O Orkut foi uma das redes sociais que mais inovou a era digital. A rede pioneira foi colocada no ar em 2004 e, ao longo de seus 10 anos de existência, chegou a conquistar aproximadamente 300 milhões de usuários em todo o mundo. No final de abril deste ano, o empreendedor Elon Musk anunciou a compra da rede social Twitter, o que desencadeou uma série de reações, entre elas o pedido de retorno do Orkut. Vale ressaltar que Musk voltou atrás na sua decisão e postou na rede do passarinho azul a seguinte declaração: “O negócio pelo Twitter está temporariamente suspenso até termos mais detalhes”.
Sem perder tempo, o fundador do Orkut, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten reativou o site oficial da rede na quarta-feira, dia 27, da mesma semana em que foi anunciada a compra do Twitter. Após ativação do sistema, ele ainda deixou um recado cheio de expectativa para uma novidade que está por vir:
“Eu sou otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”
Orkut Buyukkokten
O pedido do retorno da rede social é muito motivado devido aos seus momentos nostálgicos: as diversas comunidades, as festas por tópicos, buddy poke, jogos, “sorte do dia’, reputação, eram grandes marcas da rede. Analisando os comentários na internet sobre o retorno do Orkut, disparadamente, as comunidades são as mais comentadas. A ferramenta servia como uma maneira de reunir pessoas com interesses em comum, era uma maneira de analisar os gostos alheios e talvez encontrar sua “alma gêmea”, dentre as comunidades mais pedidas com o retorno está: “Sou legal, ñ tô te dando mole”, “Eu odeio acordar cedo”, “Mulher não se pega, conquista!”, “Eu adoro bolo de banana”, os jogos não ficam muito atrás das comunidades e estão sendo muito requisitados.
O retorno do Orkut altera a órbita das redes sociais, não só por ser uma das pioneiras, bem como por reunir diversas ferramentas que atualmente estão divididas entre as plataformas existentes, por ter sido o ponto inicial de alguns dos atuais digitais influencers, e o seu retorno está movimentando comentários como: “Se o Orkut voltar eu paro de usar a rede x”. Mas até confirmado o retorno, vamos relembrar alguns itens que deixaram saudade:
Comunidades
As comunidades eram uma espécie de fóruns, nos quais as pessoas entravam para debater um determinado assunto, colocando suas opiniões e às vezes só para homenagear amigos, como “ Eu gosto e curto…”. Essa ferramenta foi um extremo sucesso.
Buddy Poke
Os Buddy Poke eram um modelo de avatar virtual que você criava dentro da rede e este podia realizar diversas ações, como interagir com os seus amigos, como sorrir, dançar e até realizar uma declaração amorosa. O sucesso foi tanto que eles chegaram a ganhar um app próprio.
Colheita feliz
Uma ferramenta que também foi muito utilizada e que as pessoas ficavam horas era o jogo “A colheita feliz’, nele os usuários deveriam cuidar da sua própria plantação e dessa maneira ganhar “moedinhas” dentro do jogo, mas o sucesso foi tanto que às vezes o jogo chegava a “cair” de tantos usuários ao mesmo tempo.
depoimentos
O aviso que mexia com os corações dos usuários era dos depoimentos. Dentro da plataforma as pessoas poderiam prestar espécies de “homenagens” , contando momentos marcantes, realizando elogios, entre outros, porém, esses depoimentos ficavam em segredo até serem aprovados pelo usuário, o que fazia com que muitos se jogassem nas declarações devido à “privacidade”.
“Quem visitou seu perfil?”
Um dos maiores medos daqueles que utilizam redes sociais é serem descobertos durante seus momentos de “stalker”. O Orkut disponibilizava os dados que indicavam o número de visitas que seu perfil recebia e até mesmo o link daqueles que estavam te “espionando” o que gerou uma confusão até que se descobriu a maneira como desativar essa ferramenta.
A reputação
A reputação era o nosso “queridômetro” do Orkut. A fim de manter uma boa imagem, as pessoas respondiam alguns requisitos como “legal” ( representado por um emoji de gelo, fazendo referÊncia a expressão cool), “confiável” (um emoji sorrindo), “sexy” (um coração) e você ainda poderia tornar-se fã e adicionar estrelas no perfil de seus ídolos da plataforma.
E aí, está ansioso para este retorno? Conta pra gente qual item te deu mais saudade!
————————————————————-
O texto acima foi editado por Larissa Cassano.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!