É fato que todas nós, desde a adolescência, sempre pensamos em como seria viver a vida de adulta. Porém, em nossa imaginação, essa realidade não incluía chatas responsabilidades ou até mesmo um trabalho. A vida que antes era no “VIP” foi direto para a “xepa”, já que, sem a presença e ajuda dos pais, as responsabilidades têm apenas uma dona: nós mesmas.
Com tantas mudanças e tarefas tomando conta de todas as horas do seu dia, é claro que a ideia de mudar seus hábitos e achar mais tempo para descansar é inevitável. E o primeiro pensamento de muitas jovens que precisam conciliar faculdade, estágio e tarefas de casa é deixar os exercícios físicos de lado.
Mas, essa pode ser uma decisão muito equivocada e que, a longo prazo, pode atrapalhar mais do que ajudar. A Her Campus Cásper Líbero conversou com a professora de Educação Física Franciele Santos, que deu algumas dicas e conselhos para que você não deixe os exercícios de lado.
Saúde física e mental em dia
Não é novidade que os exercícios são super importantes para a saúde física e mental de pessoas em qualquer idade. Mas, para as jovens, isso é mais do que essencial, até porque a atividade física ajuda na construção óssea e no desenvolvimento de massa muscular.
Franciele pontuou que os exercícios físicos são ótimos para o controle do estresse, da ansiedade e do peso. Além disso, as atividades também podem aumentar a autoestima e melhorar a disposição dos jovens que precisam de energia para realizar tarefas mais pesadas. Junto aos benefícios físicos e mentais, a presença de qualquer exercício na rotina pode ajudar no desenvolvimento ou aperfeiçoamento da disciplina.
Como manter o exercício na rotina?
Para que a atividade física continue como prioridade e se sobressaia como responsabilidade junto a outras tarefas importantes, Franciele deixa bem claro que o ideal é organizar bem o dia. Assim, o exercício se tornará parte da rotina, e não uma obrigação à parte, que pode ser vista como chata ou descartável.
Para facilitar a inserção do exercício na rotina, a professora faz algumas recomendações que podem se adaptar a qualquer estilo de vida. Segundo ela, procurar uma academia próxima de sua residência pode deixar tudo mais fácil. Outra ideia proposta é fazer atividades físicas que não se limitem à musculação e possam ser encaixadas em seu dia a dia.
Além do fácil acesso aos locais, ou até mesmo treinos on-line, Franciele diz ser essencial fazer uma lista com as atividades do dia e designar horários para cada uma delas. A partir disso, será possível ter uma visão mais ampla e detalhada de suas tarefas e o encaixe de um ou mais exercícios será feito sem problemas.
Vantagens a longo prazo
Com a inserção dos treinos na rotina, mesmo que corrida, a professora de Educação Física deixa bem claro que as vantagens são inúmeras. Além da melhora da saúde mental, fisiológica, autoestima e do fortalecimento muscular e cardiovascular, os exercícios físicos podem melhorar outros aspectos de sua vida.
Apesar das melhoras que são visíveis a curto prazo serem as mais conhecidas, a atividade também melhora o desenvolvimento social e afetivo, a concentração, disciplina e responsabilidade. Assim, com apenas alguns exercícios de seu gosto e vontade, sua qualidade de vida pode aumentar muito.
Ainda não sabe o que fazer? Aqui vão algumas dicas!
Como decidir qualquer coisa não é nada fácil, especialmente se é algo que será recorrente em sua vida cotidiana, é claro que a HCCL vai te dar uma mãozinha.
Caso você não queira investir em um plano de academia, ou em aulas semanais, pode optar por seguir alguns treinos on-line que são encontrados no Instagram, e até mesmo no TikTok. Alguns deles ainda sugerem atividades que podem ser feitas com utensílios de casa, como vassouras, deixando a obrigação de se exercitar ainda mais fácil de ser cumprida.
Mas lembre-se: exercícios por conta própria, e sem a orientação de um profissional, devem ser feitos com cautela e sempre prezando pelo limite de cada corpo.
Caso você queira um exercício mais tranquilo, professoras de ioga são algo que não falta nas redes sociais. Com apenas um colchonete e um bloco de EVA, você consegue ficar em forma e ainda melhorar sua flexibilidade. E não para por aí! Depois de um treino suado, é possível fazer algumas posições de ioga para relaxar. Poderia ser mais perfeito?
Agora você não tem mais nenhuma desculpa para não colocar seus tênis de corrida, sua roupa esportiva e organizar sua rotina para que o exercício seja parte dela.
————————————————————————————————————
O artigo acima foi escrito editado por Beatriz Oliveira Testa.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!