Muita gente acredita que saber desenhar é um talento natural, mas essa é uma habilidade que pode ser adquirida como qualquer outra. Um dos segredos para aprender a desenhar é praticar todos os dias, ou sempre que possível. Depois de dominar a técnica, um dos grandes questionamentos dos artistas é sobre como encontrar seu estilo próprio, sua marca registrada.
Em 2009 o ilustrador Jake Parker criou um projeto que abrange os dois pontos mencionados acima, a prática e o estilo. O chamado Inktober consiste em um mês inteiro (outubro) de desenhos todos os dias, incentivando a repetição para melhorar a qualidade da arte. Além disso, cada dia do mês vem com um tema de inspiração, dessa forma também ajuda os artistas a saírem de sua zona de conforto e tentarem estilos diferentes.
Nestes 11 anos de funcionamento o movimento cresceu muito nas redes sociais, chamando a atenção de artistas e designers do mundo inteiro. Atualmente, além da lista oficial do @inktober, vários artistas também criam seus próprios temas e hashtags. Abaixo você encontra alguma das listas mais legais!
- @inktober
-
Todo ano o instagram da Inktober posta a lista oficial em setembro. Para participar é só criar sua arte com o tema do dia e postar com a hashtag #inktober2020.
- @madie_arts
-
O perfil @madie_arts criou uma lista de temas inspirados pelo Halloween e todos os seus desenhos ainda vêm acompanhados por um pequeno conto ou poema. As hashtags oficiais são #madieink20 e #songsofhalloween2.
- @emporiofemingos
-
A loja de produtos criativos Empório Femingos também criou a #mingostober2020 com o tema Meu Estranho Mundo.
- @delamorarte
-
A artista Mari Delamora decidiu dividir a lista pela metade e fazer o desafio todo dia ímpar. A hashtag é #drawtoberbydelamorarte.
Se você sempre teve vontade de participar, ainda dá tempo! Essa é uma forma incrível de praticar e melhorar seus desenhos, além de conhecer pessoas novas e divulgar sua arte.
—————————————-
O artigo acima foi editado por Vivian Cerri.
Gosta desse tipo de conteúdo? Verifique uma home page do Campus dela Cásper Líbero para mais!