pessoal e a importância de valorizar os momentos simples da existência, a obra nos instiga a refletir sobre o nosso propósito de vida e a que realmente deveríamos dar valor. Essa narrativa ressoa na sociedade contemporânea, onde muitas vezes estamos imersos em  buscas frenéticas por sucesso e reconhecimento, esquecendo-nos de apreciar o presente.

Além disso, Soul explora de forma sensível e inclusiva a diversidade cultural e as diferentes perspectivas sobre o significado da vida. Ao mostrar as interações entre Joe e 22, o filme questiona conceitos preconcebidos de realização e felicidade. Essa dinâmica entre os personagens principais promove uma mensagem poderosa de empatia e autoaceitação, encorajando o público a explorar sua própria identidade e conexão com o mundo ao seu redor.

ELEMENTOS

Elementos, o filme mais recente da PIXAR, é uma história mágica sobre uma sociedade onde Ar, Fogo, Terra e Água precisam conviver em um mesmo lugar, A Cidade Elemento. Durante a trajetória, os personagens Faísca, uma garota do Fogo, e Gota, um menino da Água, se apaixonam e têm que descobrir como conviver um com o outro, superando suas diferenças. 

A empresa trouxe um novo modo de abordar a diversidade. Ao longo do filme, não só os personagens principais como toda a cidade precisam aprender a lidar com o diferente e respeitarem o próximo. 

Através de uma comédia romântica nos moldes de Romeu e Julieta, o filme provoca uma reflexão sobre o respeito e a empatia, grandes problemas da sociedade atual. 

Não é atoa que a PIXAR ficou famosa por suas histórias tocantes que divertem as crianças e cativam os adultos. O estúdio de animação sempre entendeu  a importância de abordar temas pouco falados em filmes para todas as idades e buscam ensinar a todos de uma forma leve e contemporânea assuntos considerados “tabu” para a sociedade. 

—–

O artigo acima foi editado por Julia Pujar.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Fernanda Sivieri

Casper Libero '26

Estudante de jornalismo na Cásper Líbero. Amo esportes, livros, filmes e séries.