Os indícios sobre o lançamento de um novo projeto de Olivia Rodrigo começaram em maio, após a comemoração de dois anos do lançamento do primeiro álbum, SOUR. A artista publicou uma foto de um calendário com o dia 30 de junho marcado com um coração. Data essa que lançou o primeiro single da nova era, chamado “Vampire”.
O anúncio oficial do álbum foi através do Instagram da artista, dia 26 de junho, com capa e data de lançamento para 8 de setembro. Mantendo a estética roxa da capa de SOUR, mas com um tom mais escuro, fazendo contraste com o batom vermelho e os anéis que soletram o nome GUTS.
Segundo a própria Olívia em conversa com Zane Lowe ao Apple Music, ela tinha decidido o nome do álbum na mesma época em que estava desenvolvendo o álbum de estreia. “Eu tinha isso na minha cabeça, de serem quatro letras, em caixa alta, assim como o ‘SOUR’. Eu amei. Eu acho que é uma palavra interessante. As pessoas a usam em tantos contextos interessantes.”
GUTS tem diferentes significados como “coragem” ou pode ser traduzido à uma expressão para dizer que se detesta alguém ou que teve uma intuição/pressentimento sobre algo.
O álbum foi produzido e co-escrito com o já conhecido Daniel Nigro, parceiro de Olivia em SOUR, que também já produziu trabalhos de Carly Rae Jepsen, Finneas e Conan Gray. Tanto a artista quando o produtor falam sobre o processo de trabalhar juntos, como é proveitoso e é comum vê-los juntos em publicações, vídeos e interagindo em comentários nas redes sociais. Em vídeo de divulgação para a música “Vampire”, eles dublaram uma cena de “Crepúsculo” – um dos filmes favoritos da Olivia. O próprio Taylor Lautner comentou no post de anúncio da música.
De acordo com a cantora, o álbum vai conter mais músicas divertidas. Ela explicou que escreveu o disco pensando em uma turnê, então os fãs vão poder gritar as letras. Assim como evidenciou sua inspiração nas músicas dos anos 90, um exemplo é o segundo single promocional “Bad idea right?”, lançado em 11 de agosto, que conta sobre uma recaída com um ex. O clipe passa uma atmosfera dos filmes clássicos do fim da década de 90 e anos 2000, como 10 Coisas que Eu Odeio em Você.
A tracklist oficial, que conta com 12 faixas, foi lançada no começo de agosto através de um vídeo, e a voz de “Driver’s License” disse que uma de suas preferidas é a faixa de inicio “All American Bitch”.
As músicas já lançadas nos mostra que Olivia continua escrevendo sobre suas experiências pessoais, como é visto em “Vampire”. O álbum foi produzido majoritariamente nos seus 19 anos, quando vivia um período de “confusão, erros, constrangimentos e angústia típicos da adolescência” e ela descreve o álbum como uma “cápsula do tempo”.
Então, podemos esperar um álbum que nos leva de volta aos clássicos que mais amamos, com um som punk rock que vai nos fazer querer montar uma banda, mas mantendo as origens com algumas baladas intimistas, uma continuação natural do álbum que a tornou uma estrela.
Olivia disse que criou um álbum que ela gostaria de ouvir, e que traduz os sentimentos que ela teve nos seus 19 anos. Além disso, podemos esperar o anúncio de uma turnê, já que ela vem dando pistas sobre isso em algumas entrevistas – e quem sabe com um show no Brasil? – para podermos realmente gritar “Seein’ you tonight, it’s a bad idea, right?”
————————-
O artigo acima foi editado por Giullyana Aya Lourenço.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!