A atual vice-presidente dos Estados Unidos e candidata do partido democrata, Kamala Harris, pode ser a primeira mulher a comandar a Casa Branca. Harris está propondo restaurar a leveza e o otimismo elusivos à vida americana e intimar o conceito de “liberdade” dos conservadores americanos.
Sua carreira, marcada pela luta por justiça social e direitos civis, vem cada vez mais ganhando visibilidade, assim como sua rivalidade com Donald Trump.
Neste domingo, a política comemora seus 60 anos de idade e como pequena forma de celebração, vamos relembrar sua trajetória?
História
Kamala Devi Harris nasceu dia 20 de outubro de 1964, em Oakland, na Califórnia. Sua mãe, Shyamala Gopalan, era pesquisadora e emigrou da Índia, e seu pai, Donald Harris, um economista nascido na Jamaica. Ela tem uma irmã mais nova, Maya Harris, que também é advogada e parte do mundo político. A mistura de culturas e origens étnicas moldou a identidade de Harris desde cedo, já que seus pais a expunham à cultura afro-americana da comunidade em que viviam, por meio dos protestos do Movimento pelos Direitos Civis, que eram comuns em Berkeley, onde a família morava.
Harris frequentou uma das mais prestigiadas universidades historicamente negras dos EUA, a Howard University, onde se formou em Ciências Políticas e Economia. Logo depois, concluiu sua formação em Direito na Universidade da Califórnia.
Sua carreira política teve início em 1990, como promotora em Alameda, Califórnia. Em 2004, ela foi eleita promotora do Distrito de São Francisco, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar esse cargo. Sua atuação como promotora consistia em promover programas para reduzir a reincidência criminal.
Já em 2011, Harris foi eleita procuradora-geral da Califórnia, sendo a primeira pessoa e mulher negra a ocupar essa posição no estado. Durante todo seu mandato, trabalhou em áreas como reforma do sistema de justiça criminal, proteção aos consumidores e direitos civis. Nessa época, aconteceu um de seus casos mais notáveis: o acordo de 25 bilhões de dólares para ajudar proprietários de imóveis que sofreram com a crise das hipotecas.
Mais tarde, em 2016, Harris foi eleita senadora dos EUA, também pela Califórnia. Ganhou destaque no Senado por suas participações nas investigações de interferência russa nas eleições de 2016. Ela foi uma das maiores vozes em defesa dos direitos dos imigrantes.
vice-presidência
Em 2019, ela tentou a sorte e lançou sua candidatura à presidência dos Estados Unidos para 2020, mas anunciou sua desistência após enfrentar dificuldades em arrecadar recursos. No entanto, Joe Biden a escolheu como sua candidata à vice-presidência. A escolha foi historicamente importante, já que Kamala se tornaria a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a integrar a chapa presidencial de um grande partido político americano. A dupla venceu as eleições e Harris foi empossada como vice-presidente em janeiro de 2021.
Seu trabalho como vice-presidente foi muito bem recebido pelo público. Harris desempenhou um papel importante na promoção das políticas do governo Biden, incluindo esforços para combater a pandemia da COVID-19.
Presidência
Harris anunciou sua candidatura à presidência dos Estados Unidos em julho de 2024, após o presidente Joe Biden retirar sua candidatura devido a preocupações sobre sua idade e saúde. A atual vice-presidente rapidamente recebeu o apoio necessário de delegados para se tornar a candidata oficial do Partido Democrata.
Segundo a CNN, uma nova média de pesquisas eleitorais foi feita, a qual nos mostra que os americanos ainda permanecem indecisos. Não é possível estabelecer um líder na corrida presidencial, porém aproximadamente 51% dos eleitores estão apoiando Kamala Harris e 48% o ex-presidente Donald Trump, segundo pesquisas.Taylor Swift, Charlie XCX, Beyoncé, George Clooney, Olivia Rodrigo, Mark Ruffalo, Barbra Streisand são algumas das celebridades no grupo de apoiadores da candidata, entre outras.
————–
O texto acima foi editado por Olivia Nogueira.
Gostou do conteúdo? Veja Her Campus Cásper Líbero para mais!