O Festival do Café acontece nos dias 22 a 26 de maio no Triângulo SP, no centro da cidade. Com mais de 35 cafeterias participantes, palestras, e muitas outras programações, o evento traz a história do café e a importância do grão na cultura e sociedade.
A Secretaria Municipal de Turismo é responsável por promover o Festival do Café, evento multicultural que traz programações durante essa semana no Triângulo SP. Foi criado com o intuito de celebrar e discorrer sobre a importância do café, grão responsável por impulsionar a economia brasileira no final do século 19.
Tomar uma xícara de café ao longo do dia é um ato muito comum praticado no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2021 a procura por café cresceu em 1,7%, comparado ao ano anterior.
Além disso, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos Estados Unidos.
Esse grão está presente na vida das pessoas há muito tempo, chegou no Brasil por volta de 1720, advindo da Guiana Francesa. A partir de 1837, o café tornou-se o principal produto de exportação, e trouxe grandes riquezas aos cafeicultores, além de girar a economia do país. A modernização do país foi acontecendo como consequência desse processo, por meio da construção de ferrovias para transporte mais rápido do café das fazendas até os portos e urbanização das cidades.
Em celebração a esse grão histórico o evento traz uma série de programações no Triângulo SP, recorte do centro que engloba edifícios históricos importantes, como Largo São Bento, Edifício Matarazzo, entre outros, seguindo a temática principal: café. Confira abaixo tudo o que vai rolar durante essa semana:
Exposição de xícaras gigantes
O Festival do Café terá a exposição “São Paulo Ama Café”, que reúne 10 xícaras de 1,50m de altura distribuídas por vários pontos do centro, estilizadas por artistas importantes, como Mena, Ikeda, NAI, entre outros. Com desenhos únicos e divertidos, cada artista deu às xícaras seu toque e estilo, tornando-as verdadeiras obras de arte.
35 cafeterias participantes
Cada cafeteria possui descontos em itens específicos do cardápio. Confira algumas das cafeterias participantes e as suas promoções:
Cafeteria Gosto de Grão (@cafeteriagostodegrao):
Possui como menu promocional café expresso com mini donuts ou café expresso com mini pão de queijo. Fica na Rua Silveira Martins, 86.
Maria Cristina Doces (@mariacristinadocesoficial)
Seu menu promocional conta com Irish Coffee e um desconto no combo pastel de nata + expresso. Está localizada na Rua Álvares Penteado, 188.
Palestras
Durante a semana o evento conta com palestras, que irão acontecer nos dias 24, 25 e 26 de maio, sobre diversos assuntos, como: “Quais os cuidados na produção do café especial e como escolher o grão ideal para sua cafeteria?”, “Diferenças na xícara entre: um café arábica, um canéfora e um tradicional”, além de workshops e degustações.
Roteiros guiados
A Secretaria Municipal de Turismo oferece roteiros guiados que passam pelos 35 estabelecimentos participantes, além de contar sobre a antiga economia cafeeira brasileira, e passar por pontos turísticos do centro de São Paulo. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita pela plataforma Sympla.
Além de tudo isso, músicos estarão se apresentando todos os dias do festival em frente às cafeterias participantes. Para mais informações, vale conferir o Instagram da Secretaria Municipal de Turismo, e o site oficial do Festival.
O Festival do Café é uma oportunidade de desfrutar do que a cidade de São Paulo tem a oferecer: um evento temático, com muita cultura, história, arte e gastronomia.
—————————
O artigo acima foi editado por Mariana Torezan.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Casper Libero para mais!