Her Campus Logo Her Campus Logo
Style > Fashion

Geração Tik Tok X Passarela: quem dita mais tendência?

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

 A plataforma Tiktok, uma das redes sociais mais usadas pela “Gen Z”, tem sido cada vez mais responsável pela criação e disseminação de tendências, principalmente no campo da moda e da beleza. 

Por poder alcançar milhões de pessoas, incluindo influencers que podem acompanhar ao vivo os desfiles nas passarelas da São Paulo Fashion Week, Milan Fashion Week e Paris Fashion Week, entre outros, trazem ao seu público as tendências mais envolventes, influenciando a fazer parte desse mundo e democratizando o acesso a esse assunto.

Além disso, as marcas famosas que ocupam as passarelas, como Balmain, Burberry, Dior, Gucci e Prada também se renderam a essa plataforma, apostando em uma divulgação em massa de suas coleções. 

Podemos citar as influenciadoras Lele Burnier (@leleburnier) e Jordanna Maia (@jordannamaia) como grandes referências no Tiktok quando o assunto é ditar tendências. Seguidas por milhões de pessoas, elas estão a par de tudo que acontece no mundo da moda e não deixam de divulgar as novidades desse meio para seus seguidores. 

@jordannamaia

Esse deve ser o #arrumesecomigo mais caótico que já postei🥲 mudariam algo no look?🙊 #SouRockstar #fashiontiktok #leoniehanne #fashionforyou #grwm

♬ som original – Jordanna Maia

Uma das últimas tendências que tomaram conta das passarelas e do Tiktok foi a estética Barbie Core, inspirada no live action da Barbie – que será estrelado pela atriz Margot Robbie. Essa estética também ganhou grande destaque na Semana de Moda de Paris, com o desfile da Maison Valentino para o Inverno 2022/2023, que investiu em uma coleção “All pink”, apresentando looks monocromáticos no tom de rosa criado pela Pantone, especialmente para a Maison. Nesse desfile, peças de alfaiataria, oversized e com transparências ganharam destaque.

Por outro lado, a tendência Y2K, que também se popularizou no Tik Tok e esteve presente nas passarelas, não foi bem recebida por grande parte das pessoas. Além de ser excludente em relação a diversos tipos de corpos, retoma o conceito da magreza extrema, problemática bastante presente nos anos 2000. Dessa forma, isso se torna preocupante, visto que mostra um retrocesso nas conquistas ao longo dos anos com a inclusão de diferentes tamanhos de corpos na moda.

Já no campo da beleza, o Tiktok se mostra o principal ditador de tendências, dentre elas, a estética Glazed Donuts, divulgada por Hailey Bieber, na qual aposta em uma maquiagem mais natural, feita com poucos produtos e uma pele super iluminada. 

Além disso, podemos citar também o movimento Acne positivity, que tem sido muito importante para a inclusão e desmistificação de preconceitos sobre a acne. Ele mostra que isso não diminui a beleza de ninguém e parte da premissa que não é preciso usar a maquiagem para esconder cicatrizes, manchas ou espinhas. 

@haileybieber

the Mary P contour trick forever. Also – my best friend sings this song 🥲✨ @justineskye

♬ Collide (Sped Up Remix) – Justine Skye

Assim, o Tiktok tem ganhado cada vez mais espaço quando o assunto é ditar tendências, incorporando várias delas da passarela e também a influenciando, sendo uma via de mão dupla. 

No entanto, também é importante que os influenciadores abracem causas que sejam inclusivas para deixar de lado estereótipos e preconceitos que atingem a sociedade e são reproduzidos no mundo da moda e da beleza.

————————————-

O texto acima foi editado por Izabella Giannola

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Giuliana Miranda

Casper Libero '27

I'm a journalist student and fascinated for art, beauty and fashion. I think it's necessary to have a critical look and have more manners to make this world more inclusive.