O grande evento da indústria da moda vem crescendo desde 1943. No entanto, com mudanças no mundo atual e a participação de novas capitais, a Fashion Week ainda tem se mostrado cada vez mais inovadora e icônica.
Você conhece a história da fashion week?
A famosa Fashion Week teve início em Nova Iorque, no ano de 1943. Idealizada pela jornalista Eleanor Lambert, foi primeiramente chamada de Press Week.
A Semana da Moda foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, por conta da impossibilidade em realizar uma viagem para a Europa, onde era possível conhecer as coleções. Além disso, teve como intuito prestigiar e dar visibilidade às marcas e aos estilistas dos Estados Unidos.
Em Paris, a história é retomada no pós-guerra, em 1947. Naquele ano, Christian Dior apresentou um desfile revolucionário para a indústria da moda. Com sua coleção Corolle, introduziu o icônico New Look da Dior.
Além da famosa Dior, hoje, a Semana da Moda de Paris apresenta marcas como Céline, Givenchy, Saint Laurent e Louis Vuitton.
Já em Milão, a Fashion Week ocorre desde 1958. Apresentando marcas clássicas como Gucci, Prada, e Dolce & Gabbana, é um evento que carrega expectativas altas e ansiosas do público e dos críticos.
Por fim, em 1984, a London Fashion Week nasceu, sendo a primeira a apresentar seus desfiles ao vivo. Contando com a participação de marcas e designers de luxo, como Alexander McQueen, Vivienne Westwood, Erdem e Burberry, é uma semana que mistura criatividade e moda.
Além disso, a cada ano, a semana de moda de Londres procura revolucionar, mesclando o mundo fashion com temas relacionados à política, meio ambiente e arte.
Atualmente, os desfiles são realizados duas vezes ao ano, divididos nas temporadas de Outono/Inverno e de Primavera/Verão. As coleções contam com aqueles que acontecem somente em Paris e com os de alta-costura e os prêt-à-porter, que ocorrem normalmente nessas quatro cidades.
Agora, no entanto, também se tornou comum a transmissão ao vivo do evento pelas redes sociais, alcançando um público ainda maior.
São Paulo fashion week
Além disso, existem outras capitais no mundo que também possuem suas semanas de moda. É o caso de São Paulo.
Em 1995, Paulo Borges idealizou a São Paulo Fashion Week que, hoje, é considerada o maior evento de moda da América Latina! A SPFW, a cada ano, busca trazer uma diversidade de desfiles, marcas e representatividade. No último ano, o evento contou com desfiles de Á La Garçonne, Fauve e Isaac Silva.
momentos icônicos da spFw
Esse evento anual do mundo da moda torna-se cada vez mais aguardado com o passar dos anos. No entanto, ele possui muitos momentos marcantes e você confere, mais recentes, dois a seguir!
O TRABAlho da designer lenny niemeyer
A grande e especial exposição do trabalho da designer Lenny Niemeyer, na Pinacoteca de São Paulo, é um destes momentos marcantes.
Estilista da moda praia, Niemeyer revolucionou o universo do beachwear com arte contemporânea. Além disso, ela fez jus ao patamar prêt-à-porter plástico, com peças especiais da temporada de Primavera/Verão 2020.
O icônico ato final na edição n53
Por fim, para a Edição N53, Isaac Silva preparou um desfile em homenagem à Marcia Pantera, grande figura dos anos 90. Além da participação de travestis, transexuais e drag queens, contou também com a apresentação de artistas como Bianca DellaFancy e com performances ao som de hits de boate.
O artigo acima foi editado por Fernanda Alves.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!