Você já ouviu falar sobre webcomics? Eles basicamente são quadrinhos publicados online. E foi assim que surgiu Dora e a Gata, webcomic que narra a história de uma mulher cuja evolução se dá dia após dia, ao lado de sua gatinha de estimação — a Gata. Inspirada por artistas como Rebecca Sugar e Alison Bechdel, as personagens foram criadas pela já formada casperiana Helô D’Angelo, que decidiu abordar temas ligados ao feminismo e a relacionamentos abusivos.
Ela conta que escolheu retratar esses assuntos por serem situações pouco representados de maneira adequada pela indústria cultural. Além disso, ela também queria que seu trabalho fosse, de certa forma, acolhedor: “Eu passei por um relacionamento que tinha alguns traços abusivos e eu nunca falei sobre ele”, a ex-casperiana declarou. “Então eu resolvi fazer um quadrinho em que a personagem principal passasse por isso, de modo que as pessoas que enfrentam essa situação pudessem se identificar com a Dora e talvez lutar contra isso, entender pelo que elas estavam passando”.
Imagem: @helodangeloarte
Helô revela que o resultado final não saiu exatamente como ela imaginava, mas que isso não é um problema: “Eu acho que é bom aprender que as coisas não vão sair sempre como a gente imagina. Tem coisas que eu gostaria de ter resolvido de outra forma e coisas que surgiram no meio do caminho e foram bem melhores”. Dora e a Gata significou uma espécie de vitória para a sua criadora, porque foi necessário superar sua insegurança e seu medo de não ser capaz de produzir um quadrinho grande. O projeto autoral também contribuiu para que Helô amadurecesse seu trabalho e elevasse o seu nível de aprendizado.
Atualmente, Dora e a Gata está prestes a entrar em uma nova fase: será publicada! A autora organizou uma campanha no Catarse e a divulgou na sua conta do Instagram — onde foi postada parte da webcomic. Com o apoio de grande parte dos seus leitores, a meta financeira foi ultrapassada e a impressão do primeiro livro da Helô D’Angelo será possível.
Para aquelas que vão na Comic Con: é onde ocorrerá o primeiro lançamento da obra! A autora de Dora e a Gata irá dividir a mesa com a ilustradora Lila Cruz. O outro lançamento confirmado ainda não tem um dia marcado, mas será no mês de novembro na loja de quadrinhos Ugra, localizada na Rua Augusta. Fiquem de olho no Instagram da Helô (@helodangeloarte) para mais informações!