No mês passado, o carioca João Fonseca, de 17 anos, alcançou o número 1 do ranking mundial de tênis, derrotando o americano Learner Tien e levando o título do US Open Juvenil para casa. As conquistas da categoria juvenil já não são mais promessas e, sim, uma realidade. Agora, os próximos passos de João – atual 650º do mundo – são rumo ao circuito profissional de tênis. Conheça mais sobre o jovem que promete trazer muita felicidade para os fãs das bolinhas verdes.
trajetória profissional
A carreira juvenil de Fonseca se encerrou com a conquista de seu primeiro Grand Slam, o US Open Juvenil. Entretanto, para chegar até lá, foram necessários anos de dedicação, que começaram há muito tempo, quando ele tinha apenas cinco anos.
Fã de esportes desde cedo, o adolescente já praticou surfe, judô, futebol, skate, kitesurf, beach tênis e vôlei, mas se dedica integralmente ao tênis desde os oito anos.
João já havia chamado muita atenção dos fãs de tênis no ano passado, quando a equipe brasileira derrotou os estadunidenses e conquistou o título inédito da Copa Davis Júnior, na Turquia, principal torneio juvenil do mundo.
Uma de suas melhores conquistas, ainda no início deste ano, foi o vice-campeonato de duplas no Australian Open Juvenil. O brasileiro e o belga Alexander Blockx foram derrotados pela dupla americana composta por Learner Tien – de quem João ganhou o US Open no último mês – e Cooper Williams.
Um mês depois, Fonseca fez sua estreia no ATP 500 aos 16 anos, disputando o Rio Open na chave principal, mas acabou perdendo para o eslovaco Alex Molcan ainda na primeira rodada.
curiosidades
Flamenguista, não dispensa um açaí no café da manhã e surfa nas horas vagas, João é um carioca nato.
O tenista já disse em entrevistas que se inspira na ídola brasileira Bia Haddad.
“Me inspirei na Bia Haddad, porque ela joga com o coração” – disse João, ainda muito emocionado na cerimônia de premiação do US Open.
O garoto de 17 anos, que gosta de jogar cartas com o avô quando está em casa, também é um dos poucos atletas patrocinados pela marca On, do lendário ex-tenista Roger Federer.
Com grandes conquistas tendo tão pouca idade, João Fonseca já fez história no tênis brasileiro e possui uma carreira promissora pela frente, podendo trazer muitos motivos para os fãs celebrarem dentro e fora das quadras.
———————————————————–
O artigo acima foi editado por Júlia Salvi.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Casper Libero para mais!