Poucos dias após o lançamento de “Blonde”, na Netflix, o filme já está com todos os holofotes virados para si. A cinebiografia traz uma releitura ousada da vida da musa de Hollywood, Marilyn Monroe e vêm recebendo críticas, inclusive de famosos, pois grande parte da trama apresenta fatos distorcidos.
Para você que gostou, ou não, do filme sobre a atriz, confira algumas outras obras biográficas para assistir!
Filmes internacionais
- ELVIS
-
O filme “Elvis”, lançado em julho de 2022 no Brasil, retrata a história do astro do rock Elvis Presley (Austin Butler) desde o início de sua carreira até seu estrelato. O longa explora a relação conflituosa do cantor com seu enigmático empresário Tom Parker (Tom Hanks) ao longo de mais de 20 anos, tendo como plano de fundo a constante evolução cultural dos Estados Unidos. A cinebiografia acompanha também a trajetória de Elvis ao lado de sua maior fonte de inspiração, Priscilla Presley (Olivia DeJonge). Com direção e roteiro de Baz Luhrmann, o longa conta com uma trilha sonora repleta de clássicos, além da interpretação aclamada de Austin Butler.
Classificação: 14 anos
Onde assistir: HBO Max - BOHEMIAN RHAPSODY
-
O longa “Bohemian Rhapsody”, lançado em novembro de 2018 no Brasil, acompanha a trajetória de Freddie Mercury (Rami Malek), Brian May (Gwilym Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) a frente da célebre banda britânica de rock “Queen”. O filme tem como personagem central o vocalista da banda, Freddie Mercury, mesclando acontecimentos de sua vida pessoal aos momentos mais icônicos da banda, como a criação das músicas e shows. Com direção de Bryan Singer e Dexter Fletcher, a cinebiografia vencedora de diversos prêmios, incluindo quatro Oscars, explora o lado humano de Freddie, destacando sua maneira única de desafiar estereótipos, que o fez se tornar um dos artistas mais admirados do planeta. A trilha sonora do longa é composta por 22 músicas, sendo todas clássicos da banda.
Classificação: 14 anos
Onde assistir: Netflix e Star+ - SPENCER
-
O filme “Spencer”, lançado em janeiro de 2022 no Brasil, retrata a relação conturbada entre a Princesa Diana (Kristen Stewart) e a família real britânica. Ambientado em 1990 durante as celebrações de Natal em Sandringham House, o longa explora o psicológico da figura icônica de Lady Di a partir de seu adoecimento mental e físico por conta dos inúmeros desgastes e polêmicas envolvendo seu casamento com o herdeiro da Coroa, Príncipe Charles (Jack Farthing). Indicada ao Oscar de melhor atriz e vencedora de diversos prêmios, a cinebiografia dirigida por Pablo Larraín e roteirizada por Steven Knight, destaca a vida “de conto de fadas” da família real a partir do ponto de vista de Lady Di, uma das figuras mais amadas e observadas do mundo.
Classificação: 12 anos
Onde assistir: Amazon Prime Video - ROCKETMAN
-
A cinebiografia “Rocketman”, lançada em maio de 2019 no Brasil, acompanha a trajetória do talentoso e tímido pianista britânico Reginald Dwight (Taron Egerton) até sua transformação no ícone da música Elton John. Com direção de Dexter Fletcher e roteiro de Lee Hall, o longa acompanha a história de vida do astro desde a infância, a partir da releitura de suas memoráveis músicas. O filme, que coleciona indicações a prêmios e vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, explora também a relação de Elton com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e seu empresário John Reid (Richard Madden).
Classificação: 16 anos
Onde assistir: Star+
Filmes nacionais
- ELIS
-
Lançado em novembro de 2016, o filme “Elis” segue os passos de Elis Regina Carvalho Costa (Andréia Horta). Cantora desde a infância, Elis decide sair do Rio Grande do Sul e se mudar para o Rio de Janeiro, para assim propagar seu talento por todo o Brasil. Dona de uma voz inconfundível, ela logo alcança o estrelato e a admiração de milhares de fãs, incluindo o produtor e compositor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem viria a se casar. Com direção de Hugo Prata, o longa vencedor de diversos prêmios, retrata os altos e baixos da carreira e da vida pessoal de Elis durante a era da bossa nova. Conta também com a participação de atores como Caco Ciocler, Isabel Wilker, Júlio Andrade, entre outros, além da trilha sonora repleta de suas canções inesquecíveis.
Classificação: 14 anos
Onde assistir: Netflix, Telecine e Star+ - CHICO XAVIER
-
O longa “Chico Xavier”, lançado em abril de 2010, remonta a trajetória do médium brasileiro Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, desde sua infância humilde (Matheus Costa), sua juventude (Ângelo Antônio) até a velhice (Nelson Xavier). Com mais de 400 livros psicografados, Chico Xavier foi um dos mais importantes expoentes do Espiritismo, espalhando a paz e a caridade por onde passava. Com direção de Daniel Filho a partir da adaptação do livro “As Vidas de Chico Xavier” de Marcel Souto Maior, o filme relembra momentos marcantes na vida de Chico, como suas participações no programa de televisão “Pinga-Fogo” e sua aceitação como médium. Independente da crença de cada um, o filme retrata um exemplo de humildade e amor ao próximo.
Classificação: Livre
Onde assistir: Globoplay - TIM MAIA
-
O filme “Tim Maia”, lançado em outubro de 2014, retrata a trajetória musical e pessoal do cantor e compositor ícone da música brasileira, Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia (Robson Nunes e Babu Santana), desde sua infância no Rio de Janeiro até sua morte precoce aos 55 anos. Baseada no livro “Vale Tudo- O Som e a Fúria de Tim Maia”, a cinebiografia acompanha um cantor carismático, que em uma viagem aos Estados Unidos descobre novos estilos musicais, e ao voltar ao Brasil cheio de swing, se torna um dos maiores astros da música popular brasileira (MPB). Com direção de Mauro Lima, o longa retrata também as dificuldades da vida de Tim Maia e conta com a participação de atores como Cauã Reymond, Alinne Moraes, entre outros. A trilha sonora é composta por diversos clássicos do artista.
Classificação: 16 anos
Onde assistir: Netflix e Telecine - MARIGHELLA
-
Lançado em novembro de 2021, o filme “Marighella” acompanha a jornada do político e escritor Carlos Marighella (Seu Jorge) à frente de um grupo de jovens guerrilheiros na luta contra ditadura militar no Brasil. Lutando em meio a censura e a violência, seu principal opositor é o agressivo policial Lúcio (Bruno Gagliasso), que o denomina “inimigo número um do Brasil”. Com direção de Wagner Moura, o longa conta também com a participação de atores como Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, entre outros. Uma história real de resistência e revolução em meios aos horrores do regime ditatorial.
Classificação: 16 anos
Onde assistir: Globoplay
————————————–
O texto acima foi editado por Maria Esther Cortez.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!